sábado, 29 de março de 2014

A disciplina tática do Atlético de Madrid que concedeu a vitória sobre o Bilbao



O Atlético de Madrid e Athletic Bilbao entraram em campo com um único objetivo: vencer. O time de Madri visava os três pontos para continuar no topo da tabla, já o time de Bilbao, queria a vitória para continuar entre os quatro colocados e conquistar uma vaga para Champions League.

O começo do jogo foi intenso. O time de Madri, armado num típico 4-4-1-1 iniciou o jogo pressionando a saída de bola desajeitada do Bilbao armado no 4-5-1, que buscava atacar pelos flancos extremos do campo. Ainda no início de jogo, San José fez um ligação-direta com Aduriz, que passou para Muniain abrir o placar.

Os times estavam se respeitando muito. O jogo se congestionou no meio-campo durante boa parte do primeiro tempo. O clube de Madri tinha muita dificuldade de penetrar na defesa bem postada do Bilbao, que marcava claramente por setor e alternava para 4-4-2 na compactação ofensiva. Eis que numa falha pífia na troca de passes no meio-campo do Bilbao, Koke rouba a bola e enfia para Diego Costa, que penetra na defesa adversária e marca o gol de empate..

Depois do segundo gol, o jogo esfriou. O Atlético buscava infiltração para Diego Costa e Koke, que descia para o ataque durante as transições ofensivas e fazia o pressing na zaga adversária junto a Diego. O Athletic buscava o contra-ataque, apostando nas bolas enfiadas e passes longos, mas sem sucesso, devido a forte estrutura da defesa bem postada de seu adversário.

A segunda etapa começou a todo vapor. O Atlético continuava pressionando intensamente o meio do Bilbao, que errava muitos passes, dando chances a Diego costa, que vinha buscar a bola no meio campo constantemente. O Bilbao por sua vez, procurava se fechar e tentar anular Diego Costa, porém, a movimentação intensa do camisa 9 dificultou o trabalho da defesa, que marcava em bloco baixo/médio.

O jogo continuava muito intenso, o Atlético de Madrid se movimentava a todo momento, principalmente no setor do meio-de-campo. Koke fazia a diagonal visando o centro do campo todo o tempo, enquanto Sosa e Raúl García trocavam de posição a fim de confundir a zaga adversária.

Tamanho volume de jogo e movimentação do Atlético deram certo. O segundo gol do time saiu após uma jogada totalmente vertical. Após outra falha do meio-campo do Bilbao, Gabi retomou a posse de bola, passou rapidamente para Raúl Garcia que achou Filipe luis livre para cruzar e Koke carimbou de cabeça. Athletic de Bilbao 1 x 2 Altético de Madrid.

Em um jogo movimentado e com chances para ambos os lados, o Atlético de Madrid saiu vitorioso de forma justa, já que soube explorar os erros banais do meio e da zaga do Athletic Bilbao.




Por Carlos Henrique