domingo, 12 de janeiro de 2014

As primeiras impressões do "novo" Ceará

 
O primeiro jogo do Ceará em 2014 foi contra o Barbalha, pela Taça dos Campeões Cearenses. O Vovô deu um passeio dentro das quatro linhas, com execução quase-perfeita no aspecto estratégico e venceu com facilidade por 2 a 0. Apesar de ter enfrentado um adversário tecnicamente inferior, que marcava variando entre bloco médio e baixo, com quase todo o time atrás da linha da bola, por diversas vezes e que deixava espaços a serem explorados entre suas linhas, o Ceará mostrou claramente que chega forte para essae ínicio temporada, sendo o grande favorito ao título cearense e candidato a ir longe na Copa do Nordeste. 

O esquema de jogo é o 4-3-3 com triângulo de base alta no meio-campo e geralmente conta com sete jogadores lutando mais ativamente pela recuperação da posse de bola em fase defensiva e outros três já com preocupações ofensivas. Isso porque o trio de ataque formado por Assisinho, Bill e Magno Alves fica livre de grandes esforços. O time alvi-negro se caracteriza pela pontualidade na subida para exercer pressão dentro do campo adversário, de modo a evitar a boa circulação de bola pelo sistema defensivo do oponente e tentar obrigar a ligação direta para o ataque, através dos zagueiros ou até mesmo do goleiro. Nesses casos, as linhas avançam bastante e a linha de defesa pode chegar a se aproximar do grande círculo central. 

Quando o adversário ataca por um dos lados, o "carrillero" do setor sai pro 1º combate, o primeiro-volante também flutua para o lado da bola e o "carrillero" do lado oposto fecha mais pelo meio. O lateral do lado da jogada fica atento para dar o combate em proximidades da linha lateral e o do lado oposto fecha no miolo de zaga. 

Na saída de bola alvi-negra, o volante João Marcos se aproxima e forma uma linha de passe central. Quando o adversário cerca o João Marcos, os zagueiros tocam a bola pacientemente, olham pra frente e buscam o espaço para tentar uma opção de passe mais à frente. Quando João Marcos recebe pra organizar o primeiro passe, é comum que um dos "carrilleros" recue para auxiliá-lo nas fases iniciais de construção de jogadas, porém, quando suas linha de passes estão marcadas, geralmente recua para os zagueiros ou tentar abrir o jogo com os laterais. 

Ofensivamente, o Ceará se caracteriza por intensidade, movimentação, inteligência para a ocupação dos espaços do campo e união de posse de bola com objetividade. No ataque, é comum a centralização e busca de jogadas pelo meio por parte dos ponteiros, enquanto que Bill quase sempre aparece entre os zagueiros adversários para cabecear ou escorar cruzamentos. Busca-se constantes aproximações em proximidades da grande área, com tabelinhas ou até triangulações, contando com a chegada dos "carrilleros"(principalmente Rogerinho) para isso. Os laterais também apoiam constantemente pelos lados, inclusive com algumas incursões por dentro.