segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Especial Atletiba- As peças mais utilizadas: Atlético-PR

Weverton
Titular incontestável. Como nenhum reserva apresenta um nível técnico próximo a Weverton e como ele está passando por uma fase individual muita boa, o camisa 12 é o titular da meta rubro-negra. Taticamente, este goleiro é o responsável em cobrar os tiros-de-meta e repor a bola em direção a um dos atacantes do Atlético-PR, já que a altura de todos os meio-campistas do Furacão não é muito acima da média.

Como Weverton cobra os tiros-de-meta em direção a Marcelo, Douglas Coutinho ou Dellatorre, Marcos Guilherme troca de posição rapidamente com o jogador da referência do ataque rubro-negro para que o camisa 10 possa realizar a mesma movimentação dos demais. Os tiros-de-meta são cobrados em direção destes jogadores porque são mais altos e, também, para que qualquer resvalada sobre para os outros demais jogadores ofensivos que se movimentarão em direção do jogador do Atlético-PR que vai cabecear a bola. Desta maneira, aumentando as chances de manutenção da bola pelo Furacão.

Sueliton ou Mário Sérgio
Independentemente do lateral que for escalado inicialmente, ambos realizam com eficiência as funções defensivas e ofensivas do lateral-direito que Claudinei Oliveira pede. Tanto Sueliton quanto Mário Sérgio fazem rapidamente a diagonal defensiva, atacam alternadamente em relação a Willian Rocha e, por fim, “disputa” espaço pelo lado com Marcelo ou Douglas Coutinho.

Ofensivamente e assim como Willian Rocha, Sueliton ou Mário Sérgio só ataca até a intermediária ofensiva. Já que no terço ofensivo do Furacão, Marcelo ou Douglas Coutinho costumeiramente atacam abertos pelo lado e impedem a projeção do lateral-direito (Reprodução: Sportv).

Defensivamente, tanto Sueliton quanto Mário Sérgio realiza rapidamente a diagonal defensiva, assim como mostra o flagrante anterior. Pois, na imagem, como Cleberson saiu “na caça” e perdeu a bola, Mário Sérgio já iniciara a diagonal defensiva para cobrir o setor deixado pelo seu companheiro (Reprodução: Sportv).

Gustavo
Desde que chegou ao Atlético-PR, o zagueiro é titular do lado direito central da equipe. A experiência no futebol e por Claudinei Oliveira já conhecesse pelo tempo que passou no Paraná Clube, Gustavo passou a ser um dos líderes da linha defensiva do Furacão. Apesar de já ter muitos anos no futebol, este zagueiro apresenta pouca qualidade no passe e, assim, fazendo com que o time sai muitas vezes através dos lançamentos de Weverton.

No flagrante, percebe-se Gustavo no lado direito central da defesa rubro-negra (Reprodução: Sportv).

Cleberson
Apesar de tantas falhas individuais antes da chegada de Claudinei Oliveira, Cleberson se mantém como titular da equipe. Mas assim como foi no seu auge técnico, este zagueiro voltou a atuar pelo lado esquerdo central da defesa do Atlético-PR. Por voltar onde mais se destacou, Cleberson diminuiu a quantidade de falhas individuais, mas também ao seu redor, o poder defensivo da equipe aumentou (antes ele tinha Léo Pereira e Natanael, e agora tem Gustavo e Willian Rocha). Assim como Gustavo, Cleberson também não apresenta muita qualidade no passe e, assim, propiciando ainda mais a equipe em sair para o jogo através de lançamentos.

Na imagem acima, nota-se Cleberson pela esquerda central da defesa do Furacão.

Willian Rocha
Desde a chegada de Claudinei Oliveira, Willian Rocha passou a receber mais chances no time. Começou entrando nas partidas, mas desde o 2° jogo deste técnico, este jogador passou a ser titular. Iniciou como zagueiro, mas depois que Gustavo chegou ao Atlético-PR, Willian Rocha passou a jogar na posição que aprendeu a jogar, em 2012, pelo Sport, que é a lateral-esquerda. Como o lateral-direito da equipe, o da esquerda também pouco avança até a linha de fundo adversária. Deste modo, Willian Rocha teve pouco para se adaptar a nova posição, pois ele é zagueiro de origem. 

Assim como Natanael, Willian Rocha sofre com a mesma “disputa” por espaço com outro jogador do Atlético-PR aberto pela esquerda. No flagrante anterior, percebe-se Natanael tendo Marcelo a sua frente e, assim, fazendo com que a bola retornasse até João Paulo (Reprodução: Sportv).

Deivid
Titular com todos os técnicos que passaram pelo Atlético-PR neste ano. Deivid é um dos jogadores do Campeonato Brasileiro que mais desarmou, mas, durante os jogos, só acerta os passes mais simples e se complica nos demais. Independente disso tudo, o camisa 5 rubro-negro realiza funções peculiares em campo. Em ação defensiva, este volante inicia ao lado do outro volante da equipe, mas com o decorrer da jogada adversária, Deivid ou se projeta à frente formando um 4-1-4-1 ou se desprende do alinhamento da volância partindo para uma perseguição longa do jogador que está marcando. Já ofensivamente, Deivid se projeta à frente, porém poucas vezes se apresenta como opção de passe curto, pois não consegue se desmarcar.

No flagrante acima, percebe-se Deivid posicionado corretamente posicionado para a sua posição: na direita pelo centro da dupla de volantes da equipe (Reprodução: Sportv).

Em alguns momentos defensivos, Deivid se desalinha do outro volante da equipe e faz o Atlético-PR se posicionar defensivamente no 4-1-4-1, assim como a imagem anterior demonstra (Reprodução: Sportv).

