domingo, 28 de setembro de 2014

O futebol moderno foi a tônica do confronto de tricolores no Morumbi

O duelo de tricolores no Morumbi foi muito interessante taticamente, principalmente porque mostrou algumas nuances táticas do futebol moderno, principalmente pelo lado dos comandados de Cristóvão Borges.

O Tricolor das Laranjeiras se posicionava no 4-2-3-1, e, sem a bola, mostrava compactação invejável, com todos os jogadores no campo de defesa, procurando fazer superioridade numérica com 3 a 4 jogadores no setor em que era atacado pelo rival, com a linha de defesa muito avançada, e, muitas vezes procurando fazer a linha de impedimento, o que muitas vezes deu certo quando o Tricolor Paulista procurava penetrar na área de Diego Cavalieri.

4-2-3-1 do Fluminense, com compactação invejável, fechando os espaços e linha de impedimento, percebe-se, que, no setor em que a bola era trabalhado pelo time do São Paulo, tem quatro jogadores do Fluminense próximos a bola, matando as opções de passe e os espaços para penetração e obrigando o time mandante a voltar ao jogo para os defensores. Faltou movimentação do Tricolor Paulista para furar a última linha do Tricolor Paulista, principalmente por parte do chamado "quadrado mágico", mas, quando houve essa dita movimentação, o Tricolor Paulista levou perigo a Diego Cavalieri. (Reprodução: PFC/SporTV)

Numa das chances de perigo criadas pelo São Paulo, houve a movimentação do quarteto ofensivo do São Paulo para abrir espaços efetivos de jogo. Souza, o volante do passe de transição, passa para Ganso, que puxa a marcação do lateral esquerdo do Fluminense, enquanto que Alan Kardec puxa a marcação de outro zagueiro, abrindo espaço para Kaká infiltrar em diagonal, as costas de Bruno, no seguimento do lance, o camisa 8 do Tricolor Paulista perdeu a chance. Caprichar na finalização também é preciso para que o São Paulo volte a vencer. (Reprodução: PFC/SporTV)


O São Paulo se posicionava no 4-4-2 britânico dos últimos jogos, com Ganso e Kaká fechando pelos lados, com as linhas tricolores balançando para o lado da bola. A compactação também esteve presente pelos lados do São Paulo, tanto que no primeiro tempo, o Fluminense também não conseguia infiltrar na área defendida por Rogério Ceni. 

Cristóvão Borges pedia constantemente para que o time tocasse a bola rapidamente como nos últimos jogos, e foi assim que a vitória do Fluminense foi obtida, através da velocidade exigida no futebol atual, aliada a disciplina tática, compactação e ao talento de jogadores como Conca, que decretou a vitória do Tricolor das Laranjeiras no final, com um belo gol de falta, sem contar a assistência para o gol de Fred.

As entradas de Luís Fabiano e Osvaldo pouco acrescentaram ao Tricolor Paulista, que pouco conseguia infiltrar na área do Fuminense no fim do segundo tempo, apesar de Luis Fabiano ter procurado se movimentar e ter mostrado vontade de vencer, o que falta ao time do São Paulo atualmente, assim como a já dita movimentação para criar espaços e voltar ao caminho das vitórias. 

São Paulo posicionado no 4-4-2 britânico, com as famosas duas linhas de quatro. (Reprodução: PFC/SporTV)



Por Diogo R. Martins (@diogorm013)