segunda-feira, 21 de julho de 2014

Flu sofre, mas vence o Santos e volta ao G-4

Em jogo valido pela 11ª rodada, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, no interior do RJ, Fluminense e Santos duelaram em busca de três pontos e uma vaga no G4, que terminou com um placar favorável ao time carioca, que venceu e está em 3º colocado na tabela de classificação. O confronto teve boas teorias táticas para serem analisadas pelos comandados de Cristovão Borges e de Oswaldo de Oliveira.

O duelo começou muito movimentado e muito disputado. Até os 15’ da primeira etapa, tivemos um Santos criando mais, com mais movimentação, com mais rapidez e mais objetividade, buscando mais gol. O Santos se organizava no 4-3-3, com blocos médios/altos com Arouca e Alison na contenção da zaga santista e Lucas Lima armando as jogadas ofensivas paulista. Enquanto isso, o Flu se organizava no 4-2-3-1, com blocos médios/baixos, com muita dificuldade na saída de bola (transição DEF/ATA), tocando muito a bola no campo de defesa, faltando penetração no campo de ataque, faltava um jogador para dar mais flexibilidade na ligação defesa/ataque ou saída de bola tricolor.


Após os 15’ da etapa inicial, o jogo mudou. O Santos diminuiu o ritmo e deu espaços ao Flu. Com os espaços, o Flu conseguiu começar a sair jogando melhor, criando mais, mandando mais no jogo, com mais ofensividade, tendo mais jogadas ofensivas. Já o Santos se defendia mais e saia nos contra-ataques.


Na etapa final, o Flu mudou. Tirou Walter e colocou o jovem Samuel, para dar mais velocidade e movimentação no ataque tricolor. O Flu continuou como na segunda parte do primeiro tempo, mandando no jogo, criando mais, com mais posse de bola, com mais espaços para criar as jogadas de ataque. Já o Santos mantinha sua proposta de jogo: se defender e contra-atacar e ocupar os espaços deixados pelo time carioca. Com velocidade e rápida transição, os contra-ataques santistas fluíam de meio para pouco, em quantidade, com Rildo, Geuvânio e Gabriel, que armava e criava as jogadas ofensivas no segundo tempo.

Em um chute da entrada da grande área, Conca arriscou e abriu o placar em um belo gol para a equipe carioca. Após o gol, o Santos se lançou e buscou o gol a todo custo, criando as jogadas pelos lados, principalmente pelo lado esquerdo com Mena. 


Por Daniel Barud (@BarudDaniel)