quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

O VÉLEZ VENCE O CAMPEÃO PERUANO MANTENDO A FILOSOFIA DA ERA GARECA


Ricardo Gareca deixou  o Velez Sarsfield após uma longa e exitosa etapa no clube do bairro de Liniers, onde além de ganhar 3 campeonatos nacionais estabeleceu uma ideia de jogo com a incondicional valorização da posse de bola - que seu assistente Turu Flores - atacante que venceu a  Libertadores e a Copa Intercontinental em 94 sob o comando de Carlos Bianchi - parece haver decidido seguir em sua primeira temporada como treinador.

 Na estreia no Grupo 1 da Libertadores, o Velez foi a Lima enfrentar o Universitario - atual campeão peruano dirigido pelo também argentino Angel Comizzo - com a convicção de mostrar porque é junto ao Atletico Paranaense, o favorito a avançar neste grupo. Postado no habitual 4-3-1-2,  o conjunto fortinero se impôs desde o começo do jogo, graças ao toque de bola de seu jovem e promissor quarteto de meio-campista; Lucas Romero ficava como primeiro volante, demonstrando inteligência e boa qualidade no primeiro passe para a saída de jogo, além disso ficava na cobertura, custodiando os avanços dos meias peruanos Gonzalez e Rainer Torres.  Pelos lados do campo, Allione e Ariel Cabral combatiam os avanços dos laterais, saindo com rapidez pelos flancos do campo.  Fechando o losango do meio-campo, Hector Canteros assumiu o posto de enganche após a saída de Pocho Insua -que foi vendido ao Independiente de Avellaneada - demonstrando as virtudes que chamaram a atenção do Flamengo - que tentou em vão contar com os seus serviços na atual temporada.   

O Universitario não conseguia desenvolver sua estratégia. Postado no 4-3-3, sequer conseguira utilizar as jogadas de contra-ataques pois o tridente ofensivo - Olascuaga, Luna e Ruidiaz - ficava distante do trio de volantes. A única arma eram os avanços do lateral direito, Diego Chaves, que tentava se associar com Luna por este setor, as costas do veterano Emiliano Papa. O Velez poderia ter saído com uma boa vantagem na primeira etapa, não fosse a falta de pontaria de Lucas Pratto, somado ao preciosismo de Mauro Zárate. Na segunda etapa, seguiu o domínio argentino, que culminaria  com o gol de Canteros, após linda jogada pelo lado esquerdo entre Papa e Cabral, quando faltavam 10 minutos para o final do cotejo. Vitória merecida para o Velez. O Fortin de Liniers recebe o Atletico Paranaense na próxima rodada, ao passo que o Universitario viaja a La Paz para enfrentar o The Strongest.