segunda-feira, 23 de junho de 2014

Nigeria 1 x 0 Bosnia - A eliminacao precoce de uma equipe que prometia

Uma das minhas maiores apostas a surpresa do Mundial era essa Bosnia de Susic. Time que jogava pra frente, buscava o gol a qualquer custo e jogava com uma vontade de encher os olhos. Nesses dois jogos, eles passaram longe disso. A eliminacao precoce aconteceu e tem seus motivos. Vejamos esse jogo contra a Nigeria, em que os times vieram escalados assim:


Como demonstrado no quadro acima, coloquei algumas situacoes que complicaram a defesa dos bosnios. No quadrado branco acima, representei o fator Lulic. O ponta esquerdo improvisado de lateral deu muitos espacos no setor e foi consequencia direta no gol dos africanos, em que Emenike caiu as suas costas numa de suas saidas da area e encontrou o outro jogador nigeriano ao meio da area para bater.

Acima, o frame mostrou mais um problema que gerou espacos na defesa dos bosnios. A referencia individual de marcacao no proprio lance do gol possibilitou a penetracao do meia centralizado na area deles.

Outra situacao interessante e muito notavel no jogo foi a passividade dos volantes do time de branco. A marcacao pouco firme de Besic e Medunjanin ajudou e muito para que as diagonais dos pontas nigerianos Musa e Odemwingie fossem feitas. Observe nesse lance como isso aconteceu claramente e quase resultou em mais um gol africano:



Dois times que se sentem confortaveis em atacar, mas que estavam pecando na qualidade do passe. Um jogo que fez relembrar muitos classicos de Brasileirao por aqui. Quando a Bosnia colocou a bola no pe e acertou esse fundamento saiu jogo, assim como no gol mal anulado de Dzeko:


Quando fizeram a bola circular, os Bosnios, na sua melhor caracteristica, fizeram acontecer. A bola partiu de Hajrovic na direita, que buscou a diagonal e passou para Misimovic ter a linha defensiva nigeriana de frente. Usando de sua maior qualidade, colocou a bola no pe do matador Dzeko, que fez, e teve seu gol mal anulado. Note como os meias nesse frame se mostram bem afunilados, gerando espaco para a subida dos laterais.

Apos o gol dos africanos, a Bosnia abusou das bolas aereas. Tentou por o bom Ibisevic, que por opcao do tecnico ficou no banco no inicio dos jogos, mas nao foi eficiente. A Nigeria assustava nos contrataques e chegava com forca para fazer o segundo. Ao fim do jogo, era notavel o abatimento dos bosnios, que viram uma equipe promissora ruir em dois jogos pouco inspirados. Coisas de Copa do Mundo!


Por Gabriel Daiha (@Gabriel_Daiha)