quinta-feira, 9 de julho de 2015

A goleada tricolor sobre o Vasco em Brasília

O confronto entre o time cruz-maltino e o tricolor paulista começou com o Vasco postado num 4-3-1-2, com três volantes, enquanto que o São Paulo veio a campo num 4-2-3-1 com intensa movimentação de seu quarto ofensivo, defesa em linha avançada e  e Rodrigo Caio recuava entre os zagueiros na saída de bola, para executar a "saída de três" eternizada pelo técnico argentino Ricardo La Volpe, movimento tático que se tornou característico do time visitante no segundo semestre de 2014.

Já no pontapé inicial da partida era possível identificar o 4-3-1-2 armado por Celso Roth. (Reprodução: TV Globo)

No frame acima, pode-se notar a saída de bola do São Paulo, fazendo a saída de três ou "lavolpiana", com Rodrigo Caio recuando entre os zagueiros. (Reprodução: TV Globo)


O São Paulo era mais compacto que o Vasco, e tinha mais intensidade. Com Alexandre Pato inspirado na ponta, o Tricolor abriu o placar e ampliou ainda no segundo tempo, enquanto que o Vasco mostrava ser um time bastante espaçado sem transições organizadas, algo que a equipe com Doriva tinha demais, e que só pecava devido a qualidade técnica de seus jogadores.

Frame tático do 4-2-3-1 vascaíno. Percebe na área onde está escrito "ESPAÇO" a distância entre os três meias e os volantes. Essa imagem exemplifica o Vasco espaçado em campo, sem compactação. Se o time fosse o compacto, volantes e o quarto ofensivo teria de estar mais próximo, assim como a linha de defesa. (Reprodução: TV Globo)


Ainda no primeiro tempo Celso Roth sacou Lucas e colocou Rafael Silva, alterando o sistema tático do Vasco para o 4-2-3-1. A equipe mandante avançou a marcação para recuperar a pelota mais rapidamente e levou mais perigo a meta de Rogério Ceni. No primeiro tempo as jogadas mais importantes saíram com Riascos e Madson pela direita, enquanto que na segunda etapa, com o esquema tático mantido, as melhores chances vieram em jogadas pelo centro, onde Riascos teve três chances para marcar e virar o jogo para a sua equipe. Mas ele perdeu todas.

Ainda na primeira etapa no Mané Garrincha, ambas as equipes postadas no 4-2-3-1. 


Osório sacou Reinaldo e Ganso, e promoveu as entradas de Matheus Reis e Hudson, alterando o sistema tático do São Paulo para o 4-1-4-1, isso após o gol de Wesley em infiltração inteligente pegando o rebote do chute de Centurion, no início do segundo tempo, quando o Tricolor começou avançando para ampliar o placar e ter mais tranquilidade. O Vasco continuou jogando, avançando no mesmo esquema mesmo com as entradas de Thalles e Eder Luis, mesmo estando desorganizado e espaçado em campo, enquanto que o tricolor cedia campo para o time cruz-maltino, que insistia em diminuir o placar, e não aproveitou as falhas da defesa em linha de impedimento que a equipe de Osório tentava fazer.

A entrada de Boschilia no lugar de Pato não alterou o 4-1-4-1. Tocando a bola e impondo movimentação na frente, Boschilia marcou em rebote do chute de Centurion (novamente), fechando o placar para uma goleada a favor do São Paulo.

O São Paulo, se manter esse padrão de jogo organizado com movimentação na frente, pode ter um segundo semestre melhor em 2015. O Vasco, por sua vez, precisa ter um padrão de jogo mais compacto e organizado em campo, para que não viva o pesadelo de um terceiro rebaixamento em sua história.

No final do jogo, São Paulo no 4-1-4-1 e Vasco no 4-2-3-1.


Por Diogo R. Martins (@diogorm013)