quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Movimentações interessantes em Flamengo 0x1 Vasco

Apesar de um jogo pobre tecnicamente, e maculado com o excesso de faltas, alguns aspectos táticos interessantes puderam ser vistos ontem no Maracanã. Foram destacadas e detalhadas duas ações, incluindo o lance que deu origem ao único gol da partida.

Uma movimentação visando a superioridade numérica no setor.
Ao atacar pelo lado esquerdo, o Flamengo buscava gerar superioridade numérica no setor, mantendo uma cobertura razoável, com diversos jogadores "balançando" para o lado em questão, a partir do 4-2-3-1 (posições iniciais em cinza). Márcio Araújo, para cobrir o avanço de Jorge e evitar um possível contragolpe na retomada da bola, se deslocava para a esquerda. Canteros, por sua vez, centralizava, para equilibrar o desenho e não deixar a linha de passe muito distante. Emerson se aproximava da área, e Guerrero ficava próximo ao volante, mantendo-o preso a si, e liberando Éderson, que, deslocado para a esquerda criava a situação de 3x2.

A verticalidade do Vasco no lance do gol.
A movimentação de Julio dos Santos é algo incomum no futebol brasileiro. O winger pela direita, na transição ofensiva, muitas vezes opta por centralizar ao invés de se oferecer como opção na ponta, deixando que o lateral Madson ou mesmo o atacante central faça esse papel. Seu objetivo é prover a equipe com um passe qualificado pelo meio. No lance em questão, Julio recebeu a bola atrás da linha do meio-campo, esperou a movimentação de Riascos para a direita e, com um belo passe vertical o encontrou livre da marcação do lateral, que ainda voltava do ataque. Riascos, com tempo de sobra, esperou Jorge Henrique entrar na área, e cruzou rasteiro para a bela finalização que definiu o jogo.

Por Felipe de Faria