quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

As impressões de Santos e Corinthians na imprevisível goleada



Claro que é cedo para analisar times que estão em pré-temporada e não deveriam jogar clássicos de extrema grandeza com apenas vinte dias de trabalho, mas a goleada e alguns erros graves do Corinthians chamaram a atenção no primeiro grande jogo de 2014. 

- O Santos de Oswaldo de Oliveira é solto, é rápido e variável. Nem Arouca, primeiro volante e melhor em campo no clássico, guarda posição, tão menos Alan Santos seu companheiro de meio campo. Cícero aparece entre os volantes várias vezes, o meia centralizado do 4-2-3-1 recua diversas vezes para armar o jogo a partir dos volantes; 

- Destaque também para os laterais, Mena e Cicinho apoiaram várias vezes e acharam espaços gigantescos as costas de Rodriguinho e Danilo, os pontas Corintianos, como no primeiro e no segundo gol, marcados por Arouca e Gabriel. A frente, Thiago Ribeiro e Geuvânio abertos foram incisivos e Gabriel o legitimo centro avante móvel, caindo pelos lados e abrindo espaços para quem viesse de trás e veio muita gente. 

- Aliás, o terceiro, o quarto e o quinto também saíram de jogadas pelo lado do campo. O time de Mano Menezes não compacta os setores, não tem o auxilio dos pontas aos laterais, por isso os grandes espaços pelos lados que ocasionaram os gols santistas. O Corinthians de Mano tem uma zaga mais desprotegida, exatamente pela falta de compactação das linhas, coisa que Tite não acontecia;

- A frente o "destaque" é a falta de variação do trio de meias, Romarinho ao centro, Danilo e Rodriguinho abertos estavam "congelados" em campo, não ofereceram situações de perigo e variações entre eles. Faltaram finalizações, foram apenas quatro chutes a meta contra oito do Santos. O time que com Tite sofria para fazer gols, hoje sofre para fazer e não tomar. 

Goleado no clássico, o time de Mano já começa a sofrer a pressão da torcida pois em doze pontos possíveis fez apenas seis e tem uma campanha e, sobre tudo, um futebol fraco. Já o Santos de Oswaldo vem muito bem na classificação, dez pontos de doze possíveis. A classificação é algo que ainda não preocupa, pois ambos deve passar com tranquilidade no fraco estadual, mas o baixo rendimento, esse sim, preocupa.

"Times no 4-2-3-1, Santos variável, envolvente e com espaços, Corinthians congelado, inerte e espaçado."