quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

MORELIA E SANTA FÉ NO PRIMEIRO GRANDE JOGO DA LIBERTADORES 2014

Monarcas Morelia e Independiente Santa Fé prometiam protagonizar o duelo mais equilibrado da primeira fase da Libertadores 2014. E não é que vimos um grande jogo. Atuando em casa, o conjunto azteca saiu disposto a propor as ações do cotejo, armado por Eduardo De La Torre no 4-4-2. O Independiente Santa Fé, que segue com a mesma base que na edição passada chegou  as semifinais, esperava em seu campo no 3-5-2 de Wilson Gutierrez - com Francisco Mina, De La Cuesta e Yerry Meza tentando parar o envolvente ataque formado por Duvier Riascos e  Hector Mancilla. Logo nos primeiro minutos, o ponteiro direito Rodrigo Salinas sentiu uma pancada na nuca, dando lugar para Zamorano - que ingressou colando fogo no jogo,  deitando e rolando sob a marcação do ala Luis Manuel Seijas. Pela esquerda, o equatoriano Jefferson Montero  - titular da seleção equatoriana que vem ao Brasil - era custodiado a risca pelo ala Otálvaro. No entanto, a superioridade numérica no meio campo se fazia valer, e assim o Morelia começou a controlar o jogo com toque de bola inteligente , construindo três chances claras sob o protagonismo de Riascos - que em duas oportunidades acabou parando nos milagres do arqueiro Camilo Vargas.




O Santa Fé seguia lento e impreciso.Seu meio campo tinha Daniel Torres preso como primeiro volante, com os veteranos Omar Perez e Edison Mendez exagerando na cadencia para organizar o jogo; Wilder Medina seguia isolado entre a marcação dos zagueiros Baloy e Huiqui, ao passo que  Luis Carlos Arias ficava na ponta esquerda como a única peça efetiva nos contra-ataques; foi com ele, as costas de Ignacio Gonzalez, que surgiu a primeira chance de gol dos colombianos,  evitado graças a uma boa defesa do goleiro Felipe Rodriguez. No escanteio malogrado, surgiu o contra-ataque letal puxado por Jefferson Montero, que acabaria com o gol do chileno Mancilla: 1 a 0 Morelia.


No segundo tempo, Wilson Gutierrez decidiu mudar o esquema tático, tirando o zagueiro Mina para entrada do atacante Jefferson Cuero. Com isso, O Independiente Santa Fé adiantou suas linhas no 4-2-3-1, com o veterano Edison Mendez formando a dupla de volante ao lado de Daniel Torres - liberando o argentino Omar Perez  para armar o time. Foram os melhores minutos dos colombianos no jogo, e se não fosse o goleiro Rodriguez, Medina poderia ter empatado o jogo após grande jogada de Cuero pelo flanco direito. Eduardo de La Torre decidiu fechar o Morelia sacando Riascos, que no ano passado fez uma grande Libertadores com a camiseta do Tijuana,  para a entrada do volante uruguaio Arevalo Rios. Com isso, o volante Aldo Leao Ramirez foi liberado para atuar na armação de jogadas; foi justamente de seus pés que saiu o passe magistral de deixou Zamorano cara a cara com Camilo Vargas para definir o segundo gol mexicano.


Jefferson Montero sentiria uma lesão na coxa esquerda, dando lugar ao jovem Zárate pela ponta esquerda do ataque do Morelia. O Independiente Santa Fé saiu para buscar o jogo com a entrada de Anchico pelo flanco direito - deslocando Cuero para a ponta esquerda no lugar deixado por Arias. Foi justamente por este setor que Cuero ganharia em velocidade até ser derrubado por Ignacio Gonzalez na linha da grande área: O veterano Omar Perez cobrou a penalidade no meio do gol, consagrando o arqueiro Felipe Rodriguez e deixando a serie a mercê do Morelia. Eis que no final do jogo, mais precisamente aos 41 minutos, viria a revanche para o meia argentino, que acertou uma bomba em cobrança de falta, anotando o gol que deixa o time colombiano em condições de reverter a desvantagem no confronto de volta no estádio El Campín de Bogotá.