terça-feira, 12 de maio de 2015

Guia tático do Brasileirão 2015: Fluminense

O ano de 2015 começou mal para o Fluminense. A equipe das Laranjeiras perdeu grande parte de seus recursos para contratações, com a saída da patrocinadora máster, a Unimed. Com a 5ª colocação no último Campeonato Brasileiro, a equipe carioca disputará a fase final da Copa do Brasil, junto com as equipes da Libertadores.

Sem a principal fonte de pagamento, a folha salarial caiu e, com isso, o elenco precisou ser enxugado, reduzido. Dario Conca, com proposta da China, foi a principal perda. Rafael Sóbis foi para o México, Valencia e Chiquinho foram para o Santos, Felipe Garcia e Fabrício estão sem time. Diguinho fechou com o Vasco e Bruno e Carlinhos foram para o São Paulo. Foram emprestados: Cícero (Al-Gharafa), Marcos Júnior e Igor Julião (ABC), Fernando (Macaé), Matheus Carvalho (Mônaco-FRA), Samuel (Sport), Elivélton (Náutico). O último a sair da equipe foi o atacante Walter, que fechou com o Atlético-PR e se desvinculou do Flu.

Para não ter muitas despesas com salários altos, o Flu optou por atletas modestos, sem muita pompa. Marlone, ex-Vasco e Cruzeiro, é o mais conhecido. Algumas apostas também vieram: os zagueiros Victor Oliveira (Atlético-GO) e João Filipe (Avaí), os laterais Giovanni (Criciúma) e Guilherme Santos (Bahia), o meia Vinícius (Náutico) e o atacante Lucas Gomes, de velocidade, que faltou ao Flu ano passado, que jogou a temporada passada pelo Icasa.


A pré-temporada foi comandada pelo técnico Cristovão Borges que iniciou com perspectiva de levar a equipe a Libertadores, já que no ano passado, bateu na trave. O Flu disputou dois amistosos no EUA, perdendo ambas partidas para o Bayer Leverkusen (3 a 0) e Colônia (3 a 2). Diante dos alemães, voltando de férias, o Flu não conseguiu manter o bom futebol.




Veio o Campeonato Carioca. Promessa de título. O início com 04 vitórias, liderança e artilharia de Fred, empolgaram a torcida. Mas só o início empolgou. Em seguida, duas derrotas para Volta Redonda e Vasco, no primeiro clássico do ano. Cristovão balançou. Mais três vitórias suadas diante de Resende, Botafogo (melhor partida do ano) e Bonsucesso. Ainda na corda bamba, o Flu perdeu mais uma: Macaé, no Moacyrzão. Diante do Tigres, no Maracanã, empate em 1 a 1. Cristovão demitido.



O bom futebol tricolor que encantou no ano passado, liderando o Campeonato Brasileiro, Cristovão não conseguiu armar para a temporada seguinte, principalmente pelas peças perdidas.

A diretoria decidiu fechar com Ricardo Drubscky, ex- Vitória. Novo, atualizado, com idéias parecidas com a de Cristovão. Ele chegou e venceu duas: Cabofriense (3 a 0) e Barra Mansa (4 a 2). A primeira derrota foi para o rival Flamengo: 3 a 0 impiedoso, com boa atuação de Alecssandro e falhas graves de Cavalieri. Com a derrota, foi para a ultima rodada precisando vencer o Madureira, para se classificar para a semifinal.  Na derradeira rodada, vitória suada no fim 2 a 1, com gol contra.
A semifinal veio e a desclassificação também. Vitória suada no primeiro jogo por 2 a 1 e, na segunda partida, derrota nos pênaltis por 9 a 8, após repetição do placar no tempo normal. Cavalieri isolou a última cobrança.



A expectativa para o Campeonato Brasileiro é manter-se no meio da tabela. Com um elenco bom no papel, porém sem peças de reposição, não tem muitas perspectivas.

                                                                                       

                                                                                    Por: Daniel Barud (Twitter: @BarudDaniel)