quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Primeiro jogo do Atlético-PR com o elenco principal


Por ter sido um jogo fora de Curitiba, a derrota de 2 a 1 não é dos piores placares. Porém a forma com que o Atlético-PR se apresentou em campo foi preocupante. Diferentemente do 4-3-1-2 e todos os seus aspectos de jogo de 2013, o Furacão 2013 iniciou a partida no 4-4-2 em linha. Já o Sporting Cristal, diferentemente de como atuou nos amistosos de 2014, começou o jogo no 3-1-4-2.




Com o espanhol Miguel Ángel Portugal no comando rubro-negro, a equipe alterou o seu comportamento em campo. Em 2013 com Vagner Mancini, o Atlético iniciava a marcação na intermediária ofensiva, todos os setores próximos e variação da altura da linha defensiva. Já em 2014 e com o novo técnico, o Furacão passou a marcar em bloco alto, somente a defesa e o meio de campo próximos e posicionou a sua linha defensiva em altura alta.


"Em 2013, o time iniciava a marcação na intermediária ofensiva o que precavia os lançamentos dos jogadores adversários mais habilidosos."

"Em 2013, todos os setores se posicionavam próximos um do outro."

"Em 2014, somente as linhas da defesa e do meio-de-campo jogaram próximas."
"Em 2013, a linha defensiva variava a altura da marcação conforme a necessidade. Neste flagrante, os quatro defensores estão recuando juntos, pois a bola está sendo lançada às suas costas."

"Em 2014, a linha defensiva só se posicionou em linha alta."

Esta linha alta defensiva fez o Furacão sofrer com os lançamentos do time peruano. Com Los Cerveceros, alcunha do Sporting Cristal, realizando marcação individual por função com os seus zagueiros e alas, e por zona com os seus meio-campistas, o Atlético não conseguiu envolver o sistema defensivo peruano. Uma vez que os laterais rubro-negros pouco avançavam, sempre havia sobra defensiva no meio-de-campo peruano.

Porém, a única movimentação mais efetiva dos paranaenses foi com Éderson e Zezinho. Enquanto o atacante abria para a esquerda trazendo o seu marcador individual, o meio-campista atacava pelo centro para aproveitar o espaço vazio momentâneo. Assim como mostra o flagrante abaixo:



"Na imagem, Éderson está aberto na esquerda com Ortiz o marcando, enquanto que Zezinho está entrando no espaço vazio onde o líbero Balbín não estava posicionado."


Enquanto que o Atlético-PR sofria com o novo esquema tático, o Sporting Cristal pareceu não ter modificado o seu esquema de jogo. Em seu último amistoso, Los Cerveceros jogaram no 4-4-2 em linha, mas contra o Furacão se posicionaram no 3-1-4-2.


"O 4-4-2 em linha do Sporting Cristal contra o Emelec."

"O 3-1-4-2 peruano contra o Atlético-PR."
A equipe peruana conseguiu neutralizar os principais jogadores ofensivos do Furacão e, ainda, explorou muito o desentrosamento da linha alta defensiva rubro-negra. Foram inúmeros lançamentos para Irven Ávila e Mario Leguizamón que ameaçaram com perigo a meta de Weverton.

O Sporting Cristal abriu o placar através de um lançamento para o seu principal destaque, o atacante Ávila; o Atlético-PR empatou depois de ter realizado com sucesso a marcação em bloco alto; e, por fim, os peruanos fizeram o seu segundo gol de pênalti.

Mesmo com o 2 a 1 no placar, os dois técnicos não mudaram a forma de jogar e nem de esquema tático até o fim da partida. As alterações modificaram o posicionamento, mas o esquema se manteve. Pelo lado do Atlético, Douglas Coutinho, Fran Mérida e Nathan entraram nos lugares de Sueliton, Zezinho e Marcelo. Já pelo lado do Los Cerveceros De La Haza, Ross e Nuñez entraram nos lugares de Yotún, Leguizamon e Lobatón.

No fim do jogo, as equipes se posicionaram conforme o frame adiante e os peruanos têm a vantagem na partida da semana que vem.



"Mesmo no fim do jogo, o 4-4-2 em linha do Atlético e o 3-1-4-2 do Sporting Cristal se mantiveram."