quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Athletic Bilbao 1x2 Atlético de Madri - Apesar da pressão inicial, o Atlético venceu pela solidez e o oportunismo



O Atlético de Madri aguentou quarenta e dois minutos de pressão. Foram finalizações, bolas cruzadas e uma posse de bola que beirou os 70%. Mas, o time de Simeone teve uma chance, a primeira do jogo, desperdiçada por Diego Costa. Enquanto o time de Valverde precisava de um gol para igualar a eliminatória contra o Atlético em busca de uma vaga nas semifinais da Copa do Rei da Espanha, contra o Real Madrid. Ele veio com Aduriz no fim do primeiro tempo. No centro de Balenziaga pela esquerda.

Setor em que o Atlhetic concentrou suas jogadas na etapa inicial. O 4-1-4-1 do Espanhol, Ernesto Valverde, procurou Muniain, o ponta esquerdo, e Balenziaga o lateral esquerdo. A dobradinha criou algumas oportunidades. Do outro lado, Susaeta foi mais contido, de inicio acompanhado por Cristian Rodriguez no 4-4-2 de Simeone.

Quando percebeu o volume de jogo do Athletic, que começava com o recuo de M.Rico para auxiliar Iturraspe, Simeone reposicionou o time e o espelhou ao Athletic. No mesmo 4-1-4-1, invertendo Adrian, da direita para esquerda, recuando Diego Costa pelo lado de Muniain, e também Gabi para frente da zaga, além de alinhar Cristian a Koke para negar qualquer espaço. Mas ele veio pelo lado, no já citado gol inaugural. 

"Times no 4-1-4-1, pressão do Athletic e gol na jogada pela esquerda."

Porém o ímpeto ofensivo e a intensidade do Athletic não voltaram junto com o time no segundo tempo, resultado: o Atlético de Madri soltou as linhas, pressionou e empatou o jogo, no segundo arremate de Raul García, depois de Herrerín salvar um chute do meia, ele insistiu e balançou as redes de San Mamés. 

Com o gol e a vantagem no agregado, o Atlético compactou suas linhas e negou espaços a um desesperado Athletic. Valverde tentou com Ibai, com Beñat e com Sola. Fez dos laterais alas, fez de Muniain e Ibai mais incisivos que nunca e fez de Aduriz e Sola jogadores presentes na área. Pressão numerosa, mas que não surtiu efeito. 

O Atlético, das linhas curtas, que nega espaço, precisou de uma chance para matar o duelo. Diego Costa escapou e recebeu pouco a frente da linha do meio campo e muito a frente do último homem do time Basco. Corte em Herrerín e toque para marcar a primeira derrota do Athletic no novo San Mamés. 

"Pressão do Athletic no segundo tempo. Muita gente mas pouca contundência para concluir e espaço para Diego matar o jogo"
Mais uma atuação que tangenciou a perfeição taticamente, mais um jogaço de um time que não parece cansar a nenhum instante. Vitória que veio pela solidez na defesa e pelo oportunismo no ataque, quatro finalizações e dois gols. Agora o derby das semifinais.