segunda-feira, 19 de maio de 2014

O São Paulo evolui coletivamente, e Ney Franco precisa de tempo para dar sua cara ao Flamengo

A evolução coletiva do São Paulo vem acontecendo, mesmo que a vitória deste domingo no Maracanã tenha sido sobre um rival fragilizado, buscando reconstruir o seu modelo de jogo com um novo treinador.

O Flamengo de Ney Franco, armado de forma ousada com 2 atacantes de área a frente de 2 linhas de 4, não esboçou uma transição defesa-ataque, e, na maioria das vezes, acabava atacando através de ligações diretas. De início a postura defensiva mostrou linhas mais próximas, que logo foram se soltando e cederam espaço para que o São Paulo controlasse as ações ofensivas do primeiro tempo. Faltava qualidade para que a bola chegasse a dupla de atacantes, que não dava movimentação ao ataque rubro-negro.

Flagrante tático da segunda linha de 4, e a dupla de ataque do 4-4-2 flamenguista (Reprodução: PFC/SporTV )

O São Paulo, por sua vez, no 4-2-3-1, tinha variações interessantes, e a construção de jogo, na maioria das vezes apresentava o mesmo padrão.

Flagrante tático do 4-2-3-1 do Tricolor Paulista (Reprodução: PFC/SporTV)

A saída começa com um dos zagueiros, o volante se aproxima deles, o outro volante avança, os laterais avançam. Na Ponta-esquerda Osvaldo entra em diagonal, e Pato se movimenta pelos flancos e por dentro junto de Ganso, com ambos entrando na área, algo que Muricy vem cobrando de Ganso, e que foi realizado nessa vitória.

E para que a jogada se resulte em gols, é necessário uma característica que o Tricolor Paulista vem apresentando nessa temporada. Paciência para trabalhar a bola, mesmo com jogadores de velocidade em seus titulares.

E na transição defensiva, recomposição rápida, ou marcação avançada, para recuperar a bola rapidamente, e, além disso, vontade de ganhar, raça, vontade, somada ao talento.

Além disso, o trabalho de Luis Fabiano como referência, retendo a bola, tabelando, fazendo o pivô, fazendo gols e dando assistências, fornece assim opções de jogo variadas além da jogada característica mostrada no flagrante tático abaixo:

Flagrante tático da fase de construção de jogo do São Paulo (Reprodução: PFC/SporTV)

A entrada de Mugni no segundo tempo permitiu mais organização e armação de jogadas, com o argentino acionando os ponteiros em diagonal no 4-2-3-1, mas a desorganização da defesa, que acaba expondo os zagueiros, as avenidas nas laterais, e a organização do São Paulo em campo fizeram com que o Tricolor Paulista saísse vencedor em campo.

Muricy vem organizando o time, que evolui, e joga coletivamente, basta apenas manter esse padrão que a equipe pode sonhar.

Ney Franco inicia um novo trabalho no Flamengo, e terá que reconstruir o modelo de jogo do time em meio a um campeonato em andamento, mas haverá tempo e paciência da torcida com o treinador?


Por Diogo Ribeiro Martins (@diogorm013)