sexta-feira, 21 de março de 2014

Goleada do Atlético-PR e movimentação diferente de seu artilheiro


Para consolidar como o time brasileiro que mais pontuou nesta edição da Copa Libertadores da América, o Atlético-PR manteve o mesmo esquema de jogo de outras partidas: o 4-4-2 em linha. Já o Universitario também continuou com o 4-1-4-1 do último encontro entre as equipes.


Atlético no 4-4-2, e  Universitario no 4-1-4-1.

Entretanto o que diferenciou do outro jogo e das outras atuações pelo Furacão foi a movimentação de Éderson. O artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2013 se movimentou frequentemente pela direita, enquanto que no ano passado o seu lado preferencial era o esquerdo. Esta movimentação diferente do camisa 9 rubro-negro fez com que ele participasse dos lances dos três gols do Atlético.

No lance do primeiro gol, Éderson se movimentou pela direita. Deste modo, atraindo a atenção do zagueiro da esquerda e até mesmo do lateral esquerdo adversário. A movimentação para este lado foi muito mais efetiva e útil para o time como um todo, pois Éderson recebeu e realizou muito mais toques na bola do que pelo lado esquerdo. Vejam pelo flagrante do primeiro gol e o Heatmap do camisa 9 atleticano:


Flagrante do lance do primeiro gol, Éderson abriu pela direita, assim, abrindo espaço para que Bruno Mendes entrasse por entre os zagueiros adversários (Reprodução: Fox Sports) 

Segundo o Heatmap, Éderson se movimentou pelos dois lados, mas foi pelo direito que o jogador foi mais acionado e eficiente pelos passes realizados.

Já no lance do segundo gol do Atlético-PR, Éderson se movimentou para esquerda, assim como foi frequente no ano passado e até esta partida contra o Universitario. Pelo lado esquerdo, o artilheiro do Furacão puxa o zagueiro da direita e atrai a atenção do lateral direito, assim, abrindo espaço para quem quiser entrar no setor vazio e aberto pelo jogador.



No lance do segundo gol, Éderson caiu pela esquerda - seu lado "habitual" -, e, desta maneira, abrindo espaço para que Felipe pudesse explorar as costas do lateral adversário (Reprodução: Fox Sports).

Na Pré-Libertadores, e contra o Sporting Cristal, Éderson abria pela esquerda. Pelo flagrante, observa-se o jogador atraindo a atenção de um dos 3 zagueiros do time peruano, no caso de Ortiz, e abrindo espaço para que o meia Zezinho entrasse no espaço vazio (Reprodução: Fox Sports).

Contra o Náutico ano passado, Éderson se posicionava pelo lado esquerdo. Neste jogo assim como em todos que atuou com a camisa do Atlético-PR, o atual camisa 9 rubro-negro atua nas costas do lateral adversário. Por isso que ele consegue receber tantas bolas aberto, enquanto que sua posição inicial é pelo centro do ataque. (Reprodução: SporTV/PFC/)
Diferentemente do ano passado, Éderson versão 2014 se movimenta pelos lados do campo e continua sendo útil ao Furacão.

Agora no lance do terceiro gol atleticano, Éderson mostrou ainda mais inteligência de jogo. O camisa 9 rubro-negro e Crislan fecharam as duas linhas de passes curtas do goleiro adversário. Sem muito recurso técnico com os pés, o goleiro Carvalho se atrapalhou, não conseguiu tocar para os seus companheiros próximos e fez com que a bola sobrasse para Éderson. Com esta bobeada do goleiro, o terceiro gol coroou a bela e diferente atuação do artilheiro do Atlético-PR.

No lance do 3º gol, Éderson e Crislan fecharam as linhas de passes curtas do goleiro adversário. Após este abafa, o terceiro gol que premiou a atuação de Éderson.

Com os 3 a 0 contra o Universitario, o Atlético-PR se tornou líder do grupo A e o time brasileiro que mais pontuou na Copa Libertadores da América de 2014. Estes últimos três pontos, o Furacão deve muito ao Éderson. 


Por Caio Gondo (@CaioGondo)