domingo, 11 de janeiro de 2015

Chelsea vence a décima em casa e se isola na liderança da Premier League

Chelsea e Newcastle distribuídos no 4-2-3-1
Em jogo válido pela 21ª Rodada da Premier League, o Chelsea recebeu o Newcastle no Stamford Bridge. O confronto reuniu os comandados de José Mourinho e John Carver. O Chelsea estava invicto em casa, com 9 vitórias em 9 jogos enquanto o Newcastle vinha com inúmeros desfalques. Com os gols de Oscar e Diego Costa, os Blues venceram e abriram vantagem na liderança do Inglês
 
O jogo começou aberto, movimentado, com as duas equipes propondo e criando as jogadas. O Chelsea se organizava no 4-2-3-1. Oscar pelo centro, Willian pela direita e Hazard pela esquerda formavam a linha de três meias. Diego Costa, artilheiro da Premier League, era a referência no ataque, saindo da área, buscando o jogo, fazendo o pivô, abrindo espaços e puxando os zagueiros p/ fora da área. Os meias dos Blues se movimentavam bastante. Matic e Fábregas era responsáveis pela contenção da zaga e distribuição das jogadas, respectivamente. Azpilicueta e Ivanovic apesar de serem mais defensivos, apoiavam com pouca regularidade, alternadamente.

Já a equipe do Newcastle veio distribuído no 4-2-3-1 com a bola, se defendia bem, marcava firme, negava os espaços, em blocos médios/baixo, com estreitamento. Porém, sem a bola, a equipe comandada por John Carver, se organizava no 4-1-4-1. Vurnon Anitta que, no 4-2-3-1, se juntava a Jack Couback na saída de jogo, no 4-1-4-1, era o responsável pela contenção da zaga, ficando a frente da mesma. Jack Couback, se juntava aos três meias a frente. A linha de três meias do Newcastle era formada por Cabella pela direita, Gouffran pela esquerda e Sissoko pelo centro. Ayoze Pérez se movimentava bastante na frente, como “falso 9”. Jammat apoiava e marcava bastante, enquanto Paul Dummett apoiava menos.

A equipe visitante marcava bem e fez um excelente primeiro tempo, criando mais chances (3 a 1 em finalizações ao alvo na primeira etapa). Apesar disso, o Chelsea foi eficiente e rápido. Em uma rápida cobrança de escanteio, Willian cobrou rasteiro para Ivanovic que rolou para o meio da área e Oscar empurrou para o gol, abrindo o placar.
Ainda no primeiro tempo, Filipe Luis entrou no lugar de Azpilicueta, machucado.

Na segunda etapa, as equipes voltaram sem nenhuma modificação. Taticamente da mesma forma como começaram a partida. O Chelsea com mais intensidade, marcando mais, no 4-2-3-1, enquanto o Newcastle tentava sair rápido para os contra-ataques. O Chelsea marcava mais, tentando ampliar o placar. Após passe de Oscar, Diego Costa ampliou. O Chelsea criava mais, com muita movimentação, criatividade. Enquanto isso, o Newcastle tentava sair, sem sucesso. A equipe comandada por Mourinho adiantou suas linhas e pressionou a saída de bola do Newcastle. Oscar saiu e Ramires entrou. Com o placar definido, Mourinho tirou Oscar e colocou Ramires para gastar o tempo.


O Chelsea foi mais eficiente. Venceu a décima partida em casa e continua na liderança da Premier League, agora isolado. 

                                                                                                   Por Daniel Barud (@BarudDaniel)