sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Especial Atlético Parananense 2013 - Parte 5: Fim da Era Vagner Mancini e início de 2014


Com o sistema defensivo se aprimorando a cada partida e o sistema ofensivo criando um grande volume de jogo, o Atlético-PR de Vagner Mancini terminou o Campeonato Brasileiro em terceiro lugar e foi vice campeão da Copa do Brasil. Estes feitos podem não parecer tão expressivos, mas considerando que o clube não ia para Libertadores desde 2005 e de que o clube jamais havia chegado na final da copa nacional, eles foram muito bons. Porém mesmo com estas grandes conquistas, Vagner Mancini não teve o seu contrato renovado para 2014 e deixou o Furacão. Para o seu lugar chegou o espanhol Miguel Ángel Portugal.

Este técnico já dirigiu o Real Madrid B, o Racing Santander e o Bolívar. Nestes clubes, Portugal só conseguiu conquistar o Apertura de 13/14 no clube boliviano. Entretanto além de já ter sido técnico, o espanhol já foi diretor esportivo e secretário esportivo, e atualmente é escritor e dono de um site, o miguelangelportugal.com .

Neste site, além de mostrar os feitos deste profissional, há evidências de como Miguel Ángel Portugal pensa o futebol. Em sua página pessoal, há tipos de treino, de exercícios, os aspectos que ele considera importante para a montagem da equipe e o seu conhecimento histórico do futebol. Embora tenha tanto informação, o espanhol deixa transparecer alguns aspectos de jogo que ele aprecia.

Entre estes aspectos está a preferência por dois esquemas táticos: o 4-4-2 em linha e o 4-3-3 com base alta. Já que somente estes dois esquemas aparecem quando o técnico mostra um exercício utilizando todo o campo e, também, para demonstrar a movimentação defensiva quando o time sofre um ataque pela faixa central do campo.


"Esta imagem, retirada do site de Portugal, mostra as duas preferências de esquema tático do técnico e, também, como ela pensa como variar de um esquema para o outro."
"Nesta imagem retirada do site de Miguel Ángel Portugal, o esquema utilizado é o 4-4-2 em linha e um dos zagueiros sai para a dar combate à frente da linha defensiva. Neste momento, os outros três defensores e três dos 4 meio-campistas se movimentam para fechar as linhas de passe do jogadores adversário com a bola e para facilitar a cobertura do defensor que saiu."


Por este exemplo, percebe-se que Portugal parece se importar com o balanço defensivo, a cobertura, a trocas de marcação e a distância entre as linhas dos setores do time.

Agora em relação aos aspectos ofensivos, este técnico espanhol demonstra apreciar alguns modos da atual escola espanhola de futebol. Pelo site, Portugal demonstra sessões de treinos sempre com exercícios objetivando a manutenção da posse da bola e da técnica em dominá-la; tipos de saídas de bola também são lembradas com frequência; e, por fim, a pressão na saída de bola adversária.


"Nesta imagem retirada do site de Portugal, a equipe está novamente posicionada no 4-4-2 em linha e há demonstrações das movimentações de toda a equipe quando o lateral adversário sofre a marcação pressão."
Com as descrições das preferências evidenciadas pelo site de Miguel Ángel Portugal e com as características dos jogadores do atual elenco do Atlético, os possíveis Furacão para este início de ano são os seguintes:

4-3-3 de base alta

"Devido à suposta utilização este esquema tático no amistoso contra o Joinville, no dia 16 de janeiro, e as contratações bem próximas de Suelliton e de Lucas Olaza, bem provavelmente o início do Atlético em 2014 vai ser no 4-3-3 de base alta."
Como Miguel Ángel Portugal parece se importar com a qualidade técnica do domínio e o passe de cada jogador, o zagueiro Cleberson larga na frente por uma posição de titular em relação ao restante do elenco. Devido aos mesmos motivos anteriormente citados, os volantes João Paulo e Deivid, provavelmente, serão os titulares.

Já no setor ofensivo, os volantes Deivid e Zezinho largam na frente por causa das suas dinâmicas de jogo e multifunção em campo. Principalmente, Zezinho. A titularidade deste volante é importante não só porque sabe atacar e compor bem o meio defensivamente, mas também por possibilita ao técnico a variabilidade para o outro sistema de preferência de Portugal sem ter que realizar substituição.

4-4-2 em linha

"Com Zezinho e Dellatorre entre os titulares, a variação entre o 4-3-3 de base alta e o 4-4-2 em linha são possíveis sem substituição. Para o 4-4-2, Zezinho faria a função de winger pela esquerda e Dellatorre passaria a fazer dupla de ataque com Éderson."
Já no 4-4-2 em linha, o meio-de-campo rubro-negro teria mais maleabilidade e mobilidade e liberaria Dellatorre de funções defensivas pelo lado esquerdo. Este jogador e Éderson no ataque apresentam maior mobilidade e possibilidade de variação de função de 1° e 2° atacante entre eles. Já que nenhum dos dois são atacantes que ficam esperando a bola dentro da área, mesmo sendo bons finalizadores.

Porém está faltando a possível contratação de maior nome até então do Atlético-PR para o ano de 2014: Adriano Imperador. Este jogador, que ainda não assinou contrato com o clube paranaense, já se mostrou mais técnico e habilidoso do que todos os atacantes do atual elenco do Furacão. Entretanto, atualmente, ele é uma incógnita e não é certeza de que vai conseguir jogar neste início do ano. E se caso ele realmente jogue e jogue pelo Atlético Paranaense, Adriano, possivelmente, entraria no lugar de Dellatorre.

Esta troca se torna ainda mais possível, pois Éderson, invariavelmente no ano de 2013, fez a função pelo lado esquerdo do campo. Porém, mas não apresenta a mesma habilidade defensiva do que Dellatorre. Deste modo, com Adriano em campo, o Atlético penderia jogar mais vezes no 4-4-2 em linha do que no 4-3-3 de base e, assim, perdendo a mobilidade tática do seu time e possibilidade de pressing já no campo ofensivo.