segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Após muita alteração no placar durante o segundo tempo, Palmeiras saiu vencedor

Palmeiras e Flamengo disputaram uma das partidas da 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com a vitória por 4 x 2, o Verdão conseguiu terminar com a sequência de derrotas e venceu pela primeira vez um jogo às 11 horas da manhã. Do outro lado da partida, o Flamengo segue sem conseguir embalar com o comando de Cristóvão Borges. Para esta vitória alviverde, ambas as equipes iniciaram no 4-2-3-1 no Allianz Parque:

No início do jogo, tanto o Palmeiras quanto o Flamengo começaram no 4-2-3-1.

               Com a intenção de terminar com o drama das 11 horas, o time de Marcelo Oliveira começou ditando o ritmo do jogo. O Palmeiras pressionou, atuou em alta intensidade e realizou o seu gol, aos 5 do primeiro tempo. De pouco adiantava as linhas defensivas rubro-negras próximas uma das outras –assim como é mostrada adiante-, pois o Verdão empurrava o Mengão, e os jogadores do Flamengo não conseguiam retirar a bola do mandante da partida.


Apesar das linhas próximas, assim como estão ilustradas acima, o Palmeiras pressionou e fez o seu primeiro gol rapidamente.

Após um ritmo inicial tão forte, o Verdão diminuiu o seu ímpeto em campo. No entanto, o Flamengo não conseguiu aproveitar essa diminuição alviverde. Como o modo de marcação do Palmeiras foi através de encaixes de marcação e com perseguições, durante a transição ofensiva e ao adentrar no terço ofensivo, o Mengão conseguia, através das movimentações e trocas de posições dos seus três meias, espaços generosos nas costas dos laterais do time de Marcelo Oliveira. Devido ao recuo de um dos meias e a aproximação do quarteto ofensivo rubro-negro na faixa central do campo, aconteceram jogadas como a seguinte:


Como os jogadores do Flamengo pouco conseguiam chegar até a meta de Fernando Prass, por causa da alta intensidade defensiva e da noção de cobertura do encaixe de marcação de Arouca e Andrei Girotto, o Fla não realizou gol na primeira etapa. No entanto, como o Palmeiras estava só reagindo e fazendo contra-ataques muito velozes, nos quais os seus próprios laterais não conseguiam chegar ao campo ofensivo para participar da jogada ofensiva, o placar se manteve inalterado no primeiro tempo por ambos os times.

Para segunda etapa da partida, Cristóvão Borges realizou mudanças em sua equipe: entrou Éderson no lugar de Jonas e alterou o esquema do 4-2-3-1 para o 4-4-2. Com essas trocas, o quarteto ofensivo rubro-negro passou a não trocar tanto mais de posição, mas o volume ofensivo e as movimentações inteligentes diante do modo de marcação do Palmeiras foram fundamentais para o domínio flamenguista no início do segundo tempo.

Do 4-2-3-1 para o 4-4-2: Cristóvão recuou Alan Patrick e fez com que os seus meias abertos partissem dos lados para o centro e Sheik saísse do lado de Guerrero para atuar nas costas dos volantes do Palmeiras. Todas surtiram efeito rapidamente.

Com essas movimentações acontecendo simultaneamente, os encaixes no setor do Palmeiras eram facilmente quebrados. Arouca e Andrei Girotto não sabiam quem marcava e como marcava Émerson Sheik que aparecia do “nada” livre para receber a bola. Devido a estas movimentações e alterações e, também, pela a alta intensidade e volume ofensivo realizados nos primeiros 10 minutos de segundo tempo, o Flamengo conseguiu fazer dois gols e, momentaneamente, virar o placar.

Por esta imagem, note onde Alan Patrick está posicionado durante a ação ofensiva do seu time: ele passou a ter a função de ser opção de retorno, se posicionar afastada da linha do meio-de-campo do Palmeiras e sempre olhar de frente o jogo. Alan Patrick passou a ser o “armador” do Flamengo!

Já neste frame, percebe-se novamente Alan Patrick de frente para o jogo e, devido a sua visão de jogo, ele conseguiu achar Émerson Sheik usufruindo do meso-espaço cedido por Rafael Marques. Pelo flagrante, nota-se como a linha do meio-de-campo alviverde sofre uma longa distância entre Andrei Girotto e Rafael Marques, e como Sheik partiu da linha defensiva do Palmeiras para receber neste espaço cedido. Só dava Flamengo.

Com o segundo gol do Verdão feito aos 12 da segunda etapa e com a entrada de Cleiton Xavier, o Palmeiras parou o ímpeto do Flamengo. E da mesma maneira que a equipe alviverde marcava, a rubro-negra também fazia: era encaixe de marcação no setor. Devido a isto, Dudu conseguiu tirar Jorge do setor referente a ele na linha defensiva rubro-negra e realizou o gol de desempate do Verdão.

Por essa imagem, nota-se Jorge indo acompanhar Dudu e abandonando o setor esquerdo da linha defensiva rubro-negra. Como Alecsandro estava realizando a profundidade ofensiva e conseguiu realizar o passe no setor gerado pela movimentação de Dudu, o camisa 7 alviverde avançou no espaço vazio e realizou o terceiro gol do Palmeiras.

Com o placar novamente ao seu favor, o Palmeiras deixou de atacar simultaneamente com os seus laterais, com as entradas nas diagonais dos seus meias abertos e a alternância de avanço dos seus volantes. Além dessas mudanças em relação à composição do sistema ofensivo, o Verdão passou a atuar reativamente: o bloco passou a ser baixo e com compactação curta atrás dos volantes do Flamengo, e, assim, atenuou os espaços cedidos pelos seus volantes durante a ação ofensiva do Mengão.

Na imagem, nota-se Cleiton Xavier e Alecsandro atrás de Alan Patrick e Márcio Araújo e a composição da linha 4 do meio do sistema defensivo alviverde. Na composição desta linha, percebe-se Zé Roberto nela. Deste modo, apesar da mudança da altura do bloco de marcação, o modo como o Palmeiras marcava se manteve o mesmo, e por isso que Zé Roberto perseguiu Éderson até o fim do terço central do campo.

Como o Flamengo não conseguia penetrar na curta compactação em bloco baixo que o Palmeiras passou a realizar, o lado rubro-negro no placar se manteve inalterado até o fim da partida. Já o Verdão, que para cada minuto que passava, o Mengão aumentava a sua ânsia de fazer o gol de empate e a desconcentração tática do quarteto ofensivo rubro-negro, realizou o seu quarto gol e decretou a vitória alviverde no jogo.

Fim de jogo: Palmeiras no 4-2-3-1 e Flamengo no 4-4-2.

Por Caio Gondo (@CaioGondo)