domingo, 11 de maio de 2014

Transição veloz define vitória do Botafogo

Neste sábado Botafogo e Criciúma jogaram em confronto válido pela 4ªrodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A equipe carioca vinha de uma derrota e buscava a sua primeira vitória na competição para assim sair da zona de rebaixamento e quem sabe iniciar uma arrancada para tentar brigar pelas primeiras posições. Já a equipe catarinense vinha de uma vitória no clássico contra o Figueirense após duas derrotas nos seus dois primeiros jogos e buscava conquistar mais uma vitória para tentar começar a conquistar pontos e se garantir na elite do futebol nacional que deve ser o seu grande objetivo na competição.

A equipe carioca veio postada em um 4-4-2 em linha que, de posse da bola, se tornava um 4-2-2-2 com a centralização dos wingers, e que tinha muita movimentação dos seus homens de ataque principalmente de Émerson Sheik que fez uma boa partida.

Já a equipe catarinense veio armada num 4-3-1-2 que sentiu muito a ausência de Paulo Baier na criação das jogadas. Defensivamente a equipe catarinense defendia com sete homens, os quatro da defesa mais os três volantes, além do eventual auxílio do meia Wellington Bruno na marcação, esse mais pelo meio.

Criciúma em sua fase defensiva: percebe-se o recuo do trio de volantes da equipe catarinense para auxiliar a defesa.

O primeiro tempo começou com a equipe botafoguense melhor, tocando mais a bola e marcando pressão desde a saída de bola do Criciúma e criando mais chances de gol, porém, sem levar grande perigo ao gol catarinense exceto por um chute de Émerson Sheik que carimbou a a trave do goleiro Galatto. Aos poucos a equipe catarinense acertou a sua marcação, que começava a exercer pressão a partir do meio de campo, e passou a controlar mais o jogo, tendo mais volume, porém, sem também conseguir criar muitos perigos ao gol botafoguense devido a sua lenta transição ofensiva. E, aos 22 minutos, quando a equipe catarinense estava melhor no jogo o volante botafoguense Bolatti cruzou da direita, a zaga do Criciúma falhou e Émerson Sheik recebeu a bola sozinho, bateu forte e fez o primeiro gol do Botafogo na partida. Após o gol a equipe catarinense teve uma queda de rendimento, porém, a equipe botafoguense não soube aproveitar o momento favorável, errando muitos passes e perdendo muito a bola no meio campo.

  
Botafogo no 4-4-2 com variação pro 4-2-2-2 e Criciúma em seu 4-3-1-2 que pecava na transição ofensiva

O segundo tempo começou com o Criciúma exercendo pressão sobre a equipe botafoguense, principalmente pelo lado direito com as boas chegadas do lateral Eduardo auxiliado pelo volante Rodrigo Souza. Porém, logo aos 6 minutos o Botafogo ampliou o placar com uma espécie de repetição do primeiro gol: cruzamento pela direita, falha, dessa vez do goleiro Galatto que saiu mal, bola sobrando para Sheik livre e o atacante botafoguense marcando seu segundo gol no jogo. 

Após o gol o técnico Wagner Lopes efetuou duas alterações: saíram o lateral esquerdo Cortêz, que jogou muito mal, e o volante João Vítor e entraram o lateral esquerdo Rômulo e o atacante Bruno Lopes, reorganizando assim sua equipe em um 4-2-3-1 com o atacante Silvinho atuando aberto pela esquerda e o garoto Bruno Lopes atuando aberto pela direita. 

Porém um minuto após as substituições a equipe botafoguense fez o terceiro gol com Daniel. O gol desorganizou totalmente a equipe catarinense que passou a deixar ainda mais espaços na marcação, um pecado contra um Botafogo que marcava pressão a saída de bola catarinense e abusava da sua transição ofensiva veloz. Tanto é que no quarto gol botafoguense, o segundo de Daniel, o meia Botafoguense avançou contra três jogadores de defesa do Criciúma e passou por eles sem ter a sobra para atrapalhá-lo. 

Após o quarto gol o técnico Vagner Mancini tirou o meia Jorge Wagner e colocou o lateral direito Lucas, alterando a estrutura da equipe para um 4-1-4-1 que tinha Zeballos e Daniel abertos pelos lados e o Edilson e Bolatti de volantes, porém, mantendo a estratégia de roubar a bola e sair em velocidade. O técnico da equipe catarinense ainda tentou uma última cartada tirando o atacante Silvinho e colocando o também atacante Éverton, porém, a desorganização e o desânimo da equipe catarinense era evidente. Logo após a entrada de Éverton o garoto Daniel roubou a bola do volante catarinense Serginho, logo na saída, e marcou o quinto gol acabando com as chances de reação da equipe catarinense. 

Após o gol o técnico Vagner Mancini ainda efetuou duas substituições, tirando o atacante Zeballos e o volante Bolatti e colocando o atacante Wallyson e o lateral esquerdo Júlio César que atuou de volante, mantendo a estrutura tática da equipe. Aos 35 minutos Wallyson ainda fez o sexto gol após boa tabela com Daniel. O Criciúma tentou esboçar alguma reação, porém, quem levava mais perigo era o Botafogo nos contra ataques e assim se seguiu a partida até o arbitro Claudio Francisco Lima e Silva apitar o fim do jogo.

Panorama do final do jogo: Botafogo no 4-1-4-1 e acelerando nos contragolpes e o Criciúma no 4-2-3-1 desorganizado sem conseguir criar

O resultado foi bom para o Botafogo que não só venceu a sua primeira partida na competição como aplicou uma sonora goleada que pode trazer confiança à equipe para a sequencia do campeonato. E ao Criciúma resta juntar os cacos após a goleada e tentar se reconstruir para conseguir ao menos a fuga do rebaixamento que é o principal objetivo da equipe para o campeonato tendo em vista a qualidade de seu elenco.


Por Andrey Hugo(@Andrey_Hugo)