segunda-feira, 23 de junho de 2014

EUA 2 x 2 Portugal - Portugal erra muito, mas arranca empate no fim em jogo com domínio dos EUA

Para Portugal, era tudo ou nada. Já para os Estados Unidos, a partida não tinha ares de drama. Para o duelo, Paulo Bento não poderia contar com Fábio Coentrão (cortado por lesão), Rui Patrício (lesionado) e Hugo Almeida (lesionado) e promoveu as entradas de André Almeida, Beto e Hélder Postiga.
            O jogo entre as duas equipes começou com os lusos precisando sair pro jogo e assim fizeram. Em poucos minutos, os portugueses abriram o placar.Falha da zaga americana em cruzamento rasteiro e Nani balançou as redes.

            O 4-3-3 português que, sem a bola, se transformava em 4-4-2 com duas linhas de quatro, livrando Cristiano Ronaldo, que não estava 100%, de acompanhar o lateral direito, era o mesmo das eliminatórias europeias.

O frame abaixo mostra Meireles pelo meio e Moutinho aberto na esquerda, mas, na verdade, atuaram em posições trocadas. A imagem apresentou apenas uma troca momentânea. (Reprodução FIFA)
(Reprodução FIFA)

            A partir dos 15 minutos, os americanos cresceram na partida e criaram perigo nas bolas longas e na velocidade pelo lado direito com o interessante lateral Johnson.

Chances criadas pelos EUA no primeiro tempo: todas pela direita (via Stats Zone).

O gol não saiu, mas o time de Klinsmann demonstrava bons valores (Johnson, Zusi, Beckerman, etc), tinha boa atuação e merecia o empate. No 4-2-3-1 americano, muita fluência de jogo pelos lados de campo com saída de bola qualificada dos volantes.



Acuado, Portugal ainda perdeu Postiga lesionado e Paulo Bento colocou emcampo o fraco Éder, que teve desempenho desastroso. Os lusos, que há meses têm problemas quando precisam criar, sentiam falta de um Ronaldo mais saudável e um João Mourinho mais efetivo e não conseguiram encaixar o seu jogo reativo, rápido e vertical no contra-ataque.
            Na volta do intervalo, o lateral, improvisado na esquerda, André Almeida, foi substituído.Miguel Veloso foi para a posição e entrou como primeiro volante no seu lugar o promissor William Carvalho.
            Atrás no placar, os EUA continuaram pressionando e acuavam Portugal no campo de defesa. Os norte-americanos, que já mereciam o empate, marcaram aos 20 minutos em grande chute de Jones ‘do meio da rua’. A igualdade no placar era péssima para os comandados de Paulo Bento, que erraram muitos passes e, apesar das mudanças, falhava defensivamente pelo setor esquerdo. Na metade da segunda etapa, Dempsey virou para os Estados Unidos trazendo mais ‘justiça’ ao placar.
            Precisando pelo menos do empate, Paulo Bento apostou em Varela, que teve uma má temporada pelo Porto, na vaga de Raul Meireles. Os lusos foram para o ‘tudo ou nada’ e na base da pressão empataram com uma cabeçada do wingerportista após preciso cruzamento de Cristiano Ronaldo.
            O 2 a 2 apresentou uma equipe americana muito boa taticamente com muitas qualidades individuais e uma seleção portuguesa atrapalhada pelas inúmeras lesões e com sérias dificuldades pra ‘propor jogo’.


Por Pedro Ramos (@pedrohnramos)