domingo, 18 de maio de 2014

Falha define resultado da partida entre Corinthians e Figueirense

Corinthians e Figueirense se enfrentaram na tarde deste domingo, em confronto válido pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto marcou o primeiro jogo oficial da Arena Corinthians(ou Itaquerão), estádio em que ocorrerá o primeiro jogo da Copa do Mundo de 2014 e marca também a realização de um dos grandes sonhos da torcida corintiana. Porém, o futebol apresentado foi muito aquém do que merecia o evento.

A equipe paulista veio postada no 4-2-3-1 que contava com muita movimentação do seu quarteto de ataque e realizava marcação pressão desde a saída de bola adversária tentando, ao retomá-la, trabalhar a mesma para construir suas jogadas. Porém se a equipe não conseguia retomar a posse da bola ainda no campo ofensivo ela se armava em um 4-4-1-1, com o recuo dos wingers para auxiliar os laterais, e realizava a marcação por zona.

Já a equipe catarinense estava postada no 4-3-1-2 que marcava pressão a partir do meio campo e tentava sair rapidamente nos contragolpes, sofrendo porém com a sua lenta transição ofensiva, que tinha laterais e volantes com tímida chegada ao ataque. Defensivamente a equipe catarinense deixava o seu meia, este ajudando um pouco mais recompondo pelo meio, mais os atacantes sem tanta responsabilidade defensiva, marcando somente com seus 4 jogadores de defesa mais seus 3 volantes, realizando a marcação por zona individual.

O primeiro tempo começou com muita marcação, com a equipe paulista marcando forte a saída de bola do Figueirense e, de posse da mesma, tinha o apoio dos seus laterais alternadamente além do volante Guilherme auxiliando o quarteto ofensivo da equipe paulista,  pecando porém na hora de criar seus lances ofensivos. Após os primeiros minutos a equipe catarinense chegou a se soltar e sair em velocidade principalmente pelo lado direito, porém, o primeiro tempo ficou marcado pela forte marcação de ambas as equipes além da falta de criatividade das mesmas, resultando assim em poucos lances de perigo.

Corinthians no 4-2-3-1 marcando a saída de bola e com intensa movimentação do seu quarteto ofensivo e Figueirense no 4-3-1-2 que tinha marcação forte a partir do meio de campo e tentava sair nos contragolpes

A equipe catarinense voltou com o mesmo time para o segundo tempo, porém, o técnico Mano Menezes realizou uma mudança na equipe tirando o atacante Luciano e colocando o também atacante Romarinho, dando maior movimentação ao ataque, alterando o sistema da equipe para o 4-4-1-1 que tinha Renato Augusto e Jadson como wingers e Romarinho como segundo atacante.

O segundo tempo começou com forte pressão da equipe catarinense que resultou em gol logo aos dois minutos após falha da defesa corintiana que deixou o meia Giovanni Augusto receber livre um cruzamento na entrada da área e ter tempo de dominar e bater pro gol.
Na imagem flagrante do gol da equipe catarinense: Percebe-se a desorganização da defesa da equipe paulista, proporcionando espaço(retângulo amarelo) para que o meia Giovanni Augusto tenha tempo para receber e finalizar

Após o gol a equipe corintiana retomou o controle do jogo e se lançou ao ataque, realizando inclusive uma estratégia para tentar alargar o campo, a famosa amplitude, pouco utilizada pela equipe que foi a subida simultânea dos laterais. Essas subidas proporcionaram maior volume de jogo à equipe que até conseguiu criar algumas chances perigosas, porém, a equipe corintiana seguia com problemas para penetrar a defesa catarinense.

 No detalhe subida dos laterais que, no primeiro tempo era alternada, no segundo tempo era em grande parte ao mesmo tempo deixando somente os zagueiros mais o volante Ralf recuados.

O técnico Guto Ferreira, com a vitória da sua equipe, optou por voltar a marcar pressão somente a partir do meio campo e a apostar nos contra ataques. Com isso tirou o meia Giovanni Augusto e colocou o atacante Dudu para tentar dar mais velocidade aos contragolpes, organizando a sua equipe em um 4-4-1-1 que tinha o volante Paulo Roberto e o atacante Dudu como wingers, explorando os espaços às costas dos laterais.
O técnico Mano Menezes ainda realizou outras duas alterações, tirando o lateral Fágner e o meia Jadson e colocando o meia Danilo e o atacante Paulinho sem porém conseguir transformar o volume de jogo de sua equipe em gols. Já o técnico Guto Ferreira tirou o volante Rivaldo e o atacante Ricardo Bueno, colocando em seus lugares o também volante Jefferson e o atacante Jonathan reoxigenando a sua equipe, que conseguiu segurar a vitória.
Panorama do final do jogo: equipes no 4-4-1-1 com a equipe paulista pressionando e a equipe catarinense apostando nos contragolpes.

A derrota foi um banho de água fria para a equipe corintiana que esperava estrear em seu estádio com vitória mantendo assim sua invencibilidade no campeonato. Já a equipe do Figueirense conquistou a sua primeira vitória na competição, o que pode ser um alento à equipe que tem uma longa caminhada e provavelmente, terá mesmo que lutar contra o rebaixamento.

Por Andrey Hugo(@Andrey_Hugo)