quinta-feira, 24 de abril de 2014

Grêmio joga bem, mas perde a primeira contra o San Lorenzo na Libertadores

Foi um jogo típico de Libertadores entre um time Gaúcho e um time Argentino. Muita pegada, garra, determinação e poucas chances para ambos os lados. Apesar de ter finalizado mais (6 contra 5), o Grêmio foi derrotado pelo rápido time do San Lorenzo no jogo de ida das oitavas da competição Continental, gol da revelação Correa aos 6 do segundo tempo, numa falha de marcação do lateral Léo Gago.

Pressionado após três resultados adversos em sequência, Enderson Moreira tinha a clara intenção de não sofrer gols nem ser pressionado diante do San Lorenzo, na Argentina, jogo de ida das oitavas da Libertadores. Por isso, armou o seu time num 4-1-4-1, tendo Dudu como ponta pelo lado esquerdo e Riveros a todo o momento se deslocando da ponta para dentro para ajudar Edinho na tarefa de marcação. Embora fosse integrante da linha de meias, a função de Ramiro na partida se assemelhava muito mais à de um volante, tendo em vista que o lado esquerdo de defesa Tricolor estava fragilizado com a entrada dos reservas Pedro Geromel e Léo Gago. O lateral, por sinal, ganhou a vaga de Breno por ser mais experiente, mas teve uma atuação muito ruim, dando espaços de sobra para Buffarini.


Defensivamente, o Grêmio cumpriu o seu papel na primeira etapa. O San Lorenzo mostrava deficiência na troca de passes, embora tenha um time rápido e bastante técnico. Buffarini e Villalba, os dois jovens responsáveis pelas tramas do lado direito argentino, pareciam estar se conhecendo só naquele momento, em função do baixíssimo aproveitamento do espaço proporcionado. Piatti, destaque na eliminação do Botafogo, era bem marcado por Edinho, enquanto Correa teve baixa produtividade. No Grêmio, era clara a falta de intimidade de Riveros com a sua nova função. Aberto pelo lado direito, o Paraguaio era quase um ponta, mas faltava a ele velocidade para desempenhar a função. Com a forte marcação de Correa sobre Edinho e Pará, a única válvula de escape Tricolor era Dudu. O meia foi bem, mas, sozinho, não conseguiu resolver o jogo para o Tricolor, que teve apenas duas finalizações no primeiro tempo (mesmo número do San Lorenzo), nenhuma delas na meta do goleiro Torrico.






O segundo tempo começou mais aberto, com ambas as equipes atacando mais. No Grêmio, Ramiro, que no primeiro tempo atuou quase como um volante de contenção, se desprendia da linha de meias, fazendo a diagonal e chegando à frente em algumas oportunidades. Foi dele uma boa chance, logo no primeiro minuto da segunda etapa. A falha de Enderson Moreira foi não ter corrigido o seu setor esquerdo de defesa no intervalo, e este erro custou caro. Com Buffarini e Villalba atuando mais próximos, o San Lorenzo passou a explorar a avenida deixada por Léo Gago e Dudu, e chegou ao seu gol logo aos 6 minutos: em um lateral cobrado rapidamente, Léo Gago deixou Villalba subir totalmente sozinho. Ele cruzou pelo lado direito, o centroavante Matos escorou e o bom Correa chegou de trás para marcar o único gol da partida.

Enderson, então, lançou Luan no lugar de Ramiro (embora o jovem estivesse bem na partida). Riveros voltou para fazer o box-to-box pelo meio e Luan, sem ritmo de jogo, ocupou a ponta direita, dando um contorno mais ofensivo para o até então “torto” 4-1-4-1 de Enderson. Edgardo Bauza respondeu com Kannenman no lugar do discreto Piatti. Com o lateral-esquerdo improvisado como Winger pelo lado esquerdo, ele formatou a sua equipe com duas linhas de 4 no 4-4-2 e conseguiu segurar o ímpeto do Grêmio, que tentou muito, mas criou poucas chances efetivas de gol. O Tricolor chegou a ficar 19 minutos sem finalizar, o que mostra que, embora tivesse a posse de bola no campo do adversário, faltou penetração ao time na hora de furar o bloqueio do adversário.

O empate seria o resultado mais justo na partida, mas Barcos desperdiçou a melhor chance Gremista aos 32, quando Buffarini cometeu falta técnica e o Pirata, da linha da pequena área, chutou por cima da meta adversária. A decisão ficou para Porto Alegre. Na Argentina, o Grêmio mostrou que tem forças para vencer o San Lorenzo, mas precisa corrigir os seus erros defensivos (sobretudo no lado esquerdo) e aproveitar as suas chances no jogo de volta.  






Por Mateus Kerr (@mateuskerr)