Já enquanto o time adversário vai avançando no campo ofensivo do Furacão, Deivid passa a perseguir o jogador que está marcando. Mesmo que esta perseguição causa para o seu time a desocupação do setor onde ele deveria estar. Devido a esta desocupação, o Fluminense realizou o seu primeiro gol na equipe, na época treinada por Doriva (Reprodução: Sportv/ PFC).

João Paulo ou Hernani
O primeiro recebeu as primeiras chances como titular da “Era Claudinei Oliveira”, porém o segundo está pedindo passagem nos 11 iniciais. Ambos se posicionam na esquerda do centro de volantes da equipe, mas de diferente, João Paulo auxilia mais na saída de bola em campo defensivo e Hernani realiza mais facilmente a transição do campo de defesa para o do ataque. Os dois se completariam, mas só um ou outro atua como titular.

No flagrante acima, nota-se João Paulo se aproximando dos zagueiros do time para iniciar a saída de bola da equipe (Reprodução: Sportv).

Já nesta imagem, as áreas de atuações mais comuns entre os dois foram representadas. A cor azul está representando a área de João Paulo –note como ele auxilia na saída de bola entre os zagueiros e atua até próximo do círculo central- e de vermelho a área de atuação de Hernani –perceba como Hernani não auxilia tanto na saída de bola, mas consegue transferir a bola do campo defensivo para o ofensivo e, ainda, permanecer com ela até a intermediária ofensiva.

Marcos Guilherme
O camisa 10 do Atlético-PR realiza com mais rendimento na função de meia-atacante, porém em algumas partidas, Marcos Guilherme também é utilizado como meia central. A condução com a bola em velocidade e o recebimento da mesma em projeção são as principais características deste jogador, mas que dependendo do andamento do jogo, elas são poucas vezes utilizadas por ele. Este meia atua aberto em qualquer das posições de meia do 4-2-3-1 e também como meia central dos esquemas com “1” (como 4-3-1-2 e 3-4-1-2).

Contra o Internacional, Marcos Guilherme atuou como meia aberto pela esquerda (Reprodução: Sportv).

Já contra o Grêmio, Marcos Guilherme atuou na posição do “1” no 3-4-1-2 do Atlético-PR (Reprodução: Sportv).

Marcelo
A revelação do Campeonato Brasileiro de 2013 ainda não deslanchou em 2014. Com todos os outros três técnicos que o Atlético-PR teve neste ano, Marcelo freqüentemente foi utilizado aberto pela direita no trio de meias do 4-2-3-1. Diferentemente do que foi 2013 e agora em algumas vezes com Claudinei Oliveira, já que nestes períodos, este atacante jogou e joga na posição de atacante. Uma vez que Marcelo não compõe corretamente o sistema defensivo quando a bola está no lado oposto do campo, ele ser utilizado como atacante parece ser mais propício e o atual técnico do Furacão tem percebido isto.

Aberto pela direita, Marcelo já recebe na região do campo onde mais consegue driblar, porém o seu marcador já está próximo a ele e no setor defensivo de sua preferência (Reprodução: Sportv/ PFC).

Já no ataque, Marcelo parte do centro para a direita e com esta movimentação, ele explora as costas do lateral-esquerdo adversário e retira o zagueiro adversário que está marcando-o da sua “zona de conforto”. Com isso, o atacante do Atlético-PR realiza mais facilmente os seus dribles longos (Reprodução: Sportv/ PFC).

Douglas Coutinho
Aclamado atualmente pela torcida atleticana, Douglas Coutinho tem recebido freqüentes oportunidades no time titular do Furacão. Mas também pudera, ele é o artilheiro da equipe no Campeonato Brasileiro. Assim como Marcelo, Douglas Coutinho também apresenta dificuldades em compor corretamente o sistema defensivo da equipe. Deste modo e assim como seu companheiro de equipe, Coutinho tem sido constantemente utilizado na referência do ataque do Atlético-PR por Claudinei Oliveira. Quando este jogador não joga centralizado, ele atua aberto em dos lados do trio de meias do time.

Como Douglas Coutinho compõe mal defensivamente, ele freqüentemente é utilizado na referência do ataque, assim como está mostrando o flagrante acima (Reprodução: Sportv/ PFC).

Já quando o Atlético-PR atua no 4-2-3-1, assim como mostra o flagrante anterior, Douglas Coutinho, apesar da sua dificuldade defensiva, atua aberto em dos lados do campo (Reprodução: Sportv/ PFC).

O 11° jogador
Claudinei Oliveira tem variado o esquema e o modo de atuar de acordo com o mando do campo das partidas. Quando o Atlético-PR atua na Arena da Baixada, o 4-2-3-1 é o esquema utilizado e com a intenção de propor o jogo. Desta maneira, Bady e Dellatorre são os mais cotados para a 11ª vaga do time titular. Já quando o jogo é fora dos domínios rubro-negros, o Furacão procura atuar de forma reativa e em esquemas mais compactados, assim como foram os casos do 5-4-1-2 e do 4-4-2 em linha. Nestas situações, Natanael ou um jogador com características mais defensivas é cotado para a 11ª vaga do time titular.

Na Arena da Baixada, o esquema utilizado é o 4-2-3-1 e procurando propor o jogo. No caso da partida contra o Palmeiras, Dellatorre iniciou como titular (Reprodução: Sportv/ PFC).

Já fora de Curitiba, o Furacão joga reativamente e com o sistema defensivo mais compactado. No caso do jogo contra o Cruzeiro no Mineirão, Natanael foi o escolhido entre os titulares (Reprodução: Sportv/ PFC).

Por Caio Gondo (@CaioGondo)