terça-feira, 23 de setembro de 2014

Corinthians é mais sólido e vence São Paulo "Low-Profile"

Corinthians e São Paulo fizeram um bom clássico na Arena Corinthians. Um clássico em que a maior "fome"corintiana conseguiu proporcionar a equipe virar o placar e conseguir a vitória.

O Corinthians veio a campo no seu habitual 4-2-3-1, que sem a bola tornava-se um 4-4-1-1 sem a bola. A equipe tinha Bruno Henrique realizando bem a transição defesa-ataque e propondo mais o jogo, mas só conseguia acelerar com sua trinca de meias, principalmente quando Danilo e Renato se procuravam e invertiam de posição buscando jogar no espaço entre-linhas do São Paulo,além é claro das diagonais de Malcom que constantemente fechava e encostava em Guerrero.

Corinthians posicionado no 4-2-3-1 (Reprodução: Rede Globo)


O Corinthians se utilizava de curta compactação em sua fase defensiva, com todos os homens atrás da linha da bola, marcava por zona, e realizava marcação pressão quando a bola chegava nos laterais ou nos volantes da equipe são paulina. Esse cenário não alterou-se mesmo depois do gol sofrido no início da partida, causando assim dificuldades a saída de bola adversária, que era lenta e muitas vezes necessitava da ligação direta para sair com rapidez de seu campo defensivo.

Corinthians realizando marcação avançada, fechando linhas de passe e forçando o São Paulo sair através do "chutão" (Reprodução: Rede Globo)


Quando tinha a bola o Corinthians realizava a sua transição defesa-ataque pelo chão com eficiência através do volante Bruno Henrique, e tinha seus dois laterais chegando simultaneamente, aproveitando os espaços pelos lados deixados pelas centralizações e diagonais dos wingers da equipe, além de uma movimentação diferente de Guerrero em relação aos últimos jogos, com o mesmo passando a abrir pela esquerda somente quando tinha a bola. Porém a equipe tinha problemas para furar as compactas linhas de 4 da equipe do São Paulo, conseguindo levar algum perigo somente quando Danilo e Renato se aproximavam e trocavam passes buscando envolver a defesa adversária.

Típica jogada de transição ofensiva do Corinthians. O winger realiza a diagonal, abre o corredor para o lateral avançar, e, se valer de jogadas de ultrapassagem e linha de fundo para se chegar a meta de Dênis. (Reprodução: Rede Globo)

Guerrero foi peça fundamental para a vitória Corinthiana. O camisa 9 da Fiel se movimentou e abriu espaços para que houvesse infiltrações no compacto sistema defensivo tricolor. No lance, Rafael Tolói saiu para dar o bote em Guerrero, ele falhou, e abriu um buraco que permitiu que Renato Augusto infiltrasse, faltou cobertura por parte do jogador mais próximo do setor,  e foi assim que o Corinthians foi chegando aos caminhos do gol. (Reprodução: Rede Globo)

A movimentação entre Danilo e Renato Augusto também foi fundamental para que o Corinthians criasse brechas na defesa Tricolor. (Reprodução: Rede Globo)


O segundo tempo teve novamente um Corinthians melhor, trabalhando mais a bola e buscando chegar mais pela direita, através da dupla Fágner-Malcom. Porém a equipe corintiana seguiu tendo problemas para furar as linhas defensivas da equipe são paulina,  com a equipe passando a utilizar a ligação direta às costas da defesa adversária como recurso, recurso esse que mais levava perigo a meta adversária.

O início de jogo do São Paulo foi perfeito, apesar da pressão inicial do Corinthians, com o gol de Souza. O Tricolor Paulista, após o tento marcado pelo camisa 5, se fechou no 4-4-1-1 onde Kardec voltava mais que o inerte Luis Fabiano, cedendo o campo e a posse ao Corinthians.

São Paulo compacto no 4-4-1-1. (Reprodução: Rede Globo)

O Corinthians tinha dificuldades para penetrar na área tricolor, mas, através de erros pontuais cheios de desatenção por parte da retaguarda Tricolor, ainda mais com um Antônio Carlos hesitante e sem ritmo de jogo, e de movimentação para abrir espaços, conseguiu a vitória, ainda mais que o São Paulo não propôs o jogo como nas últimas partidas, e que não soube concluir quando teve chances, e que demorava para tomar suas decisões quando tinha a bola, o que dava tempo para que o Corinthians recompusesse o sistema defensivo, e retomasse a pelota.

No final do jogo, restou ao São Paulo, de modo desorganizado, no 4-4-1 (o mesmo esquema do Corinthians ao final do jogo, ambos com um a menos), buscar o empate na Arena Corinthians, mas foi em vão.

O Corinthians foi premiado pela insistência de vencer, e o São Paulo foi penalizado pela preguiça e desatenção.

Ambos os times posicionados no 4-4-1. O São Paulo foi mais desorganizado no "abafa", e tampouco conseguiu de fato chegar a meta de Cássio.


Por Diogo R. Martins (@diogorm013)
e Andrey Hugo