segunda-feira, 21 de abril de 2014

Jogos semelhantes em Santa Catarina marcaram a primeira rodada

Depois de muita confusão jurídica para iniciar o Campeonato Brasileiro de 2014, ele finalmente iniciou. Ou pelo menos parece. Na primeira rodada deste campeonato nacional, houveram dois jogos semelhantes em vários aspectos táticos: o jogo entre Atlético-PR X Grêmio e Criciúma X Palmeiras.

Nessas partidas, os times mandantes foram quem começou mais efetivos. Nos dois primeiros tempos, Atlético-PR e Criciúma realizaram menos finalizações do que seus adversários, Furacão fez 3 e Tigre 4 enquanto que o Tricolor Gaúcho fez 9 e o Porco 6, mas foram quem abriram o placar no início do jogo. O Atlético-PR fez aos 15 e o Criciúma aos 11. Além desta coincidência na proximidade dos seus gols, estas duas equipes começaram o jogo no 4-3-1-2. Já seus adversários não. O Grêmio começou no 4-4-2 em linha e o Palmeiras no 4-2-3-1.

Em Florianópolis, Miguel Ángel Portugal, técnico do Atlético-PR, surpreendeu ao começar no 4-3-1-2. Já que nos outros 8 jogos oficiais da equipe neste ano, o esquema era o 4-4-2 em linha. Esquema este que foi usado pelo Grêmio.

Em Criciúma, o Criciúma começou no 4-3-1-2 dando liberdade defensiva para o seu veterano e incansável jogador, Paulo Baier. Para que este meia não tivesse que recuar tanto, os dois atacantes voltavam acompanhando os laterais palmeirenses. Já o Palmeiras começou no seu tradicional 4-2-3-1.

Continuando as coincidências nestes dois jogos, após os seus gols, tanto o Atlético-PR quanto o Criciúma começar a mudar o modo de jogar. Em Florianópolis, o Furacão estava pressionando desde a saída de bola adversária, Deivid realizava facilmente a saída de três, os laterais subiam constantemente e os dois atacantes trocavam de posição frequentemente. Mas depois do gol, o time passou a iniciar a marcação na intermediária ofensiva, os chutões/lançamentos passaram a ser frequentes e os dois atacantes e o meia central só se posicionavam para o contra-ataque. Já em Criciúma, o Tigre só deixou de procurar tanto o gol. Este time catarinense continuou a não pressionar desde a saída de bola adversária, manteve o início da marcação na sua intermediária ofensiva e Paulo Baier começou a fazer a diferença.

Neste jogo contra o Palmeiras, Paulo Baier não teve um marcador tão facilmente quanto Zé Roberto teve contra o Atlético-PR. Como o Verdão passou a subir muito ao ataque, Baier se posicionava nas costas dos dois volantes alviverdes. Já Zé Roberto, que quando o seu time estava sem a bola em campo ofensivo se posicionava alinhado à Barcos e em campo defensivo recuava marcando Deivid, já se marcava quando voltava acompanhando o volante adversário. Por isso que Paulo Baier foi mais efetivo do que Zé Roberto nesta primeira rodada de Campeonato Brasileiro. Enquanto que o meia do Criciúma realizou 4 chutes e 3 deles foram no gol adversário, Zé Roberto realizou 4 finalizações, mas somente 1 foi no alvo.

Com o Atlético-PR e o Criciúma recuando em campo, Grêmio e Palmeiras começaram a crescer e a ficar com a posse da bola. O Tricolor Gaúcho terminaria com 60% e o Verdão com 61,9%. Com a posse da bola e precisando no mínimo empatar a partida, seus técnicos começaram a modificar a equipe no segundo tempo. Em Florianópolis, Enderson Moreira colocou os meias Rodriguinho e Éverton e o volante Léo Gago nos lugares de Bressan, Pará e Breno respectivamente. Com estas alterações, o Grêmio passou a jogar em um ofensivo 2-4-3-1.


Com um meia e um volante nas laterais, o Grêmio a jogar em somente em seu campo ofensivo. Enquanto que este time atacava, Miguel Portugal voltou para o seu tradicional 4-4-2 em linha e deixou dois atacantes velozes para aproveitar as costas de Éverton e Léo Gago.

Já em Criciúma, Gilson Kleina não foi tão ousado quanto Enderson Moreira. Kleina preferiu manter a estrutura tática da equipe, mesmo com seu time não apresentando o seu melhor futebol. O técnico do Palmeiras colocou Wesley, Leandro e Rodolfo nos lugares de Marcelo Oliveira, Marquinhos Gabriel e Bruno César, respectivamente, e acabou sendo premiado com dois gols no fim da partida contra o Criciúma.

Com o 4-2-3-1 somente em situação ofensiva, o Palmeiras de Gilson Kleina realizou dois gols em 6 minutos. Já Caio Júnior, técnico do Criciúma, durante o segundo tempo, passou a posicionar a sua equipe no 4-1-4-1 deixando somente Silvinho à frente. O Tigre não deixou Valdivia jogar através da marcação individual que Serginho fez nele, mas acabou sofrendo os gols da virada com Alan Kardec e Leandro.




Por Caio Gondo (@CaioGondo)