quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Barcelona goleia o Espanyol no Camp Nou pela Copa do Rey


Na estréia de Arda Turan, o Barcelona enfrentou o Espanyol pela Copa do Rey. O Barça foi a campo no tradicional 4-3-3, com o meia turco entre os titulares, depois de ter ficado todo início da temporada 15/16 sem atuar, devido a punição da FIFA, imposta ao Barça.

O Barça começou intenso, marcando em cima, com posse de bola, pressionando no campo do Espanyol. Mas quem aprontou mesmo foram os visitantes. Organizado no típico 4-4-2 em linhas, o Espanyol foi a Catalunha disposto a aprontar. Tanto que aos aos 9’min, em rápido contra-ataque, os Blanquiblaus abriram o placar, com o equatoriano Felipe Caicedo, após belo passe de Marco Ascenio.

Flagrante da reprise do contra-ataque veloz do Espanyol. Piqué e Mascherano no mano a mano. Recomposição defensiva barcelonista falhou.

O Barcelona não se apavorou. Continuou intenso no campo de ataque, dominando as ações e, logo em seguida, empatou com Messi, aos 12’min, após troca de passes na entrada da grande área do Espanyol. Suárez tocou para Neymar, que deixou para Iniesta achar a infiltração de Messi. Barça 1 a 1.
Disciplinado e aplicado taticamente, os visitantes ocupavam bem os espaços e tentavam não dar espaços para penetração/infiltração catalã pela faixa central do campo, o que seria fatal. Transição ofensiva rápida era a arma da equipe visitante, que não abdicava de atacar, apesar de cometer bastante faltas (11 a 7 para os visitantes).
Flagrante do 4-3-3 na fase defensiva, com linhas próximas, compactas, fechando bem os espaços. Espanyol atacando com 6 jogadores.
Mais um flagrante da marcação alta blaugrana, pressionando a saída de bola adversária, induzindo ao erro.

O tridente ofensivo era bastante acionado, principalmente Neymar, com suas entradas em diagonal, fazendo o facão. Pelo lado dos Periquitos da Catalunha, as ações ofensivas viasavam o flanco direito de ataque, aproveitando os espaços deixados por Jordi Alba. Neymar distribuia dibles e sofria faltas e pontapés. Entretanto, o juiz deixava o jogo seguir.

O Barça comandava o jogo, controlando com a posse, mas não conseguia furar o bloqueio visitante. No final da primeira etapa, um bate boca na área do Espanyol, após escanteio barcelonista, Arda Turan deixou o pé no goleiro Pau López, mas quem arrumou confusão foi Luiz Suárez. Amarelo para o atacante uruguaio e para o goleiro do Espanyol.

No intervalo, substituição no Espanyol: Marco Ascenio saiu e entrou Salva Sevilla. Barça controlando a etapa final. Como de costume. Piqué amplia o placar aos 48. Iniesta, mais uma vez com uma visão de jogo extraordinária, achou Messi em profundidade, indo a linha de fundo, que só teve que cruzar para o zagueiro completar para o fundo do gol.

O Barça controlava o jogo, com o domínio amplo da posse de bola e criava as oportunidades da partida. Com muitas ações pelo flanco esquerdo, com muita participação de Iniesta, Neymar e Messi. Suárez estava meio apagado.

Aos 67’min, Rakitic entrou e o estreante Arda Turan saiu. Aleix Vidal também estreiou. Daniel Alves saiu para ele entrar. Aos 72’min, Hernán Perez foi expulso, após entrada maldosa em Jordi Alba. Aos 74’min, outra expulsão pelo lado dos visitantes. Diop recebeu o segundo amarelo após discussão com Suárez. Desnecessária.


O Barça se manteve em cima, tentando ampliar o placar. Suárez perdeu chance clara. O Espanyol naõ teve chances na etapa final. Quando tinha a bola, a marcação era firme. Aos 87’min, Neymar fez o quarto e fechou o caixão. Alba pressionou, Neymar recuperou, tocou para Messi que lançou para o camisa 11 catalão que bateu firme na saída do goleiro.

O jogo de volta está marcado para o dia 13 de Janeiro, na casa do Espanyol, no Power Stadium.


*Por Daniel Barud(@BarudDaniel)

Nenhum comentário: