terça-feira, 17 de junho de 2014

Gana 1 x 2 EUA - Com gol no final, Estados Unidos supera Gana em Natal!

Gana no 4-2-3-1 e EUA no 4-4-2 em linhas

Em Natal, Gana e Estados Unidos fizeram um jogo com nível técnico que deixou a desejar, porém, sobrou emoção até os últimos instantes. Os norte-americanos levaram a melhor e venceram por 2 a 1. 

Gana foi no 4-2-3-1, atacando com mais constância pelo lado direito do campo, com a dobradinha entre Opare e Atsu, este que também buscava o corte um pouco mais pra dentro para tentar o chute em diagonal. Por vezes, Jordan Ayew se deslocava do centro pra buscar a aproximação por ali. Quando a bola caía pela direita, André Ayew entrava na diagonal de fora pra dentro e também fechava no centro da área junto com Asamoah Gyan nos cruzamentos. Com suas centralizações, André Ayew empurrava a passagem de K.Asamoah, porém, o time de Gana pouco explorava as viradas de bola da direita pra esquerda, que poderiam ter sido uma boa arma para levar a defesa americana com mais perigo quando as linhas estadunidenses balançavam para o lado da jogada(no caso a direita do ataque africano), de modo que o lateral do lado oposto teria mais espaço para avançar no corredor. 

Os africanos tinham dificuldades para sair com qualidade na transição, desenvolver o toque de bola pelo chão e conseguir a penetração, devido à marcação dos Estados Unidos com duas linhas de quatros bem posicionadas, ótima compactação e flutuando de acordo com a movimentação da pelota para fechar os espaços na proximidade do setor da bola. Por isso, usava muito da bola longa para a disputa de Asamoah Gyan com a zaga adversária e os cruzamentos na área também procurando o centroavante, porém, a defesa dos Estados Unidos ganhava quase todas pelo alto. 

O 4-4-2 estadunidense geralmente marcava em bloco médio/baixo(apesar de que no início buscou a marcação mais adiantada, pressionando dentro do campo de Gana para recuperar a bola com mais rapidez e bloquear a transição defesa-ataque de seu oponente), negando espaços e buscando a saída rápida no contra-ataque, com esticadas de bola para as passagens nos corredores laterais visando o fundo, aproximação e qualidade na saída com Bradley e movimentação de Dempsey(que atuava mais próximo de Altidore) pelo setor esquerdo, como no lance do gol, quando se deslocou, formando uma pequena sociedade triangular com o lateral Beasley e o winger Jones. No lance, o volante responsável pelo seu acompanhamento não conseguiu alcançá-lo e ele progrediu nas costas do lateral Opare, driblando em diagonal o zagueiro que saiu para o lado da área na cobertura e finalizando no canto esquerdo do goleiro. 

Na segunda etapa, Gana avançou mais a marcação e colocou Boateng com o intuito de dar mobilidade a partir do centro e qualidade no passe. O gol de empate surgiu de uma jogada bem trabalhada, com Asamoah Gyan se deslocando e abrindo no lado esquerdo da área, carregando a marcação do zagueiro e gerando o espaço para a infiltração de André Ayew no facão em diagonal. Os africanos pressionavam, tinham maior volume de jogo, posse de bola e agressividade, porém, por meio da bola aérea ofensiva, os Estados Unidos "acharam" um gol que garantiu a vitória por 2 a 1.

A MELHOR COBERTURA TÁTICA DA COPA DE 2014 É AQUI NA PRANCHETA TÁTICA



Por João Elias Cruz(@Joaoeliascruzzz)