quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

O Corinthians em construção conseguiu vencer mais uma


A partida entre Corinthians e Paulista, válida pela segunda rodada do Campeonato Paulista de 2014, terminou com vitória alvinegra por 1 a 0. Enquanto o Paulista jogou no 4-3-1-2, o Corinthians jogou no 4-2-3-1 com os seus meias centralizados (esquema tático que o próprio Mano Menezes reluta em dizer que o time não joga nele, mas, ao longo deste post, será mostrado que o time joga sim no 4-2-3-1):



"No 4-2-3-1 de Mano Menezes, nenhum dos meias participam frequentemente das situações defensivas. Porém, ofensivamente, os três centralizam e trocam de posição."

O modo de jogar do Corinthians de 2014 é diferente do Corinthians da Era Tite. As peças não mudaram, mas alguns aspectos de jogo sim. Enquanto que com Tite, o esquema de jogo era o 4-2-3-1 com dois meias abertos e tendo muita função defensiva, com Mano Menezes, o esquema é o mesmo, mas com diferenças. No 4-2-3-1 de Mano Menezes, estes meias jogam centralizados e pouco ajuda o sistema defensivo. Além dessa diferença dos meias dos lados do campo, o meia central foi quem sofreu a maior mudança de função.


"Flagrante dos meias corintianos pouco participando do momentos defensivos do time. Danilo que está bem recuado em relação a Rodriguinho, pouco retornou até este ponto durante o jogo inteiro."

Assim como no jogo anterior, Romarinho foi quem exerceu a função do “meia central”. As aspas são porque nem o próprio técnico alvinegro considera o posicionamento deste jogador como um meia, mas sim como um atacante. Esta afirmação é devida a não composição defensiva dele com os dois meias do time e porque ele não é aquele meia criativo centralizado, assim como joga na maioria dos times no Brasil. Os meias, para Mano Menezes, organizadores de jogada do time estão pelos lados e o jogador do centro é atacante, incisivo e veloz. Assim como o flagrante abaixo:


"Vejam onde e como está posicionado Romarinho em relação ao Guerrero, o atacante que sem dúvidas é atacante neste esquema de jogo de Mano Menezes. Já os meias do time, Danilo e Rodriguinho, não entram tanto na área adversária, pois são eles os criadores de jogada do time."

Romarinho apresentou movimentação completamente diferente que realizou em 2013. No ano passado, este jogador fazia a função do meia aberto do 4-2-3-1. Já em 2014, ele é o meia do centro, porém é nele que o time ainda realiza as transições velozes ofensivas. Em 2014, sem a bola, Romarinho se posiciona ao lado de Guerrero (assim como mostrou o flagrante anterior). Já quando a bola se aproxima dele, o jogador vai em direção à jogada para receber às costas do volante adversário e para esperar a aproximação dos outros dois meias. Mas não foi só o meia central que sofreu drásticas mudanças.

O sistema ofensivo também sofreu alterações com a mudança de técnicos. Com Tite e enquanto Paulinho ainda estava no Corinthians, o 2° volante subia frequentemente ao ataque. Já com Mano Menezes, Guilherme ocupa a posição, mas realiza função diferente. Com este novo titular na posição, o sistema ofensivo deixou de atacar com o 2° volante, mas ganhou um jogador que realiza passes profundos e longos. Tanto que o gol da vitória alvinegra foi iniciada à partir de um lançamento de Guilherme para Émerson Sheik.

Assim como a mudança da tendência de centralização dos meias abertos do atual Corinthians, os laterais do Time do Povo ganharam mais liberdade para subirem ao ataque. Com Tite, os laterais pouco faziam jogadas de linha de fundo, já com Mano, eles sobem frequentemente até o fim do campo adversário. Entretanto, a alternância de subida ainda se mantém. No flagrante do gol do Corinthians, se tem todos os aspectos citados que alteraram com a mudança dos técnicos:


"No lance do gol, somente um dos laterais está no campo ofensivo, no caso Diego Macedo; o 2° volante, Guilherme, não sobre ao ataque, mas realizou o passe em profundidade para Émerson Sheik (que entrou no lugar de Romarinho) receber aberto pela esquerda; e, por fim, Pato (que entrou no lugar de Danilo) e Guerrero se posicionam alinhados enquanto a bola está longe do meia central, que neste momento da partida era Pato quem realizava a função."

Agora em relação à compactação e a aproximação das linhas dos setores, o Corinthians pouco alterou, pois já estava em bom nível. A compactação se manteve próxima de um terço do campo e a aproximação da linha defensiva com a do meio do campo continua próxima. Mas as pequenas alterações foram: o volante oposto da jogada adversária centraliza, e somente os meias de Mano Menezes recuam para deixarem o meia central receber e ter vários sentidos para realizar a transição veloz ao ataque. O flagrante a seguir mostra os meias pouco ajudando e Ralf, recuando entre os zagueiros enquanto a jogada adversária se desenvolvia pela esquerda:


"No flagrante, Rodriguinho e Danilo pouco estão ajudando pelos lados e deixando muito espaço para Romarinho correr com bola para todos os sentidos, e Ralf indo entre os zagueiros enquanto a jogada adversária se desenvolvia pela sua direita."


Já o Paulista, que jogou no 4-3-1-2, apresentou longa compactação, o setor de meio de campo longe dos atacantes e buscou frequentemente o contra-ataque.  Diante do meio de campo longe de David e Patrick, o Paulista frequentemente buscou ligar o ataque através de lançamentos e chutões para eles. Já que o meia central, Dinélson, não conseguiu fazer com que chegassem muitas bolas para os seus dois atacantes.


"No flagrante, o esquema defensivo do Paulista armado no 4-3-1-2."