sábado, 21 de junho de 2014

Suiça 2 x 5 França - Transição ofensiva veloz faz nova vítima em Salvador

França e Suíça se enfrentaram na tarde desta sexta feira com confronto válido pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. As duas equipes venceram seus jogos na primeira rodada e buscavam, com a vitória, garantir suas vagas na próxima fase da competição.

A equipe francesa veio postada no seu tradicional 4-1-4-1 que realizava a saída de 3 com o recuo de Cabaye até a linha dos zagueiros. Em sua fase ofensiva buscava a transição rápida e, de posse da bola, contava com subidas alternadas dos laterais conforme o lado da jogada, chegada dos volantes, centralização dos wingers Benzema e Valbuena, com o primeiro se aproximando mais do centro avante Giroud e o segundo armando mais o jogo por trás dos atacantes, havendo ainda a constante troca de posições entre Giroud e Benzema. Defensivamente a equipe francesa era compacta, marcava por zona, realizava marcação pressão desde a saída de bola adversária e alternava entre o 4-1-4-1 e o 4-4-2 em linhas, abrindo assim Matuidi como winger esquerdo e liberando Benzema do trabalho defensivo.

Já a Suíça veio armada no seu também tradicional 4-2-3-1 que apostava no controle da posse de bola e sofria com com os espaços cedidos na entrada da área pelos seus volantes além da falha cobertura de Djorou, que tomou um banho de bola de Benzema. Em sua fase ofensiva a equipe suíça buscava controlar a posse de bola para tentar encontrar buracos na defesa francesa através da movimentação do seu quarteto ofensivo. A equipe também buscava constantemente criar suas jogadas principalmente pelo lado direito, com as ultrapassagens de Lichtsteiner, além do apoio de Shaqiri e Xhaka. Defensivamente a equipe compactava-se em um 4-4-2 em linhas que tinha o meia Xhaka e o atacante Mehmedi como wingers, marcava por zona além de marcar pressão desde a saída de bola da equipe francesa.

Equipes em suas formações iniciais: França no 4-1-4-1 e Suíça no 4-2-3-1

Logo aos 8 minutos a equipe Suíça teve uma baixa: o zagueiro Von Bergen saiu contundido para a entrada do experiente Senderos. O primeiro tempo começou equilibrado com as duas equipes marcando forte no meio campo. Porém, logo a equipe francesa passou a dominar as ações, principalmente após o seu primeiro gol com Giroud cabeçeando forte após cobrança de escanteio. Sofrendo forte marcação os volantes suíços simplesmente não conseguiam sair jogando, com a ligação defesa-ataque tendo que ser feito por vezes através de ligação direta. 
No detalhe movimentação francesa em sua fase ofensiva: Centralização dos wingers, apoio do lateral do setor e chegadas de dois volantes do trio de meio campo

Os outros dois gols franceses no primeiro tempo saíram da maneira que a equipe mais gosta, através de transição rápida. Primeiro com Matuidi após roubada de bola de Benzema no meio de campo, e depois com Valbuena recebendo cruzamento de Giroud em contra-ataque obtido ainda no campo de defesa francês, após cobrança de escanteio da seleção Suíça. A equipe francesa utilizou muito o lado esquerdo do seu ataque no primeiro tempo se aproveitando dos espaços que eram gerados pelas subidas de Lichtsteiner.
Mapa de calor da seleção francesa mostra como a equipe teve presença mais constante no campo de ataque pelo lado esquerdo que tinha Benzema, Giroud, Matuidi e Evra caindo pelo setor

No intervalo o treinador da Suíça tirou o volante Behrami, que teve uma atuação muito ruim não conseguindo nem dar grande proteção à zaga nem fazer a ligação defesa-ataque, por Dzemaili.

O segundo tempo começou com uma mudança de postura da equipe suíça, com a mesma passando a compactar melhor no campo de ataque e trabalhando mais a bola buscando buracos na defesa francesa, porém, a mesma só conseguia criar perigo através de chutes de longa distância. Já a França passou a marcação pressão a partir do meio campo seguia saindo em velocidade aproveitando os buracos gerados pelo avanço da defesa suíça levando perigo.

A entrada de Pogba no lugar de Giroud definiu a segunda linha de quatro da equipe francesa que contava com Sissoko e Matuidi abertos, deixando Benzema e Valbuena mais adiantados que, sem a bola, ficavam abertos e quando a equipe recuperava a posse centralizavam. E poucos minutos após a sua entrada Pogba lançou Benzema ás costas da defesa, marcando o quarto gol da equipe francesa, matando psicologicamente a seleção suíça que pareceu se entregar à goleada. Após os gols ainda houveram mais duas substituições por parte da seleção francesa: saíram Sakho e Valbuena e entraram Kolscieny e Griezmann, mantendo a estrutura da equipe.

A seleção da Suíça, que ainda realizou mais uma alteração entrando Drmic no lugar de Seferovic, ainda conseguiu marcar dois gols, primeiro de falta com Dzemaili e depois com Xhaka após rebote, sem porém conseguir esboçar uma reação para buscar o empate.
Equipes no final do jogo: França no 4-4-2 em linhas e Suíça no 4-2-3-1

A seleção francesa, que praticamente se garantiu na próxima fase, apresentou uma atuação muito consistente, mostrando que tem futebol para chegar longe nessa copa. Já a seleção da Suíça conseguiu diminuir o prejuízo por conta dos dois gols marcados, porém, necessita vencer na próxima rodada além de torcer para um empate ou derrota do Equador para passar de fase e mostrar melhor futebol se quiser ir além de, se conseguir se classificar, uma fase de oitavas de final.

Por Andrey Hugo(@Andrey_Hugo)