sexta-feira, 27 de junho de 2014

França 0 x 0 Equador - Com propostas diferentes França e Equador só empatam no Rio de Janeiro

França e Equador se enfrentaram em confronto válido pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. Para os blues o jogo não interessava tanto uma vez que já havia se garantido na próxima fase e bastava um empate para a mesma confirmar a primeira colocação do grupo. Já a equipe equatoriana estava em segundo lugar com os mesmo três pontos da terceira colocada Suíça e precisava vencer para se classificar.

A equipe francesa, que veio a campo com seis desfalques, veio postada no seu 4-1-4-1 que tinha Schneiderlin à frente da defesa, Sissoko e Griezmann nas pontas e Benzema mais avançado centralizado. Ofensivamente a equipe tinha subida alternada dos laterais, com o lateral esquerdo Digne subindo um pouco mais que o lateral do lado oposto, chegadas dos volantes Pogba e Matuidi e centralização dos wingers que constantemente se procuravam para trabalhar a bola, além do constante recuo do atacante Benzema. A equipe buscava controlar a posse de bola trabalhando a mesma para criar suas jogadas de ataque principalmente pelos lados. Defensivamente a equipe marcava por zona, realizava pressão desde a saída de bola equatoriana, se fechava no 4-4-2 em linhas com o volante Matuidi abrindo à esquerda, ficando a frente do lateral e, se a equipe equatoriana ultrapassava a pressão inicial dos atacantes, as duas linhas de quatro se compactavam deixando Benzema e Griezmann mais adiantados esperando o contra ataque.

Imagem mostrando uma movimentação ofensiva francesa que constantemente era realizada: Sissoko e Griezmann centralizando além das chegadas do lateral do setor e dos volantes. Percebe-se também a saída de Benzema da área para trabalhar a bola. O atacante sofreu pois os wingers se procuravam muito, deixando o atacante mais isolado com o mesmo tendo que voltar para participar mais do jogo(Reprodução Sportv)

Já a seleção sul americana veio armada em um 4-2-3-1 que tinha Antonio Valencia e Montero abertos e Arroyo centralizado além do atacante Edwin Valencia mais adiantado. Ofensivamente a equipe buscava a transição ofensiva rápida, que muitas vezes ocorreram na forma de ligação direta. A equipe tinha seus wingers como principal ponto de velocidade, com os mesmo sendo responsáveis por acelerar os ataques da equipe. Defensivamente a equipe fechava em um 4-4-2 em linhas que marcava por zona, também realizando pressão na saída de bola adversária e que, quando ultrapassada a primeira linha de pressão, compactava as suas linhas de 4, deixando E.Valencia e Arroyo mais adiantados.

O primeiro tempo teve a seleção francesa com maior posse de bola, tendo mais volume, porém, sem conseguir furar a última linha defensiva equatoriana, conseguindo levar algum perigo somente com finalizações de média distância. Já a equipe equatoriana passou a maior parte do tempo em seu campo e, quando tinha a posse de bola, tentava ser veloz em suas transições, pecando também no último passe.

Equipes em suas formações iniciais: França no 4-1-4-1 que trabalhava mais a bola e Equador no 4-2-3-1 que buscava ser veloz nas transições

Logo no início do segundo tempo a equipe equatoriana teve uma baixa: o meia Antonio Valencia foi expulso. Com a expulsão a equipe colombiana se fechou em duas linhas de quatro e deixou a equipe francesa avançar ainda mais suas linhas. Porém, com isso surgiram espaços que a equipe equatoriana passou a aproveitar.

As equipes realizaram as suas 3 substituições: por parte da França saíram Sakho, Matuidi e Griezmann e entraram Varane, Giroud e Remy, mantendo o 4-1-4-1 da equipe. Já o Equador saíram Montero, Arroyo e Noboa e entraram Ibarra, Achillier e Caicedo, alterando a equipe para uma espécie de 3-4-2  com uma linha que tinha os volantes Minda e Ibarra mais recuados e Paredes e Ayoví de alas deixando Caicedo e Valencia mais adiantados.

Com as substituições e o natural cansaço das equipes o jogo foi mais aberto com chances para os dois lados, porém, o placar acabou mesmo 0 a 0.

 
Equipes em suas formações finais: França no mesmo 4-1-4-1 do primeiro tempo e Equador em um 3-4-2

A equipe francesa chega forte no mata mata e é ampla favorita para vencer a equipe da Nigéria e se classificar para as quartas de final. Já para o Equador resta acompanhar o resto da copa pela televisão e torcer pelos vizinhos sul-americanos.

Por Andrey Hugo(@Andrey_Hugo)