quinta-feira, 15 de maio de 2014

No segundo jogo-teste da Arena da Baixada, o Atlético-PR perdeu

Diferentemente do que foi o primeiro jogo-teste, no qual o Atlético-PR empatou por 0 x 0 com o J. Malucelli, no segundo, o Furacão perdeu por 2 x 1 para o Corinthians. Evidentemente, a partida foi um amistoso, mas houveram momentos dos quais as duas equipes estiveram jogando perto dos 100% de cada uma. No primeiro tempo, o time paranaense jogou com os seus titulares enquanto que os paulistas iniciaram com um misto. Na primeira metade da partida, o placar terminou 1 x 1. Já no segundo tempo, Miguel Ángel Portugal –técnico do Atlético-PR- colocou 10 reservas já no intervalo, enquanto que Mano Meneses –técnico do Corinthians- foi colocando aos poucos outros reservas. Resultado: Atlético-PR 1 x 2 Corinthians. Para este segundo jogo-teste da Arena da Baixada, os times começaram deste modo:

Atlético no 4-4-2 em linha e Corinthians no 4-3-3.

Como era o Atlético o mandante da partida, o Furacão foi quem tomou postura com mais intensidade do que o Timão. Os comandados de Miguel Portugal realizaram marcação pressão desde a saída de bola adversária, buscaram a compactação no terço central do campo ou até mesmo em campo ofensivo, realizaram muitas saídas pelo lado esquerdo e pela meia através de Marcos Guilherme. A imagem a seguir, mostrará o posicionamento sem bola de Marcos Guilherme enquanto que o seu time está se defendendo em campo defensivo:

No flagrante, Marcos Guilherme se aproxima sem bola da linha do meio-de-campo. Deste modo, há facilidade em realizar um contra-ataque através deste jogador. Já que ele está próximo da zona da bola (Reprodução: Sportv).

Através do 4-3-3 que o Corinthians estava postado, o lado direito alvinegro sofria com a falta de intensidade defensiva de Renato Augusto. Mas ao mesmo tempo, as saídas do setor ofensivo para o meio de qualquer atacante atleticano que acontecia era facilmente marcada por Bruno Henrique. Mas como o Furacão só descia ao ataque pelo seu lado esquerdo, Mano Meneses mudou o seu esquema de jogo logo após o gol rubro-negro, aos 13 do primeiro tempo. A mudança do 4-3-3 para o 4-4-2 em linha fez com que Petros passasse a ocupar a faixa direita do meio do campo e avançou Renato Augusto para frente junto com Luciano.
Porém os recuos de qualquer atacante do Atlético-PR, principalmente de Marcos Guilherme, ainda continuaram a quebrar o sistema defensivo paulista. Entretanto com o passar do tempo e principalmente após o intervalo, a aproximação da linha defensiva com a do meio do campo passou a ser menor e Marcos Guilherme foi perdendo, aos poucos, espaço em campo. Aliás, assim como os setores defensivo e do meio-de-campo, o ofensivo passou a compactar junto com a equipe. Assim como mostra o flagrante adiante:

Ao mudar do 4-3-3 para o 4-4-2 em linha, o Corinthians neutralizou o lado esquerdo atleticano e deu liberdade defensiva para Renato Augusto. Além dessa melhor distribuição em campo, o Timão apresentou pequena compactação assim como mostrou a imagem (Reprodução: Sportv).

Ao mudar o esquema tático, Mano Meneses passou a facilitar a movimentação do seu sistema ofensivo.  No 4-3-3 e na transição defesa-ataque, Jadson e Renato Augusto partiam das pontas para circular pelo meio. Já no 4-4-2 em linha, Renato Augusto passou a percorrer menos distâncias para circular pela meia ofensiva e, ainda, deu maior intensidade defensiva e ofensiva pelo lado direito com Petros na posição. Veja no flagrante a seguir, a movimentação do sistema ofensivo alvinegro:

Tanto no 4-3-3 quanto no 4-4-2 em linha, Jadson e Renato Augusto circulavam pelo meio, assim como mostrou o flagrante anterior. No 4-4-2 em linha, Renato Augusto foi o mais beneficiado com a troca do esquema. Ainda no mesmo flagrante, observa-se Marcelo se posicionando mais próximo do meio de campo do Atlético-PR do que Marcos Guilherme. Esta troca de função aconteceu durante todo primeiro tempo (Reprodução: Sportv).

Com uma melhor distribuição em campo, o Corinthians dominou boa parte do primeiro tempo. O gol de Luciano, aos 27 da primeira etapa, foi consequência desta melhora. Além do Timão tomar conta do jogo, a diferença na técnica dos meio-campistas de cada time influenciou no andamento da partida.
Bruno Henrique, Jadson, Renato Augusto, Petro e, principalmente, Elias faziam frequentemente a troca de lado durante o ataque alvinegro. Enquanto que pelo lado rubro-negro, Felipe, Deivid, Paulinho Dias e Natanael não faziam isso. Pode não parecer muita coisa, mas fazer o time adversário ficar balançando defensivamente fez o Timão achar jogadores de lado tendo muito espaço para receber a bola. Observem pela sequência de flagrantes para mostrar tal vantagem:

Neste primeiro flagrante, Elias acabara de receber a bola pelo lado esquerdo do seu ataque e faz a bola ir para o outro lado do campo. Pela bola no ar e no meio da imagem, percebe-se esta mudança de lado durante o ataque (Reprodução: Sportv).

Já neste flagrante, nota-se o tamanho do espaço do qual o jogador do Corinthians terá para poder dominar a continuar o ataque alvinegro. Esta possibilidade de mudança de lado do ataque acontece pela ausência de pressão de marcação de um time no outro e, também, pela técnica de cada jogador (Reprodução: Sportv).

     Como era um jogo amistoso, no intervalo, Miguel Portugal colocou 10 novos jogadores em campo. Com tanta mudança, o esquema do time alterou do 4-4-2 em linha para o 4-2-3-1. Já Mano Meneses não fez nenhuma substituição.

Para o segundo tempo, o Atlético-PR passou a jogar no 4-2-3-1 e Corinthians no 4-4-2 em linha.

Se contra os titulares do Furacão, o Corinthians já estava conseguindo dominar a partida, contra os reservas, foi questão de tempo o time paulista virar o placar. Aos 9 da segunda etapa, Renato Augusto fez o segundo do Timão. E apesar do intervalo, nenhum dos técnicos alteraram a postura dos times em campo: o Atlético-PR continuava a pressionar desde a saída de bola e buscava a compactação do terço central do campo para frente; o Corinthians apresentava curta compactação e iniciava a marcação no meio do campo.
Apesar da troca do esquema tático, o Furacão não conseguiu furar o sistema defensivo alvinegro. Pois no 4-2-3-1, Bady –o meia central rubro-negro- já não realizava a movimentação “surpresa” vindo do ataque para o meio como Marcos Guilherme e Marcelo. Deste modo, Bady foi facilmente vigiado pelos volantes do Corinthians. Já que o meia do Atlético-PR não conseguia sair do campo de visão dos volantes alvinegros.
Mano Meneses, ao perceber que o jogo estava dominado ao seu favor, passou a colocar, aos poucos, os seus reservas da partida. Ao todo, ele realizou 8 substituições. Já Miguel Ángel Portugal colocou somente o meia Nathan no lugar de Lucas Olaza, aos 21 do segundo tempo.

Distribuição dos jogadores ao fim da partida: Atlético-PR no 4-2-3-1 e Corinthians no 4-4-2 em linha.



Por Caio Gondo (@CaioGondo)