quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Aspectos táticos em Corinthians 2x0 Fluminense

Com mais uma vitória contundente, o Corinthians se firmou na primeira posição e ganha distância das demais equipes. Um erro grave de arbitragem tornou as coisas mais fáceis, mas não se pode negar a enorme superioridade da equipe da casa, especialmente na primeira etapa. Taticamente, um jogo com diversos aspectos interessantes a se destacar.

Escalações e formações básicas

Corinthians (4-1-4-1/4-2-3-1): Cássio; Fagner, Edu Dracena, Gil, Guilherme Arana; Ralf; Jadson, Marciel, Danilo, Malcom; Vágner Love.

Fluminense (4-2-3-1): Diego Cavalieri; Renato, Henrique, Antônio Carlos, Gustavo Scarpa; Jean, Edson; Gérson, Cícero, Marcos Júnior; Wellington Paulista.

A flexibilidade de Jadson, em flagrantes
Em três flagrantes, o posicionamento de Jadson em diversos setores e faixas do campo (Reprodução: globoesporte.com).
Na primeira imagem, Jadson se projeta partindo da posição original no lado direito. Na segunda, Jadson, na faixa central, contribui na construção de jogo. No terceiro flagrante, o jogador avançou pela esquerda para após realizar passe à Vágner Love.

Uma alternativa de ataque do Fluminense
A bola alçada na segunda trave como alternativa de ataque do Fluminense (Reprodução: globoesporte.com).
No flagrante, Wellington Paulista, que executa um papel de bastante movimentação no ataque, recebe de Marcos Júnior na direita. Enquanto isso, Gérson se projeta por trás dos defensores já esperando o cruzamento. Rente a linha de fundo, Wellington alça a bola para a finalização que levou perigo à meta de Cássio. Essa é uma alternativa muito explorada pelo Fluminense, já tendo resultado em gol recentemente. Contra o Figueirense, o próprio Wellington Paulista realizou a mesma movimentação pelo outro lado, cruzando a bola na segunda trave para o gol de Cícero.

Movimentações inteligentes do Corinthians
Na construção, a concentração de jogadores do Corinthians à direita, e posterior virada de jogo, com o objetivo de criar situação de 1x1 na esquerda.
Foi notável em alguns momentos a proposital concentração de jogadores no lado direito, enquanto Malcom se mantinha aberto na esquerda. A movimentação de Vagner Love carrega os dois zagueiros para o lado em questão, enquanto Danilo e Marciel "seguram" os volantes adversários. Jadson inverte a bola com um passe diagonal, encontrando Malcom na esquerda, apenas com a marcação do lateral Renato, gerando o 1x1, situação vantajosa para o veloz e técnico Malcom.

Movimentação inteligente de Malcom, e subsequente triangulação no ataque do Corinthians (Reprodução: globoesporte.com).
No flagrante acima, Jadson passa a Vágner Love, que conduz, atraindo a atenção do zagueiro Henrique, que se aproxima para pressionar, e do lateral Renato. Perceba como ambos vigiam fixamente o movimento de Vágner Love. Diante da distração gerada, Malcom se projeta da esquerda para o centro sem ser notado, e se torna uma ótima opção de passe. Marciel também encosta em Vágner, e ao receber o passe, de primeira lança Malcom que chega livre de marcação para finalizar com perigo.

Situação de 4-2-3-1 (Reprodução: globoesporte.com).
Com o movimento frequente de Jadson da direita para o centro, diversas vezes um companheiro buscou ocupar esse espaço. Nesse caso, Danilo, que tem a bola, é que quem ocupa a direita. Marciel, com a projeção de Danilo, fica mais contido, junto à Ralf. Neste flagrante, também é possível notar a marcação tricolor com wingers pouco participativos.

A saída veloz pelo flanco, em três partes

Cássio lança manualmente a Fágner, que rapidamente progride até próximo a linha do meio-campo. Perceba que a marcação ainda é frouxa pelos lados.


Fágner passa a Jadson, e este tem duas opções, a progressão pelo flanco, ou o retorno à Fagner. No caso acima, a segunda opção foi a escolhida. Jadson espera a projeção de Fágner e retorna o passe. Note que Malcom já está atento ao que está por acontecer, e inicia a diagonal em direção à área.


Jadson se movimenta em direção ao centro, e Danilo e Marciel para a entrada da área, para tentar reaver a posse em caso de bola afastada pelo adversário. Malcom, nesse ponto, já entrou na área e é mais uma opção. Fágner continua a progredir rapidamente, e antes da aproximação do marcador, realiza o cruzamento.

Defensivamente, pressão e compensações
Um momento de pressão realizado pelo Corinthians, com três jogadores.
Na saída de bola curta, normalmente o Fluminense contava com os dois zagueiros em paralelo e os dois laterais mais à frente, bem abertos. Estes geralmente progrediam ao receber a bola, e depois realizavam o passe ao winger ou ao volante mais próximo. Atenta a esse movimento, a equipe do Corinthians aguardava a bola ir para um dos laterais, e com a aproximação de três jogadores, rapidamente fechava a opções de passe próximas. A progressão com a bola também se tornava uma opção arriscada. No caso acima, Gustavo Scarpa, temendo a perda da posse em seu próprio campo, lançou à frente sem precisão, devolvendo a bola à equipe da casa.

Cobertura de Marciel ao lado direito (Reprodução: globoesporte.com).
O flagrante acima mostra Marciel saindo da sua posição para cobrir o lado direito, para compensar a ausência de Jadson, que lentamente recompõe por dentro. Na sequência do lance, a jogada se desenvolve justamente no espaço que foi gerado no meio, com Jadson não chegando a tempo de realizar o combate. O posicionamento flexível de Jadson, juntamente com sua recomposição lenta, pode gerar alguns contratempos a defesa corintiana, com outros jogadores tendo que se desdobrar para realizar compensações, como foi o caso de Marciel.

Conclusões

O Fluminense oscila no campeonato, e até mesmo dentro de cada partida, e no caso de ontem, diversas más atuações individuais contribuíram para isso. Pouca fluidez e criatividade marcaram a primeira etapa, havendo uma melhora no segundo tempo. Defensivamente, a equipe recompõe de forma lenta e não aproxima suas linhas, mesmo sem Ronaldinho e Fred, que, em teoria, dificultariam esse processo ao não ter obrigações defensivas. O Corinthians, que conta com um trabalho de prazo razoável, consolida cada vez mais sua liderança no Campeonato Brasileiro. O repertório ofensivo é notável, tal como a organização defensiva, em termos gerais. Ainda assim, a quantidade de chances não convertidas em gol em um primeiro tempo de tanto domínio é algo a se lastimar.

Por Felipe de Faria