segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Na primeira vitória do ano, Vasco vence e empolga

 

Ainda é cedo e não é tempo pra euforia, mas a boa atuação do Vasco na goleada por 6 a 0 sobre o Friburguense é reconfortante. Depois de dois empates em jogos fraquíssimos, a equipe contou com boas apresentações de Montoya, Aranda e Edmilson e venceu com facilidade.
O time foi a campo no 4-3-3 com: Martín Silva; André Rocha, Luan, Rodrigo, Marlon; Aranda, F. Bastos, Guiñazu; William Barbio, Montoya e Edmilson. Repare na imagem que precede o post que Aranda é primeiro volante e o meio-campo tem um triângulo de base alta. Ou seja, um jogador mais recuado e dois mais a frente.
O início hesitante do Gigante da Colina causou preocupação no torcedor vascaíno. Mesmo assim, o time cresceu bastante de produção após o gol do meia colombiano. Mais solto em campo, a equipe agrediu mais o adversário e teve em Montoya o destaque da partida.
vasco tática 2014 friburguense
No segundo tempo, a troca de Aranda por Bernardo mudou (um pouco) o plano tático da equipe. Repare que o triângulo no meio-campo se altera, deixa de ser 1-2 (base alta) e passa a ser 2-1 (base baixa). Bernardo passou a atuar como meia central, posição que rende melhor e os pontas inverteram: o destro William Barbio foi para a esquerda e o canhoto Montoya foi para a direita.
vasco friburguense tática 2014
Após o término do jogo, na coletiva de imprensa, o técnico Adilson Batista corrigiu um repórter sobre o posicionamento de Montoya.
“Ele não jogou pelo meio. Quando começou a partida estava na esquerda, mas teve algumas dificuldades. O Barbio estava criando mais dificuldades pela direita, depois Montoya foi para o lado direito”
Heat Map (mapa do calor) do Footstats mostra exatamente a movimentação do colombiano, mais atuante pelo flanco esquerdo.
montoya
É claro que o jogador não está pronto, tem apenas 22 anos e ainda peca no passe e na finalização, mas deve brigar sério por uma vaga no time titular.
O Vasco goleou o Friburguense, mesmo tendo atuado com 3 volantes. O problema não é ter 3 jogadores de marcação no meio, mas é fundamental que todos eles saibam desarmar, passar, lançar, etc. Aranda demonstrou habilidade com a bola nos pés e o time cresceu com ele em campo.
A vitória diz pouco sobre o que esperar pro resto do ano: o sistema defensivo ainda comete falhas, o elenco carece de um camisa 9, embora Edmilson esteja marcando gols, os laterais precisam subir mais ao ataque, etc. Mas foi suficiente para acalmar a justa irritação da torcida e dar mais tempo a Adilson pra preparar a equipe.