sábado, 26 de abril de 2014

A Prévia do Clássico Uruguaio

Para a felicidade geral,  a ESPN Brasil transmitirá neste domingo, às 16h, a nova edição de El Clásico Uruguayo. Peñarol e Nacional chegam para este "campeonato aparte" tentando apagar a pobre imagem deixada na Libertadores - quando os dois gigantes quadros charruas foram eliminados categoricamente ainda na fase de grupos. Faltando quatro rodadas para o final do Torneio Clausura, o Peñarol chega como líder absoluto com 23 pontos, ao passo que o Nacional  joga suas últimas cartas, estacionado no quinto lugar com 18 unidades.


O líder Peñarol escalado por Jorge Fossati no 3-4-1-2. O Nacional de Gerardo Pelusso vai ao estádio Centenário no 4-2-3-1

Jorge Fossati aposta por um Peñarol repleto de jogadores veteranos e no sistema tático 3-4-1-2. O goleiro do Peñarol é o titubeante Juan Castillo; o ex- arqueiro do Botafogo é bastante questionado nesta temporada por suas frequentes falhas. A linha de 3 zagueiros conta com Carlos Valdez e Joe Bizerra como stoppers e o inoxidável Dario Rodriguez como líbero. Luis Aguiar e Sebastian Piriz formam uma dupla de volantes com muito poder de recuperação. A grande duvida de Fossati esta na ala direita: Baltasar Silva e Jonatan Sandoval disputam a titularidade, com vantagem para Silva por seu maior poder defensivo. Na ala esquerda, o insinuante Jorge "Japo" Rodriguez é o principal responsável por descarregar o jogo ofensivo do Peñarol, além de fechar a linha de 4 do meio de campo combatendo as subidas do lateral tricolor, Pablo Alvarez.

Antonio Pacheco, o homem de mil batalhas, disputará o seu clássico de número 59.  O mais importante meia manya pós-Pablo Bengoechea possuí um retrospecto bastante favorável nos confrontos contra o Nacional - Ganhou 29 jogos , perdeu  16 e anotou 11 gols. A dupla de ataque será formada pelo experiente Marcelo Zalayeta de 35 anos e o jovem Jonathan Rodriguez de 20 anos - cogitado pela imprensa uruguaia como possível surpresa na lista final do maestro Oscar Tabárez para o mundial.

O Nacional, ao contrário de seu arquirrival, aposta por um elenco  jovem e equilibrado. Gerardo Peluso escala o conjunto tricolor no 4-2-3-1, que varia na transição defensiva para um 4-3-3. 0 experiente Gustava Munúa voltou nesta temporada para ser o goleiro bolso após sua longa carreira no futebol europeu. A linha defensiva foi bastante modificada durante a campanha; nos dois últimos jogos, a meta tricolor não sofreu gols graças ao ingresso do zagueiro  Darwin Torres como lateral esquerdo - no lugar de Juan Manuel Diaz  - além da espera reestreia do ex-Liverpool, Sebastian Coates, que joga ao lado do paraguaio Ismael Benegas no miolo de zaga; Pablo Alvarez completa a linha defensiva como lateral direito. 
Na meia cancha, Maximiliano Calzada será o responsável pela marcação a Tony Pacheco, ao passo que Diego Arismendi fica como segundo homem, encarregado pela saída de bola. A linha de armadores conta com o peruano Rinaldo Cruzado  como enganche. O jovem tridente ofensivo é formado pelos promissores ponteiros Gaston Pereiro e Carlos de Pena, além do centroavante Juan Cruz Mascia. Com a lesão do goleador Ivan Alonso, Gerardo Pelusso decidiu apostar pelo jovem Juan Mascia que disputará o seu primeiro clássico como titular no comando de ataque. Fica a expectativa pela participação  do craque Alvaro Recoba,  que aos 38 anos deverá entrar no segundo tempo para jogar possivelmente seus últimos 20 minutos de um clássico charrua.


Por Felipe Bigliazzi (@FelipeBigliazzi)