quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Palmeiras venceu, mas o Ituano é um time organizado


Por ter o Palmeiras e o Ituano claramente brigando por classificação em seus grupos, o jogo apresentou duas equipes organizadas taticamente em campo. Enquanto que o time da capital paulista atuou no 4-2-3-1 e com pressão no adversário com a bola desde a sua saída de bola, a equipe do interior jogou no 4-2-3-1 também, mas iniciando a sua marcação atrás do meio de campo com a linha defensiva e do meio de campo bem próximas.


Palmeiras e Ituano no 4-2-3-1, mas atuando de maneira diferente.


Já desde o início, o Verdão mostrou como seria a tendência do jogo. O time Alviverde pressionava desde a saída de bola e procurava superioridade numérica, tanto ofensivamente quanto defensivamente, no setor da bola. Para que estes aspectos de jogo fossem realizados, Gilson Kleina, técnico do Palmeiras, aproximou todos os setores de sua equipe, deixou o time compactado e todo próximo. Deste modo, a pressão na bola com superioridade numérica do setor dela foi constante, como mostra o flagrante a seguir:


"O flagrante anterior tem ao centro a bola com o jogador do Ituano e já pressionado por dois jogadores do Palmeiras. Além dessa pressão no adversário com a bola, em torno dela, há cinco jogadores de verde contra 3 rubro-negros."
Enquanto que o Palmeiras pressionava constantemente, o Ituano se posicionava atrás do meio de campo. A equipe rubro-negra jogava no 4-2-3-1 e, naturalmente, se defendia no 4-4-1-1. Porém o time do interior está brigando por classificação e mostra alguns aspectos táticos interessantes. Um deles é a proximidade das linhas da defesa e do meio de campo. Além dessa proximidade, o meia central, Cristian, se movimenta de maneira defensiva de modo que esteja sempre no setor da bola. Desta maneira, este jogador consegue fechar uma linha de passe adversária, realiza o combate –se necessário- e já consegue estar próximo da bola para realizar o contra-ataque do Ituano.


"No flagrante, percebe-se a linha defensiva de vermelho próxima da linha dos meio-campistas de amarelo. Já neste lance, o meia central, Cristian, está dando combate no adversário com a bola, pois Josa, o winger direito, não teve tempo para realizar a composição defensiva."

Com o Ituano se defendendo de maneira organizada e o Palmeiras pressionando, mas sem criatividade de Valdivia, o primeiro tempo terminou em 0 x 0. Sem o chileno, o time Alviverde iniciou com Mendieta na meia central. Não que ele tenha jogado mal, mas ele deixou o seu time sem um jogador organizando o time pelo meio. O paraguaio abriu para buscar jogo, enquanto que não conseguiu se posicionar pelo meio para realizar o seu jogo. Vejam pelo heat map, retirado do site do Footstats, as zonas de atuações de Mendieta no jogo contra o Ituano:

"Com Mendieta abrindo e sem a criatividade de Valdivia, o Palmeiras não conseguiu realizar boas finalizações contra a organizada defesa do Ituano, no primeiro tempo da partida."
No intervalo, somente Gilson Kleina realizou substituição. Entrou Marquinhos Gabriel no lugar de Mazinho. Além desta alteração, o Palmeiras foi para o segundo tempo com Diogo atuando pelo lado esquerdo e Marquinho Gabriel pelo direito. O time alviverde precisava achar alternativas contra o bom sistema defensivo rubro-negro.

Após duas boas chances de gol logo no início da segunda etapa, o Verdão foi diminuindo a sua intensidade ofensiva ao mesmo tempo que o Ituano esfriava o jogo. Para voltar “a botar fogo” na partida, Gilson Kleina colocou o estreante Bruno César no lugar de Josimar, aos 27. Com esta substituição, Mendieta passou a fazer a volância com França e o Palmeiras passou a jogar no 4-4-2 em linha. No mesmo minuto, Doriva, técnico da equipe rubro-negra, colocou o atacante Jean Carlos no lugar de Cristian. Desta maneira, mudando o esquema do 4-2-3-1 para o 4-4-2 em linha também.



"Com três substituições no segundo tempo, tanto o Palmeiras quanto o Ituano passaram a jogar no 4-4-2 em linha. Destaque para a estreia de Bruno César no time alviverde."
Porém com a expulsão de Denner e a lesão de França, aos 34, as duas equipes pouco jogaram no 4-4-2 em linha. Devido às estes novos “problemas”, Doriva colocou os volantes Gercimar e Túlio Renan nos lugares de Paulinho e Rafael Silva, e deslocou Jackson para a lateral esquerda. Com estas modificações, o Ituano continuou a se defender com duas linhas de 4. Porém neste momento e com só um atacante, quem passou a fazer a função defensiva de Cristian foi Jean Carlos.


"Pelo flagrante, observa-se a linha defensiva bem próxima com a do meio de campo e, com a expulsão, Jean Carlos passou a realizar a função que Cristian estava realizando no primeiro tempo."


Já Gilson Kleina colocou Eguren no lugar do lesionado França e fez o seu time se posicionar ainda mais a frente no campo. Com maior pressão do Palmeiras, o atualmente iluminado Alan Kardec fez o gol da vitória, aos 42. Mas um minuto depois, o mesmo atacante e o volante Jackson foram expulsos do jogo.


Por Caio Gondo (@CaioGondo)