quinta-feira, 27 de março de 2014

A frieza do Vélez fez a diferença na Vila Capanema

A vitória contundente por 3 a 1 do Vélez Sarsfield, em cima do Atlético-PR, foi preocupante para os paranaenses. Com apenas um jogo para disputar, o Furacão brigará pela última vaga com o The Strongest na altitude de La Paz. Além de ter a sua vaga para classificar sendo ameaçada, a maneira que jogou na Vila Capanema também foi inquietante.


Para este jogo contra o Vélez, o Furacão manteve o 4-4-2 em linha. Seguindo a mesma linha de manutenção, o time argentino continuou também com o seu 4-4-2 em linha.

Atlético-PR e Vélez Sarsfield no 4-4-2 em linha.
No começo do primeiro tempo, o Atlético-PR compactou a sua equipe em curto espaço, realizou pressão desde a saída de bola adversária e teve alta intensidade marcação em todo campo. Era pressão rubro-negra.

Imagem do Atlético-PR compactado em curto espaço e realizando a pressão no adversário (Reprodução: Fox Sports).
Porém a frieza do Vélez começou a dar sinais já desde o começo da partida. Apesar da pressão atleticana e com boas chances de perigo criadas no início do jogo, o Vélez Sarsfield manteve o padrão tático e o mesmo modo de jogo até o fim dos 90 minutos. O time argentino se defendia com somente as duas linhas de 4, os seus atacantes não tinham funções defensivas, a posse de bola para diminuir o ritmo atleticano foi sempre realizada e, por fim, a busca de contra-ataques para finalizar com a partida foram procurados. Através de dois contragolpes, “El Fortín” realizou o primeiro gol, aos 6 do primeiro tempo, e o terceiro, aos 47 da segunda etapa.

Flagrante das 2 linhas de 4 do Vélez sem a participação defensiva de seus atacantes (Reprodução: Fox Sports).
Como a pressão atleticana no primeiro tempo não estava surtindo efeito, Miguel Ángel Portugal, técnico do Atlético-PR, fez com a sua equipe passasse a iniciar a marcação na intermediária ofensiva. Além de não ter feito um gol no “abafa”, o Furacão perdeu Manoel contundido, aos 30 do primeiro tempo. Entrou Drausio em seu lugar.

No intervalo, “Turu” Flores, técnico do Vélez Sarsfield, não realizou substituição. Já o técnico rubro-negro colocou Marcelo no lugar de Bruno Mendes. Com esta troca, Éderson voltou a realizar a movimentação ofensiva que o consagrou no ano passado.

Com Marcelo ao seu lado no ataque, o camisa 9 rubro-negro passou a jogar somente pelo lado esquerdo do ataque. Diferentemente do que estava atuando com Bruno Mendes. Uma vez que Bruno Mendes sempre se projetava à frente, era Éderson o responsável para abrir espaços para o seu companheiro em todos os lados do campo ofensivo. Já com Marcelo e o maior entrosamento entre os dois, Éderson voltou a jogar somente pelo lado esquerdo do ataque.

Com Bruno Mendes, Éderson se movimentou por todo campo ofensivo para abrir espaços para seu companheiro de ataque. No flagrante anterior, percebe-se o camisa 9 atleticano recuando pelo meio para abrir espaço para Sueliton e a infiltração de Bruno Mendes (Reprodução: Fox Sports).
Agora com Marcelo e o entrosamento de ambos vindo de 2013, Éderson voltou a atuar pelo lado esquerdo do ataque enquanto que Marcelo jogou pelo direito (Reprodução: SporTV).
Com o maior entrosamento no ataque rubro-negro e pressão desde a saída de bola adversária voltando a ser realizada, o Atlético-PR fez o seu gol, aos 8 do segundo tempo. Gol de Drausio. Entretanto a frieza do atacante Lucas Pratto fez o Vélez ficar, novamente, à frente do placar 6 minutos depois.

O Vélez manteve a mesma postura do início ao fim. Para diminuir o ritmo da pressão atleticana no segundo tempo, o técnico do time argentino realizou as três substituições na segunda etapa. Entraram o bom volante Canteros, o zagueiro canhoto Cardozo e o centroavante Nanni nos lugares de Cabral, Correa e Pratto, respectivamente. A entrada de Canteros fez o time atuar no 4-4-1-1, e melhorar o passe para a realização dos fatais contra-ataques argentinos. 

Com a entrada de Canteros, o Vélez passou a atuar no 4-4-1-1, conforme o flagrante anterior (Reprodução: Fox Sports).
Já a entrada do zagueiro Cardozo fez o lateral esquerdo Emiliano Papa avançar para o lado esquerdo do meio de campo, e Cardozo atuar como lateral esquerdo. Desta maneira, somente a entrada do centroavante Nanni no lugar de Lucas Pratto não alterou o time taticamente.

Enquanto “Turu” Flores mudava o esquema tático de sua equipe, Miguel Portugal não fez o mesmo conforme o placar se alterava. Do início ao fim do jogo, o Atlético-PR atuou no 4-4-2 em linha. As entradas de Drausio, Marcelo e Felipe nos lugares de Manoel, Bruno Mendes e Mirabaje não alteraram o esquema tático da equipe.

Com as alterações já realizadas, os times terminaram a partida neste posicionamento: Atlético-PR no 4-4-2 em linha e Vélez Sarsfield no 4-4-1-1.





Por Caio Gondo (@CaioGondo)