terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Alianza Lima e Huracán abrem a Libertadores de 2015 em confronto inusitado

A Libertadores de 2015 começa nesta terça com um confronto histórico e inusitado. O Huracán, historicamente conhecido como "el sexto grande" em Buenos Aires, volta para a principal competição continental após 41 anos de hiato. El Globo de Parque Patricios encara o Alianza Lima como visitante, às 22h15(horário de Brasília) no estádio Alejandro Villanueva, popularmente conhecido como Matute. A torcida mais popular do Peru foi punida pela COMENBOL e não poderá comparecer ao jogo de ida, graças aos incidentes da Comando Sur - barrabrava aliancista - contra o elenco do Barcelona de Guayaquil, em confronto válido pela segunda fase da Copa Sulamericana do ano passado. O episódio rendeu 150 mil doláres de multa e 3 jogos internacionais com portões fechados. 

HURACÁN



El Globo volta a Libertadores - que não disputava desde 1974 -  após vencer a Copa Argentina inesperadamente contra o Rosario Central.  Correndo sérios riscos de não conseguir um das 10 vagas na primeira divisão  e com a flamante demissão de Frank Kudelka, o Huracán encontrou o caminho sob o comando de seu auxiliar técnico. Nestor Apuzzo, que foi combatente na Guerra das Malvinas, agarrou as rédeas do Huracán levando o conjunto Quemero ao título, assim como ao acesso para a elite argentina ao vencer o desempate contra o Atlético Tucumán. "Huracán não tem tanta experiência, tampouco individualidades destacadas. Talvez se fortaleça com o amor próprio transmitido por seu treinador, Nestor Apuzzo" afirma o jornalista Juan Pablo Méndez do Diário Olé da Argentina.

O Huracán perdeu peças importantes para o confronto, principalmente o talento do jovem  Gonzalo "Pity" Martinez, que é a mais nova contratação do River Plate. O veterano lateral esquerdo Carlos "Chiche" Arano, criado no Racing e um dos remanescentes da equipe vice campeã nacional de 2009, ficará de fora por lesão; em seu lugar, jogará Luciano Balbi, outra experimentada peça com passagem marcante pelo Lanús. Outro desfalque é o zagueiro Rodrigo Erramuspe, que partiu rumo a LDU de Quito. A zaga será formada por Santiago Echeverria e Eduardo Dominguez. 

O meio de campo tem nos pés de Patricio "Pato" Toranzo a grande fonte de criatividade. Toranzo, assim como Dominguez e Arano, fizeram parte da última grande equipe do Huracán. Comandada por Angel Cappa, o conjunto de Parque Patricios quase conquistou o título do Clausura 2009, perdendo a taça nos minutos finais contra o Velez Sarsfield em uma decisão mais do que polêmica no José Amalfitani.  Aquele Huracán, graças ao futebol vistoso de Defederico, Bolatti e Pastore, ficou lembrada como campeão moral de dito torneio,  com o elenco batizado sob a alcunha de "Los Angeles de Cappa". 

Para proteger o "enganche" Patricio Toranzo, Apuzzo aposta pela forte marcação de seu trio de volantes: Federico Vismara, Lucas Villarruel e Romero Gamarra, configurando um 4-3-1-2, esquema tão em voga na Argentina. No ataque, el Globo não terá Cristian Espinoza que defende a seleção argentina no Sulamericano sub-20 do Uruguai. Assim, a dupla de ataque será formada por Agustín Torassa e Ramon Ábila.

ALIANZA LIMA



O quadro mais popular do Peru volta a Libertadores como campeão da Copa Inca - torneio disputado no primeiro semestre de 2014. No segundo semestre esteve a um passo de decidir o título nacional - que não vence desde 2006 - perdendo a vaga na decisão em um dramático desempate contra o Sporting Cristal. O uruguaio Gustavo Sanguinetti, de passagem marcante como jogador do Gimnasia La Plata, trouxe a mentalidade de muita garra charrua, organização tática e disciplina. Postado reativamente no 4-4-1-1, o conjunto íntimo aposta pela compactação em seu campo, explorando na velocidade de Cristian Cueva, Gabriel Costa e Willyan Mimbela, além da presença de área do armênio Mauro Guevgeozian. 

A defesa menos vazada do Torneio Descentralizado do Peru com 26 gols sofridos, é a grande arma do Alianza Lima: " O goleiro é o veterano George Forsyth - figura envolvida na política da localidade de La Victoria, onde trabalha como intende interino. A defesa conta com Roberto Guisazola e Luis Trujillo como laterais, ao passo que Miguel Araujo formará a dupla de zaga com o paraguaio Marcos Miers,  encarregado de substituir Walter Ibañez, o mais novo contratado da Universidad Católica de Chile" disse o jornalista Ricardo Fernandez da Tv Peru. Os destaques individuais ficam por conta dos meias uruguaios, já que o Alianza  possuí o temperamento do volante Pablo Míguel, além da rapidez e inteligência do hábil Gabriel Costa. Julio Landauri e Victor Cedrón também são boas opções de velocidade para a linha de armadores do elenco Blanquiazul.


O jogo de volta ocorre na terça feira, dia 10 de Fevereiro, em Buenos Aires, no estádio Tomás Adolfo Ducó, que é popularmente conhecido como El Palacio Ducó. O Vencedor do duelo entra no grupo 3, ao lado de Cruzeiro, Universitário Sucre da Bolívia e Mineros da Venezuela.