terça-feira, 30 de setembro de 2014

Especial Atletiba- Sistema defensivo: Coritiba

No último tema do “Especial Atletiba” foram abordadas as peças mais utilizadas de cada equipe e as suas funções táticas no time. Agora como no segundo tema deste especial tático, o sistema defensivo será objeto de estudo. Assim como foi na primeira parte, o primeiro time abordado será o Coritiba por ser o mandante do clássico.

O sistema defensivo coxa-branca inicia com a maioria dos jogadores de frente realizando lenta troca de ação de jogo. Porém um deles pressiona o adversário com a bola para todos os outros se posicionem em bloco médio para o início da marcação organizada da equipe.


Com o time já posicionado na intermediária ofensiva, os jogadores do Coritiba passam a formar um 4-3-3 compactado em curto espaço. Este 4-3-3 altera para o 4-1-4-1 de acordo com o avanço da bola em campo defensivo e com os recuos dos atacantes pelos lados do campo. Mas mesmo variando o posicionamento defensivo, a curta compactação e o balanço defensivo para o lado da bola são constantes no sistema defensivo do Coxa.

Com os jogadores organizados na intermediária ofensiva para iniciar a marcação, o posicionamento da equipe se confunde e pode ser considerada 4-3-1-2 ou 4-3-3, devido ao posicionamento próximo de Alex em relação aos meio-campistas. Porém com a bola recuando em campo defensivo adversário, o Coritiba sobe em bloco, mantém a curta compactação e balança corretamente defensivamente para o lado da bola –assim como mostra a imagem adiante (Reprodução: Bandeirantes):

Já com a bola recuando em campo defensivo adversário, o 4-3-3 da equipe fica mais nítico, pois os três atacantes se desprendem dos três meio-campistas do time. Este desprendimento acontece porque o Coritiba sobe a marcação, há o avanço conjunto das linhas da equipe e o balanço defensivo para o lado da bola acontece. Este último é percebido pelo posicionamento de Dudu. Pela imagem, perceba que ele “abandonou” o lateral-esquerdo do Sport para balançar defensivamente para o lado esquerdo, que é o lado onde a bola estava (Reprodução: Sportv/ PFC).

Agora com a bola na intermediária defensiva, o Coritiba passa a se posicionar defensivamente no 4-1-4-1, conforme o flagrante acima. Já que os atacantes recuam marcando os laterais adversários. Porém nem sempre o desenho do 4-1-4-1 é formado, pois o 4-5-1 também é utilizado defensivamente pelo Coxa (Reprodução: Bandeirantes). 

Neste jogo contra o Flamengo, Dudu e Zé Love voltaram marcando somente os laterais e, defensivamente, o Coritiba posicionou no 4-5-1, assim como mostra a imagem anterior (Reprodução: Rede Globo).

A marcação de quase todos os jogadores que formam o sistema defensivo do Coritiba é por zona, já que somente os atacantes marcam individualmente os laterais adversários. Estes dois tipos de marcação entram em “conflito” em alguns momentos defensivos da equipe, pois há momentos onde o trio de meio-campistas balança lateralmente e defensivamente para o lado da bola mesmo havendo um dos atacantes do Coxa no setor. Este “conflito” gera uma coluna de três jogadores coxa-branca marcando o lado do campo.

Assim como mostra o flagrante acima, percebe-se os atacantes marcando individualmente os laterais adversários (marcações estas representadas pela cor azul), enquanto que o restante está marcando por zona. Esta marcação zonal é caracterizada pela quantidade de jogadores do Flamengo sem um jogador do Coritiba muito próximo (Reprodução: Rede Globo).

Pela imagem anterior, nota-se os três meio-campistas balançando defensivamente para o lado da bola. Já que Robinho está a caminho de fazer a marcação à frente de Carlinhos, enquanto que Helder e Rosinei estão começando a centralizar para fechar o centro à frente de Wellinton e Leandro Almeida (Reprodução: Bandeirantes).

Já neste flagrante do jogo contra o Flamengo, os três meio-campistas também balançaram defensivamente para o lado da bola (Robinho pela direita, Helder e Gil pelo centro). Porém, no caso da situação flagrada, Dudu já estava marcando o setor. Pode ser que os meio-campistas do Coritiba tenham ido devido à quantidade de jogadores do time adversário no setor da bola (Reprodução: Rede Globo).

O caso deste flagrante é parecido taticamente em relação ao anterior. Os três meio-campistas do Coritiba balançaram defensivamente para o lado da bola, mesmo havendo o atacante aberto marcando no setor. Com um dos meio-campistas (Rosinei), o atacante aberto (Joel) e mais Norberto, o Coxa realizou uma marcação tripla no setor, gerou superioridade numérica, mas um pouco desorganizada. Já que há três jogadores marcando praticamente o mesmo setor. Isso acontece devido ao “conflito” de marcação por zona e individual destes jogadores próximos (Reprodução: Bandeirantes).

Em relação ao modo de marcar nos escanteios defensivos, o Coritiba marca com dois jogadores na zona da primeira trave e os demais marcando individualmente os adversários. A marcação individual é boa, pois os defensores sempre de olho dos adversários e os acompanham, mas, por outro lado, os defensores podem ser levados para qualquer lugar da área através da movimentação adversária.

Em escanteios defensivos, o Coxa marca com dois jogadores por zona na primeira trave (marcações representadas pelos círculos amarelos) e o restante marcando na individual (marcação representada pelos traços azuis) (Reprodução: Sportv/ PFC).

Por Caio Gondo (@CaioGondo)