segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Cruzeiro 3 x 0 Santos - Cruzeiro forte dentro de casa, aproveitou as chances criadas e voltou a liderança

Jogo no Mineirão. Valia a liderança para o Cruzeiro, que havia perdido ela no sábado para o Internacional. Já o Santos teria a chance de encerrar a sequência de 2 derrotas consecutivas e se aproximar do G-4.

O Cruzeiro venho no 4-2-3-1 de sempre, com muita movimentação, e infiltrações de Ricardo Goulart. Marcelo Oliveira optou em escalar Willian invés de Marquinhos muito por conta de sua recomposição, porque pelo seu lado joga o ofensivo lateral-direito santista, Cicinho. Marcou a equipe do Santos, em duas linhas de 4, deixando Ricardo Goulart e Marcelo Moreno para fazer pressão na saída de bola. Marcava em bloco médio/alto, por zona, fazendo a basculação para o lado da bola.

Já o Santos venho no 4-3-3, com muita velocidade pelos lados, com os atacantes Thiago Ribeiro e Robinho. Marcou em duas linhas de 4, com Thiago Ribeiro pela esquerda e Lucas Lima pela direito. Marcação em bloco médio, com encaixes individuais curtos por setor. Com a posse, Robinho e Lucas Lima revezavam entre direita e centro.

Oswaldo de Oliveira sabendo que estava enfrentando uma das melhores times do campeonato, preparou uma isca. Robinho dava confiança a Egídio marcando ele de longe até o meio campo. Depois, jogava nas suas costas aproveitando os contra-ataques.

Percebendo isso, Marcelo Oliveira fez com que quanto Egídio subisse ao ataque, Lucas Silva ocupava o espaço no setor esquerdo da defesa, fazendo a cobertura.


No intervalo, Oswaldo Oliveira fez duas substituições: Saiu Bruno Uvini machucado e entrou o jovem Naílson, Também, buscando dar mais velocidade ao time, saiu Leandro Damião e colocando Rildo, trazendo Robinho para jogar como falso nove.

Mas, logo aos 2 minutos, a estratégia de Oswaldo foi destruída. Ricardo Goulart fez o gol e desestabilizou o time do Santos. 

Aos 16 minutos do segundo tempo, Marcelo Oliveira colocou mais fôlego na equipe: Tirou Marcelo Moreno e colocou Julio Baptista, e tirou o jovem Mayke e colocou o experiente Ceará.

No finalzinho da partida, aos 42 minutos do segundo tempo, Julio Baptista fez o gol e decretou a vitória ao Cruzeiro, que reassumiu a liderança.


O campinho de movimentação mostra que Lucas Silva jogou bastante pela esquerda, fazendo a cobertura de Egídio ( Imagem Footstats)
O campinho de movimentação mostra que Robinho jogou muito mais pela direita, mas teve momentos do jogo que jogou pelo meio também. ( Imagem Footstats)

Cruzeiro mostrou que tem muita força no Mineirão, e que tem muitas chances de levantar novamente o caneco. Já o Santos mostra que será um time com Robinho que terá muita força pelos lados e muita velocidade, mais ainda com a volta de Gabigol.

Por Otavio Martins