sábado, 25 de janeiro de 2014

ESPECIAL HOLANDA 1974: A ARTE DE UM CARROSSEL

Primeiramente, antes de começar essa linda série, venho explicar o que se passará nela. Em alguns (muitos) posts, escreverei sobre essa grande equipe que revolucionou o futebol, analisarei padrões de comportamento da equipe e desmistificarei alguns mitos que pessoas que tentam fazer a análise tática desse time criam em torno dele. Demandou um estudo intenso e prazeroso de 1 semana e meia vendo todas as partidas da seleção na Copa de 1974, mas tenho certeza que o trabalho não será em vão e que se produzirá bom material. Começarei sem falar de tática, mas com um pouquinho de história nesse primeiro de inúmeros posts que farei sobre o Carrossel Holandês, já que para se entender todo o contexto, devemos ver de onde ele surgiu, contando como tudo começou. Desfrutem!

PARTE 1: Como tudo surgiu?


Jack Reynolds - Fonte: Wikipedia


 1945. O inglês Jack Reynolds, considerado pai do futebol holandês, voltava para a sua terceira passagem no time da capital Ajax. Multi-campeão na equipe nas outras passagens, voltava para tentar resgatar o caminho dos títulos, estes que há um tempo o time não conquistava. Na sua bagagem, trazia um conceito de jogo diferente, ainda não visto no mundo, e que estava em seu estágio embrionário. Baseava-se num estilo de futebol ofensivo, intenso e que valorizava a troca de passes.

Com o objetivo de facilitar a incorporação dos jovens que subiam das categorias de base, Reynolds pediu a direção do clube que todos os outros times jovens jogassem com a mesma filosofia citada acima que ele trouxe e que, nas outras passagens, havia se desenvolvido no time principal. Mal saberia ele que seria um desses pupilos que fariam sua ideia tomar corpo e fazer história no futebol mundial.
             
Datava-se de 9 de junho de 1946, e o time do Ajax tinha um jogo contra o ADO Den Haag pela Eredivisie. O artilheiro do time, Han Lambregt havia se lesionado e o técnico precisaria promover a estreia de um jovem promissor, chamado Rinus Michels. Um atacante de muita força, forte no cabeceio e que era muito elogiado pela sua vontade de trabalhar em prol do time. O Ajax venceu o jogo por 8 a 3, e o jovem centroavante fez 5 gols. Nascia um fenômeno?

Michels de braços levantados comemorando gol pelo Ajax. Fonte: Imortais do Futebol


 Não. Dotado de pouca técnica, Michels não estourou no futebol. Apesar da boa média de gols, fez 122 gols em 264 jogos, foi prejudicado por um então amador futebol holandês e não ganhou projeção internacional. Na seleção, atuou em míseros 5 jogos, sem marcar gols. Aposentou-se em 1958, com 30 anos, tendo uma carreira curta encerrada devido a uma lesão nas costas que viria incomodá-lo o resto das suas vidas. Começava ali a carreira do futuro melhor técnico do século, como a FIFA o premiou em 1999.

Nesses 5 anos que antecederam a sua estreia como treinador do Ajax, Rinus treinou times de pouca expressão na Holanda, onde ganhou torneios regionais com o JOS (1960-1964) e o AFC (1964-1965). Enquanto isso, o Ajax, após o título na temporada 59-60 com Vic Buckingham, não conseguia se estabilizar com um chefe no comando e ficou na seca durante esse tempo. 

 A beira do rebaixamento na temporada 1965-1966, Buckingham foi demitido e a direção resolveu apostar no ex-jogador para tentar reerguer o time do rebaixamento. No próximo post, escreverei sobre essa passagem histórica de Rinus Michels no Ajax e como aos poucos ele foi implantando essa filosofia que futuramente viria a ser apelidada "Futebol Total". Abraços!

Por Gabriel Daiha

Fonte:

http://www.theguardian.com/football/blog/2013/may/22/great-european-cup-teams-ajax
http://en.wikipedia.org/wiki/AFC_Ajax
http://en.wikipedia.org/wiki/Rinus_Michels