quinta-feira, 26 de junho de 2014

Itália 0 x 1 Uruguai - A dramática classificação Uruguaia em Natal

Em Natal, na Arena das Dunas, em busca da classificação para as oitavas de final, Itália e Uruguai se enfrentaram. O duelo continha 06 títulos mundiais, 04 pelo lado dos italianos e 02 dos uruguaios. O jogo foi um bom duelo tático entre os técnicos Cesare Prandelli e Oscar Tabarez.

O jogo valia classificação. O empate classificava a Itália e quem vencesse se classificaria. O jogo começou muito truncado, amarrado, com muitas faltas. A Itália se posicionava no 3-5-2, com Barzagli, Bonucci e Chiellini formando a linha defensiva italiana. Já o Uruguai se organizava no 4-3-1-2, com Lodeiro armando as jogadas ofensivas uruguaias.

Os alas italianos (laterais de origem), Darmian e De Sciglio avançavam e voltavam para marcar os laterais uruguaios Martin Caceres e Arévalo Rios. Imobille e Balotelli estavam sozinhos no ataque, a bola não chegava. Faltava o armador, o homem de ligação em ambas às equipes. Pirlo tentava sair jogando, mas estava bem marcado. Enquanto Lodeiro sofria o mesmo pelo lado celeste.

No final da primeira etapa, os uruguaios criaram mais e buscaram mais o gol, enquanto os italianos buscavam ficar com a bola, mantendo a posse.

Itália bem parecida que no 1º tempo, no 3-5-2, com Pirlo na contenção, auxiliando na saída de bola. O Uruguai criava mais, a Itália defendia melhor e saia nos contra-ataques. Com muitos problemas técnicos, a Itália falhava na defesa e dava muita chance para o Uruguai, que desperdiçava e/ou falhava na conclusão. Aos 15’ da etapa final, Marchisio foi corretamente expulso, após uma entrada muito dura.

Após a expulsão, o Uruguai foi pra cima, buscando o gol, que daria a classificação para os uruguaios. O Uruguai usava os lados e buscava Cavani na área. Pelo lado direito, com Maxi Pereira e pela esquerda com Martin Cáceres. O Uruguai avançou seus jogadores e a Itália recuou de vez, apenas defendia e saia muito pouco para o ataque.

Após inúmeras bolas levantadas na área italiana, Godín subiu, cabeceou e abriu o placar, após um escanteio. Uruguai 1 x 0 Itália.

No final da segunda etapa, a Itália se lançou para o ataque e foi no famoso “abafa”, enquanto o Uruguai se defendia e saia no contra-ataque para matar o jogo.

No fim, Itália eliminada e Uruguai classificado.  



Por Daniel Barud (@BarudDaniel)