domingo, 29 de junho de 2014

Colômbia 2 x 0 Uruguai - James Rodriguez escreve uma página imortal do futebol colombiano

O abraço final entre José Perkerman e James Rodriguez estará imortalizado nas páginas memoráveis  do futebol colombiano. Com a lesão de Radamel Falcao, o treinador argentino decidiu adiantar James Rodriguez para ser o meia centralizado. Eis que, novamente, o craque do Mônaco não se fez de rogado, vivendo seu dia de glória no Maracanã. Para o confronto contra os uruguaios, Pekerman mudou o sistema do time. Saia o 4-2-3-1 para o ingresso do 4-4-2 com James Rodriguez e Juan Guillermo Cuadraro aberto pelos flancos. Jackson Martinez, ganhou a posição de titular, ficando como companheiro de Teófilo Gutierrez no comando do ataque.


Sem Suarez, El Maestro Oscar Tabarez revolveu armar a celeste no 5-3-1-1. Gimenez, Godín e Martin Cáceres formaram a trinca de zagueiros, auxiliados pelos alas Maxi Pereira e Alvaro Pereira, que ficam presos a linha de defensores marcando Cuadrado e James Rodriguez. O meio campo esvaziado fez com que a Colômbia, passo a passo, ditasse o ritmo da peleja. Arevalo Rios era o único volante, com Alvaro Gonzalez e Cebolla Rodriguez saindo pelos lados para tentar cobrir as constates subidas de Zuñiga e Armero.






O Golaço de James traduzia a superioridade cafeteira, que se estenderia na segunda etapa com Juan Guillermo Cuadrado impetuoso, levando senpre perigo a meta de Muslera. O segundo gol surge de uma linda jogada coletiva, culminada por James Rodriguez. Só então, Tabarez decidiu desfazer a linha de 5 defensores com as estrada de Stuani e Gaston Ramirez nos lugares de Alvaro Pereira e Forlán. A celeste renasceu no 4-3-1-2. Foi então que apareceu Ospina para algumas importantes intervenções. Pekerman fechou o time com as entradas Guarin e Mejia no meio de campo. A seleção cafeteira se fechou nos minutos finais com duas linhas de 4 postadas em seu campo. Vitória categórica para enfrenter o Brasil em condições de igualdade no confronto.





Por Felipe Bigliazzi (@felipebigliazzi)