sábado, 11 de janeiro de 2014

Prévia da Champions: Arsenal x Bayern Munchen (19/02/2014) - Emirates Stadium




Sejam bem vindos ao novo site de Táticas de Futebol, eu sou Saulo Matos e vou começar a escrever para vocês o que podemos esperar do duelo que irá acontecer pela Champions League no dia 19 de Fevereiro no Emirates Stadium valendo pelo jogo de ida das oitavas de final.

Duelo no meio campo.

Primeiro jogo acontece na casa do Arsenal e creio nas seguintes escalações para a partida:



Sabemos que por faltar pouco mais de 1 mês ainda para o confronto é possível que alterações aconteçam nas escalações. Pelo Arsenal, eu ainda acredito na entrada de Flamini ao lado de Arteta para aumentar o poder de marcação e assim adiantando Ramsey, talvez com a saída de Cazorla. A verdade é que o Wenger terá que preencher o meio campo para tentar evitar que o Bayern controle o jogo por ali, em contraproposta os lados do campo com Robben (direita) e Ribery (esquerda) serão outra arma de perigo contra os Gunners.

No momento de Organização Defensiva o Arsenal se transforma em um 4-4-2 com Özil e Giroud pressionando a saída adversária e Cazorla e Wilshere descendo a linha dos meias e formando uma linha de 4 jogadores. O Bayern já está acostumado a lidar com isso e desce Phillipp Lahm a linha dos zagueiros para criar superioridade numérica. Neste ponto está uma possivel mudança que Wenger possa fazer ao deixar que a marcação comece apenas no circulo central do gramado ou se irá pressionar mais acima (estratégia arriscada). Como será um jogo de xadrez ele pode usar ambas as estratégias só que em momentos diferentes do jogo.

Linha do meio com 4 jogadores.

Marcação obrigando o goleiro ao lançamento direto.


No Bayern existe a dúvida de como será montado o setor de meio campo: Lahm, Kroos, Thiago? Lahm, Kroos, Schweisteiger? Lahm, Thiago, Schweisteiger? Ou seja, eu acredito pelo que eu já vi até agora que ele irá manter o Lahm e o Kroos e vai mandar a campo Schweisteiger ou Martinez que tem mais pegada na marcação, por se tratar de um jogo na casa do adversário e que tem outra partida para decidir. Outra chance também e essa eu aposto que ocorre é no centro do ataque, Müller se movimenta e se posiciona muito melhor do que Mandzukic e será importante nesta partida de falso 9 pois pode baixar até o meio ou cair nas pontas e liberar Robben ou Ribery para que façam, criando superioridade numérica neste setor, um 4 (Lahm/Kroos/Schweisteiger/Müller ou Robben ou Ribery) a 3 (Özil/Arteta/Ramsey). Ainda tem Götze para essa função.

Müller abrindo na esquerda.

Müller troca posição com Ribery.


Pelas pontas Ribery e Robben são perigo constante para Sagna e Gibbs que precisarão do apoio de Wilshere e Cazorla na recomposição.

Por enquanto é só, mas esse jogo ainda rende muito mais assunto.

Um Abraço.