segunda-feira, 12 de maio de 2014

São Paulo 1x1 Corinthians - O empate foi conveniente




Sem Alexandre Pato, Muricy usou o São Paulo do segundo tempo contra o CRB para sair jogando o majestoso deste Domingo na Arena Barueri, com Ademílson na vaga do camisa onze. Ganso centralizado, Ademílson e Osvaldo abertos no 4-2-3-1 que já é a cara do São Paulo na temporada, porém que Muricy ainda achou as peças que façam o jogo do tricolor fluir com qualidade. 

Mano Menezes preferiu Danilo a Renato Augusto na vaga de Jadson, no 4-1-4-1 do Corinthians que lembra muito um 4-3-1-2 em fase ofensiva, quando Danilo centraliza e Romarinho vai jogar próximo a Guerrero no frente. Sempre com um trio de volantes dando contenção a variação. Sem a bola Danilo recuava pela esquerda, no flanco que Luis Ricardo apoiava e Romarinho, timidamente, ajudava Fagner com Álvaro Perreira. 

O primeiro tempo do majestoso não foi um primor técnico. São Paulo e Corinthians tiveram dificuldade na criação e prova disso foi o número que chances claras, apenas uma criada por Guerrero em uma defesa espetacular de Rogério. No São Paulo outra vez os pontas deixaram a desejar, Ademílson e Osvaldo criaram pouco mediante ao espaço que tinham as costas dos laterais Fagner e Fábio Santos. Ganso foi outra peça de pouco destaque no primeiro tempo, a bola que saia de Souza e Maicon quase nunca chegava no bem marcado Luis Fabiano. 

A sólida defesa Corintiana mostrou o porquê da invencibilidade no Brasileirão, Gil e Cléber se entenderam muito bem contra um São Paulo mais volumoso, mas como já dito, pouco criativo. Já Rodrigo Caio e Antônio Carlos tiveram pouco trabalho, mas quando aconteceu, Guerrero não teve dificuldades de exigir de Rogério uma grande defesa.

Sem a bola Danilo recuava para marcar Luis Ricardo, com ela saia para o centro tentado criar. No São Paulo os pontas tiveram espaço, mas criaram pouco, Maicon foi um dos destaques.  


Defesa ainda pouco entrosada que viu Álvaro Perreira sair em combate a Romarinho, no campo de ataque, o Corintiano se livrou do Uruguaio e tabelou com Guerrero que achou Fagner, livre no lado de Álvaro, para abrir o placar. O rápido ataque acho espaços consideráveis na defesa lenta na transição. 

Muricy viu que uma mudança era necessária e veio com Pabón na vaga de Ademílson, o colombiano deu velocidade ao lado direto, deu fluência, mas o São Paulo seguia criando pouco. Mano recuou o Corinthians tão cedo, como no empate contra o Palmeiras pelo Paulistão, chamando o São Paulo. Com Bruno Henrique na vaga de Petros e Renato Augusto na de Danilo o time perdeu a transição e se trancou no campo de defesa. 

Com a bola, Ganso e Maicon começaram a participar mais, na bola sensacional do camisa dez para Luis Fabiano, um minuto que a defesa olhou, foi fatal. Um a um em Barueri. Já desmontado o Corinthians se viu obrigado a segurar o resultado. Muricy veio com Boschilia na vaga de Osvaldo, o tricolor de mais volume e fôlego esbarrou no relógio. Quando subiu sua produção o jogo já se encaminhava para o final. 

Tecnicamente o embate não foi brilhante, nem trouxe perspectivas animadoras. São Paulo e Corinthians tem que jogar mais. Entre as possibilidades o empate foi o mais justo, dentro de um confronto onde os times se assistiram, saíram um pouco e logo se fecharam. O empate foi conveniente.

Ganso e Maicon cresceram quando o Corinthians se trancou e perdeu objetividade e velocidade com a bola nos pés.  


Por Rai Monteiro (@_RaiMonteiro)