terça-feira, 7 de outubro de 2014

ESPECIAL: Metalinguagem tática - INTRODUÇÃO

Olá caros leitores da Prancheta,

Eu, Gabriel Daiha, tive uma ideia a umas semanas atrás de começar a fazer algo um tanto diferente nesse site. Ao invés de escrever análises sobre os jogos, tive o estalo de começar a mostrar para voces como que nós, escritores do blog fazemos nossos textos, como observamos os jogos, o que voce deve aprender para poder ser um analista. Pretendo postar com boa frequencia para que os senhores consigam ter um ótimo conteudo sobre o tema! Desfrutem!

METALINGUAGEM TÁTICA


A ANÁLISE TÁTICA POR SI SÓ

Fonte: Portal do Professor

Metalinguagem, no dicionário, significa "a linguagem que descreve acerca de si mesma ou de uma outra linguagem." Escrever sobre a arte de escrever, analisar a arte de analisar, enfim, jeitos de dizer o que vamos fazer dentro desse especial.

Poucos no mundo do futebol fizeram isso. No Brasil, temos como grande exemplo o jornalista Eduardo Cecconi, que atraves de seu livro "Análise Tatica voltada para o Jornalismo Esportivo" descreveu os conceitos básicos de como se produz uma análise. Para muitos virou uma bíblia, e esse especial propõe abordar a mesma ideia com outra perspectiva.

Para poder se desenvolver, propus uma divisão em diversos tópicos que viremos a abordar aqui durante o tempo (podemos abordar mais no meio deles, dependendo de como se for desenvolvendo a escrita):

- O que é uma analise tatica?

- A importancia de uma analise tatica

- O que estamos analisando?

a) O futebol e suas composiçoes
b) Referencias fisicas: o jogador, a bola e o espaço
c) Referencias metafisicas: o contexto de disputa, a cultura do clube e do pais, o psicologico do grupo, a filosofia do treinador..


- A construçao de uma analise

a) Como começar? Como ganhar base teorica para poder se considerar analista?

b) Conceitos basicos taticos (dividirei essa parte em milhoes de posts)

TeoriadoFutebol.com - ótimo site para se aprender conceitos táticos básicos


c) A escolha de um jogo para analisar
c1: Como se organizar para analisar?
c2: O pre-jogo: Estudos previos. O que levar em conta?
c3: O jogo (tambem dividirei em muitos posts)
c4: O pos-jogo

d) Como escrever?
d1: Tipos de analise
d2: O uso de meios graficos como recurso
d3: Revisao de sua analise

Tactics Creator do outsideoftheboot.com: ótima ferramenta gratuita para fazer campinhos para analises

Creio que aí ja deu pra ver que teremos bom material. Num país em que esse lado do futebol é tão ignorado, ou então menosprezado, um pouco de geração de conhecimento nunca é ruim. Divulguem, compartilhem, mostrem pros amigos que gostam do esporte. No meio de uma imprensa limitada que nós temos, onde o jogo por si só é sub-analisado e outras coisas irrelevantes são mais levadas em conta, ter pessoas que gostam de trazer esse tipo de conteudo é muito produtivo para o nosso futebol!