segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Vasco vence mais uma na Série B

Em São Januario, o Vasco recebeu o Ceará, pela 16ª Rodada da Série B. Vice-líder e líder, respectivamente, se enfrentaram e não fizeram um jogo como se esperava do melhor ataque da Série B, Ceará diante da melhor defesa, Vasco. Tivemos os comandados de Adílson Batista, enfrentando os comandados de Sérgio Soares. Um bom duelo tático. 

O jogo começou truncado, sem espaços, nervoso, com o Vasco propondo o jogo. O Ceará buscava sempre o contra-ataque. Vasco com a bola, no 4-4-2, com blocos médios, variando para blocos altos. A armação das jogadas era feita com Dakson na esquerda e Douglas na direita. Kléber e Guilherme Biteco se movimentavam na frente, enquanto Guiñazu e Fabrício davam consistência ao meio campo cruzmaltino. O Vasco criava mais, propunha o jogo, tomava a iniciativa, com objetividade, pelos lados com Carlos César na direita, pelo meio com Douglas e na esquerda com Marlon.

Já o Ceará, veio ao Rio, fechadinho, buscando uma bola. Buscava o contra-ataque, se organizava no 4-4-2, com Magno Alves e Bill na frente e Nikão e Ricardinho na armação dos contra-ataques, na direita e esquerda, respectivamente. Enquanto isso, João Marcos e Eduardo eram os volantes, na contenção da zaga cearense. O Vozão se organizava em blocos médios, com pouca variação para blocos baixos. O problema cearense era nas entre-linhas e na saída de bola. O time até que se compactava bem, não dava espaços para o Vasco penetrar, mas falhava na saída de bola e no meio campo.

Aos 17’ do primeiro tempo, pênalti para o Vasco. Douglas cobrou e perdeu. De tanto insistir, aos 21’ da primeira etapa, a equipe cruzmaltina marcou. Marlon foi a linha de fundo, cruzou, Luis Carlos espalmou e Kléber abriu o placar em São Januário. Daí a diante, o Vasco manteve o ritmo, não deu chances para o Vozão criar oportunidades ofensivas nos contra-ataques, criava mais, pelos lados, com mais posse de bola.

Na primeira etapa, o Ceará pouco assustou o Vasco, que criou mais, teve mais oportunidades. Ceará perdeu o meio-campo, com pouca mobilidade e velocidade, muito defensivo, marcou mais, criou pouco. No Vasco prevaleceu o regular sistema defensivo, o melhor da Série B, que marcou bem e não deu chances para o Ceará, que não fez valer seu poder ofensivo, o melhor ataque da Segundona.


Na segunda etapa, o Ceará fez uma substituição. Nikão saiu e entrou Michel. A equipe melhorou o meio-campo, porém não teve efetividade para criar as oportunidades. Aos 11’ da etapa final, Douglas selou a vitória carioca, em cobrança de falta perfeita. 2 a 0. Daí em diante, o Vasco manteve o ritmo do jogo, dominou a partida, criou outras chances e venceu mais uma na Série B e está invicto a 14 jogos. 


Por Daniel Barud (@BarudDaniel)