domingo, 21 de setembro de 2014

O líder segue intacto: Análise tática e flagrantes de Levante 0x5 Barcelona

A equipe catalã, comandada por Luis Enrique, ampliou esta noite em Valencia sua sequência de vitórias, dessa vez de forma demolidora. Com todos os 12 pontos possíveis, e sem sofrer um gol sequer, os culés seguem avassaladores no ataque, e com uma eficácia defensiva invejável.
O Levante no 4-1-4-1 e o Barcelona no 4-3-3.
A equipe do Levante veio inicialmente em um 4-1-4-1. Na fase defensiva, possuía bloco baixo, compactação média e marcação zonal, realizando encaixes curtos no setor da bola. Sua fase ofensiva prezava as bolas longas e o contragolpe nos espaços deixados pelos laterais, onde buscavam principalmente Morales.

O Barcelona inicialmente exibiu um 4-3-3. Defensivamente, jogava em bloco alto, com alta compactação e marcava em zona, procurando exercer pressão desde a saída de bola adversária. Na fase ofensiva, valorizava a posse da bola e a circulação com passes curtos, e possuía laterais abertos e subindo constantemente ao ataque, enquanto os atacantes extremos jogavam próximos do centro. Messi não se mantinha fixo, ocasionalmente recuando ao meio-campo para armar o jogo, atraindo os marcadores e gerando espaço que era usado pelos seus companheiros de ataque. Seus passes e sua movimentação foram essenciais para a obtenção da vitória sobre a equipe valenciana.  

O domínio azulgrana foi perceptível desde o início, e apesar de um jogo intenso, foi baixo o número de finalizações nos 30 primeiros minutos. O Levante teve uma grande chance em contragolpe liderado por Morales, que pela direita encontrou espaço e cruzou rasteiro para o meio, onde Rakitic milagrosamente impediu a conclusão de Casadesús. O ponto central do primeiro tempo foi a ação do primeiro gol, com Lionel Messi, saindo da referência de ataque para a intermediária, onde recebeu passe de Busquets, aguardou o momento certo e lançou de forma impecável para Neymar, que superou o goleiro Jesús e concluiu. Messi ainda sofreu e desperdiçou um tiro penal, onde inexplicavelmente Vyntra foi expulso. A partir da expulsão, Camarasa ocupou o lugar de Vyntra na zaga, enquanto Simão Mate ficou ao lado de Diop no 4-4-1 que se formou a partir daquele momento. Dois minutos depois, um zapatazo de Ivan Rakitic de fora da área ampliou o placar, e praticamente definiu a vitória. O Barcelona foi para o vestiário com 76% de posse de bola, contra 24% do Levante.
No lance do primeiro gol, Messi recua para a intermediária, recebe a bola, e se atenta para a movimentação de Neymar, que se move em diagonal rumo ao centro. Em um lançamento primoroso, Messi deixa o companheiro sem marcação na frente do gol, e este dribla o goleiro e abre o placar. Em preto, a movimentação do jogador, e em branco, o caminho percorrido pela bola (Reprodução: Youtube).
No segundo tempo, houve uma diminuição do ritmo das duas equipes, e mesmo sem muito esforço o Barcelona conseguiu ampliar mais três vezes. O terceiro gol veio em nova assistência de Messi para o jovem Sandro, que havia acabado de entrar no lugar de Neymar. O quarto tento veio com Pedro, após boa tabela entre Alba e Sandro, em lance esmiuçado abaixo. Finalmente, um golaço de Messi, após falha grotesca de Jesús, para fechar o elástico placar. O Levante teve algumas oportunidades na parte final da partida, graças a erros individuais de Mathieu, porém nenhuma delas foi convertida em gol. Por enquanto um início perfeito da equipe da Catalunha.
Na jogada do quarto gol do Barcelona, Alba passa para Sandro, que abre pela esquerda para devolver de primeira. Com este movimento, Sandro puxa o marcador e gera espaço para o lateral, e este com extrema inteligência o explora, entrando na área em diagonal. O marcador de Pedro o deixa livre quando parte para conter Alba, que atento a isso, passa ao companheiro, que sem dificuldades finaliza em gol. Em preto, a movimentação dos jogadores, e em branco, o caminho percorrido pela bola (Reprodução: Youtube).

Por Felipe de Faria