domingo, 16 de novembro de 2014

Flu vence o Clássico Vovô, afunda Bota e encosta no G-4

Foi um clássico de opostos. O Flu buscando a vaga na Libertadores, lutando para entrar na zona de classificação, vinha de derrota, fora de casa, para o Coritiba, enquanto o Botafogo, afundado na crise, salários atrasados, jogadores dispensados pelo presidente (Edílson, Emerson Sheik, Bolívar e Júlio César), na zona de rebaixamento (18ºcolocado), a caminho da Série B.

Taticamente foi um duelo de opostos, também. A equipe tricolor buscava a todo custo à vitória, partiu para cima do alvinegro que, apesar de criar pouquíssimas chances, foi quem mais assustou.
A equipe comandada por Cristóvão Borges se organizou no 4-4-2, com Wagner e Conca na armação das jogadas, abertos na esquerda e direita, respectivamente. Conca se movimentava bastante e vinha mais ao centro, para buscar a bola para armar e organizar a equipe tricolor.


Mapa de calor de Conca
(Footstats)

A equipe tricolor, sem seus laterais titulares (Bruno e Carlinhos), se alternava para um 4-2-2-2, com Fred e Sóbis na frente. Valencia era um volante mais fixo na marcação, enquanto Edson avançava mais e ia ao ataque.

Mapa de Calor de Édson
(Footstats)
O Flu insistia em alçar bolas na área, devido ao congestionamento no meio da defesa botafoguense, que se fechava e compactava suas duas linhas de 04 jogadores. O Botafogo usava pouco o contragolpe, prefiria mais a ligação direta, com Carlos Alberto e Jóbson.

As melhores chances foram criadas pela equipe de Vágner Mancini. Em um lançamento para Carlos Alberto (em posição duvidosa), o meia dominou, sozinho, na frente de Cavalieri, fingiu um chute – para talvez, Cavalieri cair e assim ter o gol aberto -, porém, Marlon chegou rápido e desarmou o jogador botafoguense. A outra chance clara foi em um cruzamento, Marcelo Mattos cabeceou firme e Cavalieri salvou o Flu.

Com Sidney improvisado na esquerda, o Bota veio no 4-4-2, com Gabriel e Carlos Alberto na armação, Andreazzi e Marcelo Mattos na contenção da zaga/saída de bola e Murilo e Jóbson no ataque. Com poucas opções de criação, o jeito foi buscar uma bola, no contra-ataque, em vão.

De tanto insistir na bola aérea (39 no total), o Flu marcou seu gol com Édson, após um cruzamento de Conca. O Botafogo até tentou, após o gol, impor uma pressão, mas também foi em vão.

Com a vitória, o Flu afundou, ainda mais o Botafogo em sua crise (19 derrotas em 34 rodadas) e poderá terminar a rodada na vice-lanterna.