quarta-feira, 9 de abril de 2014

A eliminação precoce do Atlético-PR

Com a derrota por 2 a 1 contra o The Strongest, o Atlético-PR foi eliminado na fase de grupos da Copa Libertadores. Apesar do jogo ter sido na altitude de La Paz, o Furacão apresentou algumas falhas que apareceram nestes 8 jogos oficiais que o time apresentou neste ano. Deste modo, o trabalho de 4 meses de Miguel Ángel Portugal, técnico do time brasileiro, passa a ser questionado por toda torcida do Atlético Paranaense. Para começar a partida da eliminação no torneio continental, as duas equipes iniciaram no 4-4-2 em linha:

Atlético e The Strongest no 4-4-2 em linha;
Porém a equipe boliviana alterava o esquema quando o seu ataque chegava na zona de aceleração ofensiva (próximo à área do Atlético-PR). Ao chegar nesta zona, Pablo Escobar recuava e passava a se movimentar nas costas dos volantes rubro-negros. Deste modo, tendo espaço para receber a bola e criando a dúvida para quem saia para dar combate nele.

No flagrante, Escobar se desalinha de Reynoso, atrai a marcação de Manoel e se alinha à Chávez e Soliz (Reprodução: Fox Sports).

Além desta movimentação ofensiva do time boliviano, o que também colaborou para a falta de atitude do Furacão foi o grande distanciamento dos setores da equipe. Veja pelos próximos flagrantes os distanciamentos das linhas rubro-negras na partida:

Neste flagrante, há um grande espaço entre a linha defensiva e a do meio de campo. Além deste distanciamento, os atacantes sequer aparecem na imagem, e Marcelo não corre a tempo para se alinhar com os outros meio-campistas (Reprodução: Fox Sports).
Já neste, observa-se a linha do meio de campo bem distante a do ataque atleticano. Além deste grande distanciamento, percebe-se também 6 jogadores do The Strongest completamente livres entre os espaços dos três setores do Furacão (Reprodução: Fox Sports).

Estes distanciamentos dos setores colaboraram em muito para o falta de compactação da equipe brasileira. Sem uma compactação decente, o time não conseguia nem se defender e nem atacar organizadamente. Com o The Strongest precisando do resultado e o Atlético-PR não conseguindo jogar, o time boliviano terminou com maior posse de bola por todo o jogo (53,5%), maior quantidade de finalizações (20 x 10) e maior quantidade de passes realizados corretamente (409 x 176).

Para diminuir a distância entre o setor do meio de campo e do ataque, Miguel Ángel Portugal colocou Zezinho, aos 7 minutos do segundo tempo, no lugar de Éderson. Com esta substituição, o Furacão passou a jogar no 4-2-3-1, mas vejam pelo próximo flagrante o que acabou acontecendo:

No 4-2-3-1, o Atlético-PR diminuiu a distância do meio de campo com a defesa, mas a do meio com o ataque se manteve longa. Pelo flagrante, observa-se que Adriano sequer aparece na imagem, e, assim evidenciando a longa distância entre os setores. Vale notar que esta imagem é do segundo gol do time boliviano, e o gol da eliminação do Furacão na Libertadores (Reprodução: Fox Sports).

Depois do segundo gol tomado, aos 9 da segunda etapa, o Atlético-PR começou a se perder ainda mais em campo. A entrada do meia Marcos Guilherme -destaque do time no Campeonato Paranaense deste ano- pouco melhorou o rendimento da equipe, e o time todo passou a procurar lançamentos de qualquer maneira para o ataque. Ao todo, 91 lançamentos foram tentados sendo que somente 27 foram realizados de forma correta.

A partir dos 30 minutos do segundo tempo, a altitude passou a influenciar ainda mais na equipe brasileira. Tanto que os jogadores do The Strongest passaram a ganhar ainda mais disputas de bola, os balanços ofensivos e defensivos do Atlético-PR já não eram mais os mesmos e os contra-ataque do time bolivianos passaram a ser realizados com frequência.

Para colaborar ainda mais para os contra-ataques do The Strongest, Miguel Portugal colocou o atacante Crislan no lugar de Paulinho Dias. Através desta substituição o time passou a jogar no 4-4-2 em linha novamente, o grande distanciamento entre a linha defensiva a do meio de campo voltou a aparecer e os contragolpes bolivianos passaram a ser ainda mais frequentes.

No fim da partida, o Atlético-PR voltou a jogar no 4-4-2 em linha e o The Strongest passou a jogar no 4-2-3-1.

Com esta eliminação na fase de grupos, o Atlético-PR passou a ter somente o Campeonato Brasileiro para disputar, até entrar nas oitavas-de-final da Copa do Brasil no segundo semestre.


Por Caio Gondo (@CaioGondo)