quinta-feira, 1 de maio de 2014

Apesar de forte calor Corinthians vence e elimina jogo de volta na Copa do Brasil

Apesar do forte calor que, com a umidade, deixava o clima muito abafado, Nacional-AM e Corinthians fizeram um bom jogo, com amplo domínio corintiano na maior parte do tempo, equipe melhor tanto técnica quanto fisicamente.

A equipe corintiana veio postada em um 4-1-4-1 que contava, em sua fase ofensiva, com a movimentação de seus wingers,que centralizavam mais a chegada de volantes e laterais, esses que chegavam conforme a jogada ia para o seu lado do campo. Já na sua fase defensiva a mesma realizou marcação pressão alta durante a maior parte do jogo.

Já a equipe do Nacional veio postada em um 4-2-2-2(sim ele ainda sobrevive) que em sua fase defensiva se tornava um 4-4-2 com duas linhas de 4 onde o meia-esquerda Éder jogava aberto pelo lado esquerdo e o atacante Léo Paraíba vinha fechar o lado direito. A equipe do Nacional embora jogasse em casa realizou marcação pressão somente do seu meio campo pra trás. Já na fase ofensiva a equipe jogava muito pelas laterais do campo buscando o seu centroavante, tendo efetuado, por exemplo, 25 cruzamentos no jogo.

O primeiro tempo começou com uma intensa pressão da equipe corintiana que marcava pressão a saída de bola e não deixava a equipe do Nacional sair de seu próprio campo de defesa e, quando detinha a posse da mesma, trabalhava-a muito bem, envolvendo a equipe amazonense. E assim aos 6 minutos saiu o primeiro gol da equipe paulista com o zagueiro Cléber, que cabeceou forte uma cobrança de falta realizada pelo meia Jádson. Mesmo após o gol a equipe paulista continuou pressionando a equipe do Nacional, que começava a achar alguns espaços para sair nos contra-ataques, porém, esbarra na forte defesa corintiana e na sua falha compactação ofensiva. A pressão corintiana na saída de bola surtiu efeito de novo aos 21 minutos com um roubada de bola do volante Bruno Henrique, que avançou de posse da mesma e bateu pro gol, proporcionando a defesa do goleiro Jairo, que, no rebote não teve como defender o chute de Guerrero. Após o segundo gol a equipe corintiana passou a valorizar mais a posse da bola, cansando assim a equipe amazonense que, em muitos momentos deixava a marcação dos lados do campo somente para os laterais pois os jogadores de ataque que tinham a tarefa de recompor pelos lados do campo sentiram o calor. E assim acabou o 1º tempo.

Panorama do 1º tempo: Equipe corintiana postada no 4-1-4-1 e pressionando a equipe do Nacional, que, recuada apostava nos contra-ataques.

O segundo tempo começou com uma alteração por parte da equipe do Nacional: sai o meia Éder entra o atacante Carlinhos Bala(aquele mesmo), que foi atuar com um segundo atacante mais pela direita, mandando o atacante Léo Paraíba para o lado oposto. Dessa vez, até por precisar pelo menos de um gol para levar o jogo para São Paulo, quem saiu pressionando foi a equipe amazonense, dando um sufoco muito grande na equipe corintiana nos primeiros 15 minutos. Ao ver que o jogador Luciano não estava bem, o técnico Mano Menezes tirou o mesmo e realizou a entrada de Romarinho aos 14 minutos, e aos 17 em seu primeiro chute  fez o 3º gol corintiano, contando com incrível falha do goleiro Jairo. Após o gol era visível o abatimento da equipe amazonense. A equipe azulina tentava ainda criar chances, porém, a equipe paulista aos poucos foi retomando o controle da posse da bola e do jogo. Era visível a desorganização defensiva da equipe amazonense, e o técnico Sinomar Naves vendo isso realizou mais duas substituições tentando reorganizar a equipe colocando o meia Fabinho Capixaba e o volante Luciano no lugar do atacante Léo Paraíba e do meia Chapinha respectivamente formando assim um losango no meio de campo e voltando a ter dois atacantes. A equipe corintiana também realizou mais duas alterações com as saídas dos meias Petros e Jadson para a entrada do volante Guilherme e do meia Zé Paulo, nada que alterasse muito o panorama do jogo que acabou mesmo 3 a 0.

Panorama do final do jogo: Nacional no 4-3-1-2 e arriscando chutes de fora da área e Corinthians no 4-1-4-1 controlando a posse de bola e o jogo

Enquanto a equipe azulina não conseguiu realizar o sonho de conseguir o jogo de volta em São Paulo, a equipe corintiana fez sua obrigação ganhando o jogo e eliminando o jogo de volta. Agora o Corinthians aguarda o vencedor do confronto Bahia e América-MG, rivais de nível técnico maior que a equipe amazonense e que podem incomodar a equipe corintiana em sua caminhada rumo a final e quem sabe, ao título da Copa do Brasil.



Por Andrey Hugo(@Andrey_Hugo)